Cruzeiro x Vitória: onde ver, escalações e arbitragem na estreia de Ney Franco
Raposa encara equipe baiana na noite desta sexta-feira, e mira recuperação após sequência de cinco jogos sem vencer na Série B
Ney Franco busca ajustar o Cruzeiro após a saída de Enderson Moreira
Ney Franco será o sexto treinador do Cruzeiro em um espaço de um ano. Uma sina de trocas que começou desde o fim da era Mano Menezes, uma das mais longevas da história recente do clube. E pouco menos de três dias após a oficialização, o comandante já tem o primeiro desafio: encarar o Vitória, no Mineirão, na noite de hoje, às 21h30, pela nona rodada da Série B. Tudo muito rápido. Assim como a necessidade que o clube tem de voltar a vencer e respirar na segunda divisão. Só no torneio nacional são cinco jogos sem vitórias, resultados que fizeram o time se desgarrar do G-4 (hoje são 10 pontos de diferença) e frequentar o Z-4, com apenas cinco pontos.
A situação que Ney recebe hoje no Cruzeiro não é muito diferente de quando esteve no Goiás em 2018, e o time era o 18º colocado na Série B, com a mesma pontuação da Raposa. O resultado foi um acesso na quarta posição, o último trabalho contundente do comandante, que no mês passado acabou demitido do próprio time esmeraldino após um início atrapalhado na Série A.
Em um canto, existe o sonho de Ney Franco, que após 15 anos retorna ao Cruzeiro como treinador principal. E no outro está o tempo, que também batalha contra a Raposa. A cada rodada estacionado ou descendo ladeira abaixo, o time se distancia mais do objetivo final, que é o acesso. Muito tem se falado sobre a necessidade de uma resposta imediata, fato que além de uma mudança de comando passa também pelo comprometimento dos jogadores. E é isso que a torcida almeja ver nesta sexta-feira, quando a Raposa entrar em campo contra o Vitória.
“Temos que entender que estamos disputando uma competição extremamente difícil. Você não ganha a Série B ou fica entre os quatro apenas com o nome do clube, com a estrutura do clube. Se você não for para campo, trabalhar, não tiver uma entrega, não tem sucesso”, alerta o novo comandante.
Responsabilidade de quem está dentro de campo para retirar a Raposa da situação difícil que se encontra logo no início da segunda divisão. Muda-se o treinador e também renasce a esperança. “Eu sei da dificuldade desse trabalho, uma posição de extrema responsabilidade, estamos trabalhando com a paixão de um clube que tem uma torcida imensa. Por entender o clube, conhecer a cidade, o meio que estamos, eu acho que temos tudo para desenvolver um bom trabalho e que nos leve de volta à Série A”, concluiu Ney Franco.
COMO CHEGA O VITÓRIA
O Vitória vem de resultado positivo, venceu o Cuiabá por 4 a 2, na última rodada, em casa. A equipe é a oitava colocada, com 13 pontos. Foram três vitórias, quatro empates e uma derrota. O técnico Bruno Pivetti não poderá contar no duelo de hoje com Alisson Farias, Van, Rafael Carioca e Maurício Ramos – em recuperação de lesão -, além de Marcelinho e Jordy Caicedo, esses últimos suspensos. O comandante não quis adiantar qual serão as alterações propostas. Apesar disso, ele garantiu uma postura ofensiva para cima do time celeste, mesmo jogando fora de casa.
“A postura será a mesma dos outros jogos, sempre buscando a vitória do primeiro ao último minuto. Sabemos a dificuldade que se tem de enfrentar o Cruzeiro no Mineirão. É sempre uma equipe difícil de ser batida. Mas estamos bem preparados para fazer uma boa partida e conquistar nosso objetivo”, salientou o comandante.
ESTATÍSTICAS CRUZEIRO X VITÓRIA
Jogos: 52
Vitórias do Cruzeiro: 31
Empates: 10
Vitórias do Vitória: 11
Gols do Cruzeiro: 101
Gols do Vitória: 57
EM MINAS GERAIS
24 jogos
19 vitórias do Cruzeiro
3 empates
2 vitórias do Vitória
60 gols do Cruzeiro
16 gols do Vitória
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X VITÓRIA
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020
Horário: 21h30
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA-SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (CBF-SP) e Daniel Paulo Ziolli (CBF-SP)
Transmissão; Rádio Super 91.7 FM, Sportv (menos para região de MG) e Premiere.
Cruzeiro
Fábio; Raúl Cáceres, Cacá, Léo e Matheus Pereira; Jadsom, Filipe Machado (Jean), Maurício e Régis; Arthur Caíke e Marcelo Moreno. Técnico: Ney Franco
Vitória
Ronaldo; Jonathan Bocão, Wallace, João Victor e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Gérson Magrão e Fernando Neto; Vico, Mateusinho (Eron) e Léo Ceará. Técnico: Bruno Pivetti