Novo avião sustentável em formato de “V” completa primeiro voo de teste
ByRedação
Redaçãohttp://www.biznews.com.br
A Universidade Técnica de Delft anunciou esta semana que completou o primeiro voo teste do Flying-V, aeronave em formato de V. Segundo os pesquisadores, o formato aerodinâmico do novo avião pode levar a uma redução de 20% no consumo de combustível comparado a aeronaves atuais.
O projeto é feito em parceria com a KLM, empresa holandesa de navegação.
Por enquanto, a equipe da universidade ainda está acertando os detalhes do veículo. Um modelo de 3 metros de envergadura foi criado para testar a viabilidade do design e fez seu primeiro voo teste. Apesar de um aterrissagem com alguns problemas, o teste foi considerado um sucesso.
“Uma das nossas preocupações era que a aeronave pudesse ter alguma dificuldade em decolar, por conta de cálculos prévios que mostraram que rotação poderia ser um problema,” explicou Roelof Vos, líder da equipe de pesquisa, ao site da universidade. “O time aprimorou o modelo de voo para evitar esse problema, mas você precisa voar para ter certeza.”
Vos também explicou que os problemas na aterrissagem serão inseridos no simulador de voo, para que a equipe possa resolver essas questões antes do próximo teste.
Tanto a KLM quanto a Universidade Técnica de Delft esperam que o Flying-V seja o futuro da aviação. O menor consumo de energia diminuiria o impacto ambiental de voos de longa-distância.
Uma curiosidade no design final é que as cabines de passageiros ficam nas asas do Flying-V. A KLM também espera oferecer para os passageiros poltronas mais leves e confortáveis que as de um avião normal.
Fonte: Época Negócios