Grêmio decide rescindir contrato com Thiago Neves
Decisão foi tomada após derrota para o Sport e para evitar cláusula de renovação automática do jogador com o clube
Por Eduardo Moura — Porto Alegre
Thiago Neves não jogará mais pelo Grêmio. O clube gaúcho decidiu rescindir o contrato do meio-campista de 35 anos nesta sexta-feira. O estopim foi mais uma atuação fraca na derrota por 2 a 1 para o Sport, na noite de ontem, que provocou a ira da torcida.
A informação foi divulgada pelo narrador Pedro Ernesto Denardin no programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, e confirmada pelo ge. Como disputou apenas cinco jogos pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro, o jogador está livre para atuar por outro clube na competição.
Além do rendimento fraco em campo, a direção do Grêmio também levou em conta uma cláusula no contrato de Thiago Neves com o clube que previa renovação automática para 2021, com pagamento de R$ 2,4 milhões em luvas e aumento salarial.
Thiago Neves estava perto de ativar essa cláusula com a participação em 20 jogos pelo clube – ele foi relacionado para 17 partidas, mas disputou 14 na temporada, nove pelo Campeonato Gaúcho e cinco pelo Brasileirão, com um gol marcado.
Thiago Neves, meia do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A direção do Grêmio já discutia o assunto desde a noite de ontem, conforme revelou o vice de futebol Paulo Luz em entrevista coletiva. Procurado, o estafe de Thiago Neves afirmou que não ia se manfestar sobre os termos do contrato, em razão da confidencialidade.
A trajetória de Thiago Neves no Grêmio foi marcada por uma onda crescente de críticas da torcida, que chegou ao ápice após a derrota por 2 a 1 para o Sport, na Arena.
Bancado pelo técnico Renato Gaúcho, o meia começou como titular, mesmo com Jean Pyerre à disposição. Foi o maior finalizar do time, com cinco chutes, mas não apagou a atuação fraca.
Na entrevista após a derrota, Renato defendeu o jogador, citou um “massacre” da imprensa e comparou a situação de Thiago Neves com a de André, outro jogador que rescindiu com o Grêmio
— Thiago faz parte do grupo do Grêmio, já falei para vocês que vamos rodar um pouco o grupo para alguns buscarem ritmo de jogo e para a gente ver todos os jogadores tendo oportunidades. Foi primeira vez que começa depois da pandemia. Tem se dedicado e treinado bem, era a oportunidade dele começar — disse Renato.
Thiago Neves chegou ao Grêmio no início do ano junto com Diego Souza, com o aval de Renato. O técnico e o clube apostavam que ele poderia recuperar o bom futebol em Porto Alegre, após um 2019 turbulento pelo Cruzeiro, marcado pelo rebaixamento à Série B, polêmicas e disputa judicial. Não deu certo.