Sampaoli tem melhor início de trabalho dos últimos 26 técnicos que passaram pelo Galo

Nos 12 primeiros jogos, time comandado pelo argentino venceu nove, empatou um e perdeu dois

Por Fábio Rocha,

Campeão pela primeira vez no Brasil, ao levantar a taça do Campeonato Mineiro pelo Atlético no último domingo (30), o técnico Jorge Sampaoli mudou o jeito de o time jogar e já colheu o primeiro fruto. Os números do argentino neste começo no Galo são muito bons e destoa da maioria dos treinadores que passaram pelo clube alvinegro neste século.

Levantamento realizado pelo site da Itatiaia, que considerou os 12 primeiros jogos de cada treinador que esteve à frente do Galo, revela que Sampaoli possui o melhor início de trabalho dos últimos 26 técnicos que comandaram o time alvinegro. Até o momento, são nove vitórias, um empate e duas derrotas (77,7% de aproveitamento).

Dos treinadores que dirigiram o Atlético neste século, Sampaoli fica atrás apenas de Celso Roth (2003) e Procópio Cardozo (entre as temporadas 2004 e 2005). Ambos alcançaram nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos 12 primeiros jogos (aproveitamento de 80,5%).

Conhecido como “máquina de moer técnicos”, devido às várias trocas de treinadores nos últimos anos, o Galo tem uma média de quase dois treinadores por ano neste século. Desde 2001, nada menos do que 36 profissionais dirigiram a equipe de forma efetiva. Ou seja, o levantamento não considera os profissionais que ficaram no cargo interinamente.

Sampaoli conquistou o Campeonato Mineiro sem perder nenhum jogo. O treinador argentino assumiu o time na oitava rodada da fase de classificação e terminou com seis vitórias e um empate, aproveitamento de 90,4%. No Brasileirão, chegou a vencer os três primeiros jogos, mas depois viu o time perder na sequência para Botafogo e Internacional.

O único técnico que não perdeu nos 12 primeiros jogos que fez à frente do Galo neste século foi Abel Braga. Em 2001, o carioca registrou oito vitórias e quatro empates. No entanto, se for considerar o aproveitamento, Sampaoli e Abel estão empatados (77,7%), já que o argentino, mesmo com as duas derrotas, tem um triunfo a mais e três empates a menos.

Jorge Sampaoli – 9 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
Estreia: Villa Nova 1 x 3 Atlético (14/03/2020), pelo Campeonato Mineiro

Loading