O que é Inovação e qual a importância dela
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• Beatriz Gonçalves
Apesar de sermos um portal de notícias especializado no assunto, ainda restam dúvidas sobre o que é Inovação. Por esse motivo, hoje o Neo Radar veio te explicar tudo sobre esse tema. Confira!
O que é Inovação?
Inovação é um conceito muito utilizado, principalmente no âmbito empresarial, ambiental ou até mesmo econômico. O ato de inovar significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para atingir determinado objetivo. A ideia de inovação, no entanto, não deve ficar fadada apenas à invenção de novos produtos, serviços ou tecnologias, mas também ao valor ou conceito de determinada coisa, como o modo de organizar uma empresa, por exemplo.
No âmbito empresarial existem vários tipos de inovação, como a inovação de produtos, inovação de marketing, inovação organizacional, inovação radical, inovação incremental, e etc. Atualmente, a inovação pode ser considerada um sinônimo de adaptação e, para que as empresas possam obter resultados e continuar no mercado empresarial, as inovações são essenciais para que possam se moldar às mudanças que acontecem nas estruturas sociais e econômicas.
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Qual a importância da Inovação para as empresas?
Na maioria das atividades, inovar é essencial para se manter sempre um passo à frente da concorrência. Empresas que têm uma cultura voltada para a inovação demonstram maior agilidade para identificar tendências de mercado e atender às novas demandas que elas trazem. Ou, então, para criar novas demandas.
Quem possui uma postura mais conservadora pode pensar que não precisa disso tudo, pois a empresa sempre teve e sempre vai ter seu nicho de mercado, sem ser incomodada pela concorrência. Esse é um grande erro, pois nada garante que o cenário permanecerá o mesmo para sempre. Aliás, a tendência é que não permaneça. Outro empreendedor, com uma mentalidade diferente, pode pensar em uma solução nova e desbancar a tradicional empresa. Isso já aconteceu inúmeras vezes.
Como começar a inovar?
Ser inovador é incorporar a postura da inovação na cultura da empresa, não apenas ter uma ideia nova e colocá-la em prática. A Apple, por exemplo, não parou nos computadores pessoais. Inovou criando o iPod, iPhone e iPad.
Tudo isso porque seu foco não é criar produtos inovadores, e sim pensar diferente (“think different” é o lema da empresa). Ou seja, sua cultura organizacional é voltada para desafiar o status quo. E projetar produtos com design bonito e interface amigável é o meio para alcançar esse objetivo.
Então, para ter uma organização inovadora, é preciso concentrar os esforços mentais primeiro em uma estratégia, em um posicionamento como empresa. A companhia precisa de processos que estimulem a geração de valor a partir da criatividade.
O que é cultura de Inovação?
A cultura da inovação é o ambiente de trabalho que os líderes cultivam para nutrir o pensamento pouco ortodoxo e sua efetiva aplicação na empresa. Locais de trabalho que promovem uma cultura de inovação geralmente suportam a crença de que a inovação não vem apenas das lideranças, e pode vir de qualquer pessoa na organização. As culturas de inovação são apreciadas por organizações que competem em mercados definidos por mudanças rápidas; Manter o status quo é insuficiente para competir de forma eficaz, tornando a cultura da inovação essencial para o sucesso.
As culturas de inovação muitas vezes medem os funcionários com base em métricas, como a criação de valor (tanto para clientes quanto para acionistas) e diferenciação competitiva, em vez de métricas tradicionais, como a entrega no prazo e a geração de receita. As empresas que promovem o pensamento inovador também incentivam a descoberta e encontram maneiras de recompensar o tempo gasto na pesquisa necessária para gerar novos produtos e ideias. Um exemplo muito citado de cultura de inovação é a política do Google, que permite aos funcionários gastar um quinto da semana de trabalho no que querem trabalhar, com a expectativa de que esse trabalho discricionário resulte em um produto ou serviço lucrativo para a empresa.
Tipos de Inovação
Segundo o norte americano Larry Keeley, fundador da empresa Doblin, existem mais de 10 tipos de inovação. O modelo de Larry se chama 10 TI, e ele faz questão de deixar claro que não existe uma sequência ou hierarquia entre os tipos de inovação. Veja a descrição de cada um dos tipos de inovação a seguir:
Inovação de modelos de Negócios
As inovações no modelo de negócios é quando a empresa consegue inovar encontrando outras maneiras de gerar lucro. Quer ver um exemplo? Quando os aplicativos para smartphone ainda eram novidade e nem todo mundo estava disposto a pagar por eles, alguém teve a ideia de obter lucro com anúncios nas versões “free”, gratuitas dos aplicativos. Essa foi uma inovação no modelo de lucro das empresas desenvolvedoras de aplicativos, que acharam uma maneira de obter receita mesmo quando não estavam de fato vendendo seu produto ao seu cliente.
Inovação de Network
As inovações de network dizem respeito a encontrar maneiras de criar conexões para produzir benefícios a todos os envolvidos. Atualmente, isso é cada vez mais comum. As empresas promovem parcerias em que as forças do parceiro permitem que você supere suas próprias fraquezas.
Mas as redes não precisam ser formadas entre empresas. Elas também podem ocorrer de maneira mais aberta, por exemplo, com profissionais autônomos. Isso faz parte das tendências de flexibilização do trabalho. Um bom exemplo são os serviços de mobilidade urbana, em que a empresa por trás do serviço forma uma rede com todos aqueles motoristas cadastrados em seu sistema.
Inovação de Estrutura
As inovações de estrutura estão relacionadas ao modo como a empresa dispõe dos seus vários ativos, sejam tecnológico ou humano. Assim, quando a organização desenvolve um novo programa para identificar talentos e desenvolver lideranças, está implementando uma inovação de estrutura. Quando ela cria uma campanha para reduzir consumo e desperdício de insumos de escritório também.
Inovação de Processo
As inovações de processo estão entre as mais conhecidas. Elas estão no nível operacional, e podem ser traduzidas como inovações no modo como uma certa atividade é desenvolvida. Atualmente, a palavra de ordem em inovação de processo é lean, ou enxuto: as empresas buscam maneiras mais simples, livres de desperdício de tempo, esforço ou recursos, para produzir os mesmos resultados que seus concorrentes.
Inovação da Performance do produto
As inovações de desempenho de produto buscam trazer melhorias para o produto, reforçando sua proposta de valor, seus atributos ou sua qualidade. É esse tipo de inovação que você está vendo quando uma fabricante de equipamentos eletrônicos lança um novo computador que promete mais desempenho, ou quando uma montadora de automóveis coloca no mercado um carro que consome menos combustível, por exemplo.
Esses são exemplos grandes, mas toda empresa busca inovação de desempenho de produto, desde aquela que produz tampas de canetas até aquela que desenvolve tanques de guerra. E, claro, isso não se aplica somente às empresas que trabalham literalmente com fabricação: o mesmo vale para empresas de serviços, de comércio.
Inovação de Sistema de Produto
As inovações de sistema de produto dizem respeito às formas inovadoras como os produtos e serviços se conectam com um conjunto complexo que visa criar um sistema coerente e que gere valor para o usuário.
Talvez a Apple seja um dos exemplos mais claros, porque cada equipamento complementa o outro de uma maneira que produtos de outras empresas não podem fazer. Não é a toa que clientes da Apple, em geral, compram diferentes itens da marca. O conceito por trás desse tipo de inovação é simples, mas forte: o cliente tira o máximo de benefício do seu produto quando o utiliza em conjunto com outros produtos da sua empresa.
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Inovação de Serviço
As inovações de serviços se relacionam com a melhoria da utilidade, desempenho e valor aparente de uma oferta. Atualmente, a maioria das empresas fabricantes de produtos estão encontrando maneiras de inovar com serviços que aumentam o valor percebido por seus clientes. É aí que entram seguros especiais, garantias estendidas, suporte ao usuário, e assim por diante. Eles não são o item principal da compra, mas apresentam um papel importante ao melhorar a qualidade da experiência do seu cliente.
Inovação de Canal
As inovações de canal abrangem todas as maneiras inovadoras que a empresa conecta suas ofertas com seus clientes e usuários. A grande tendência dos últimos anos está no comércio eletrônico, que permite que qualquer pessoa tenha acesso aos produtos que deseja sem sair de casa.
Porém, é justamente nesse cenário que as inovações em relação às lojas tradicionais podem ter ainda mais impacto. O principal exemplo recente foi o lançamento da Amazon Go, loja física da Amazon em que não há nenhum funcionário. O cliente entra, pega o que precisa, sai, e a cobrança é feita automaticamente no cartão de crédito registrado.
Inovação de Marca
As inovações de marca dizem respeito ao modo como o cliente vê sua empresa, buscando garantir que ele reconheça, se lembre e escolha o seu produto na hora de comprar. São as estratégias inovadoras dos pontos de contato entre a empresa e seus clientes.
Quer um exemplo simples? O detergente é um produto geralmente vendido com a promessa de ser econômico. Porém, a Ypê fez uma inovação de marca ao focar suas propagandas no fato de que ela é uma organização preocupada com o meio-ambiente. Por isso, consumidores que têm uma forte consciência ecológica vão se lembrar da Ypê na hora de comprar detergente.
Inovação de Experiência do Cliente
As inovações de experiência do cliente buscam criar novas maneiras de promover a interação e o diálogo entre a empresa e os clientes. São os movimentos de inovação que buscam compreender as aspirações profundas de clientes e usuários para assim, gerar-lhes experiências.
Houve um tempo em que as redes sociais promoveram uma verdadeira revolução no envolvimento do cliente. Hoje, esse tipo de inovação exige uma ousadia ainda maior. A busca é por proximidade, pelo contato um a um, orgânico e autêntico.