Ney Franco fala em ‘sonho’ por treinar o Cruzeiro e diz que convite soou como ‘convocação’

Guilherme Piu

Hoje em Dia – Belo Horizonte

O novo técnico do Cruzeiro chega ao clube falando em realização de um sonho. Ex-funcionário da base celeste e técnico interino em outras oportunidades no início dos anos 2000, agora Ney Franco chega à Toca II, efetivamente, como o comandante da Raposa.

Em sua primeira entrevista, o treinador não deixou a emoção de lado, mesmo sabendo do grande desafio que tem pela frente, já que o Cruzeiro passa por um momento de reconstrução e precisa retornar à Série A, em 2021, para minimizar impactos negativos para o futuro da agremiação.

“Desafio, um atendimento ao clube, mas estou realizando um sonho estar aqui no Cruzeiro como treinador. Tenho uma história dentro do clube, de trabalho na base durante dez anos, de títulos conquistados, na revelação de atletas. Mas, hoje estou realizando um sonho mais do que profissional, um sonho pessoal, sonho afetivo. E dentro desse sonho, em um momento de muita responsabilidade. E quando veio o convite, soou até como uma convocação”, disse.

Ney Franco deu detalhes de como recebeu o convite para treinar o Cruzeiro e disse que resolveu rapidamente a situação. Como o Hoje em Dia publicou na última terça-feira, o treinador era um dos nomes da lista de possibilidades do presidente Sérgio Santos Rodrigues.

“Na terça-feira no período da tarde eu recebi uma ligação, estava em Goiânia, coincidentemente com o Caleb, o meu empresário. Estava organizando minha vida para sair da cidade, e a gente fez um acerto muito rápido”, comentou.

O novo treinador falou ainda da sua vontade em treinar o time na partida contra o Vitória, nesta sexta-feira, às 21h30, no Mineirão, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

“Um dos motivos do acerto rápido foi esse (estrear contra o Vitória). Não tem necessidade nenhuma de me apresentar aqui hoje e ficar n primeiro jogo fora, da tribuna assistindo ao jogo. No minimo do jogo de sexta-feira estar liderando a equipe, eu já adianto um pouco o meu trabalho, participo de um jogo, vivencio o vestiário com os atletas, tanto na palestra no pré-jogo como no intervalo de jogo também, para ver a reação dos atletas. E sabendo que depois do jogo de sexta-feira teremos uma semana para trabalhar. A gente já quer adiantar esse trabalho o mais rápido possíve para que possamos uniciar com uma carreira vitoriosa dentro do Cruzeiro, dirigindo  equipe principal.”

O contrato de Ney Franco com o Cruzeiro foi assinado na manhã desta quarta-feira, dia da chegada do treinador a Belo Horizonte. O vínculo do comandante com a Raposa via até o fim de 2021.

Ney Franco comandou nesta quarta-feira o primeiro treino no Cruzeiro. Ele foi contratado para substituir Enderson Moreira, demitido nessa terça-feira após completar cinco partidas sem vencer na Série B (dois empates e três derrotas).

Em entrevista com perguntas da assessoria de comunicação do clube, Ney justificou a decisão de ficar à beira de campo já no confronto com o Vitória, às 21h30 desta sexta-feira, no Mineirão, pela nona rodada da segunda divisão.

“Um dos motivos do acerto rápido foi esse. Liderar a equipe no jogo de sexta-feira já adianta meu trabalho, já participo do jogo e vivencio o vestiário com os atletas, tanto na palestra pré-jogo quanto no vestiário, durante o intervalo”, disse.

“Depois, teremos uma semana para trabalhar diante do CSA. Queremos adiantar esse trabalho o mais rápido possível para começar uma carreira vitoriosa na equipe principal”, complementou o técnico.

A missão de Ney Franco no Cruzeiro é complicada. Por causa de uma punição na Fifa, a equipe iniciou a Série B com seis pontos a menos. Nos oito primeiros jogos, foram três vitórias, dois empates e três derrotas. O time é o 17º colocado, com cinco pontos.

Se depender do histórico do comandante na Série B, os torcedores cruzeirenses podem sim sonhar com a reação. Em 2010, ele se sagrou campeão pelo Coritiba, com 71 pontos. Em 2018, tirou o Goiás da zona de rebaixamento, na oitava rodada (cinco pontos), e garantiu o acesso em quarto lugar, com 60 pontos.

 

 

Loading

By Moysés