Afinal, qual o tempo necessário para colocar a prótese após o implante dentário? 

Os implantes dentários representam uma excelente solução para a reposição dos dentes que se perderam ao longo da vida, corrigindo problemas de estética, mastigação e oratória. Uma dúvida recorrente de pacientes que desejam realizar o procedimento é o tempo necessário para colocação da prótese definitiva após a instalação do implante dentário.

Antes da colocação da prótese fixa, algumas etapas são essenciais para o pleno funcionamento. Em alguns casos, são necessárias entre três semanas e seis meses para que o implante cicatrize e as próteses definitivas sejam colocadas, devido ao processo denominado osseointegração.

No entanto, para alguns pacientes, a odontologia moderna já viabiliza a colocação da prótese imediatamente após a colocação dos implantes dentários, por meio de uma técnica denominada carga imediata. Com ela, o paciente sai do consultório com um sorriso funcional e esteticamente belo no mesmo dia da colocação dos implantes.

O tratamento de implantes dentários com carga imediata consiste em coroas ou próteses provisórias, que se fixam ao parafuso de titânio logo após sua inserção no osso. Assim, o paciente já sai da primeira etapa do tratamento com um lindo sorriso. Posteriormente, então, as próteses provisórias são substituídas pelas definitivas.

A grande vantagem do procedimento é a agilidade em proporcionar uma solução ao paciente, melhorando sua autoestima.

As três etapas para colocação do implante dentário

Para que haja o pleno funcionamento do implante dentário, alguns processos são necessários. De modo geral, a instalação do implante odontológico se divide em três etapas.

A primeira etapa ocorre cirurgicamente, com a instalação dos implantes que substituem as raízes naturais dos dentes. A colocação de um implante dentário costuma ser concluída em torno de 30 minutos, em consultório com anestesia local.

Com uma pequena incisão na gengiva, o leito ósseo é exposto. Assim, pequenas brocas realizem a perfuração do osso. A primeira etapa visa o expandimento progressivo da cavidade, para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo dentista.

O implante dentário é então inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção. Por fim, é realizada uma sutura na região.

Para os pacientes que eventualmente não possam receber a carga imediata, a segunda etapa ocorre de três semanas a seis meses após a primeira fase, com o objetivo de reabrir caminho para que possamos iniciar a etapa protética e os implantes possam, em breve, receber as próteses dentárias definitivas.

A terceira fase é uma das mais esperadas pelos pacientes, pois é onde ocorre a instalação das próteses definitivas. Assim que a gengiva se recupera totalmente dos processos citados anteriormente, as próteses são confeccionadas e colocadas nos implantes dentários dos pacientes. Geralmente, as próteses levam de duas a três sessões para serem concluídas.

Implante odontológico, uma solução moderna e eficaz

! Atualmente, os implantes odontológicos representam a mais moderna solução para aqueles dentes que foram perdidos ou deteriorados ao longo da vida. Através de um procedimento simples e indolor, excelentes resultados são obtidos.

Além da estética, o implante dentário proporciona o restabelecimento da mastigação e o realinhamento da arcada. Assim, problemas graves são evitados e uma melhor qualidade de vida é proporcionada ao paciente.

Então, gostou de saber mais sobre os implantes odontológicos? Deixe o seu comentário

Loading

By Moysés