O TEMPO CHECAGEM
É falso o apoio do papa Francisco a Lula e crítica a Bolsonaro em encíclica
Acusação foi publicada no Twitter e compartilhada nas redes sociais

O argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco |
Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP
Por ANGEL DRUMOND
08/10/20 – 09h00
Circula pelo Twitter um suposto apoio do papa Francisco ao ex-presidente Lula e, ao mesmo tempo, uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a publicação, tanto o apoio quando a crítica teriam sido feitos em uma nova encíclica papal, no último domingo. Além disso, o sacerdote teria utilizado um trecho de um poema de Vinícius de Moraes. “Que não seja eterno, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”, teria dito o papa em referência “à grandeza de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, e à política assassina do atual presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes”.
O Tempo Checagem foi conferir a veracidade da postagem.
O verso citado na rede social é do poema “Soneto de Fidelidade”, escrito em 1939 e publicado em 1946. Porém, no comunicado papal com o título “Fratelli tutti” (Todos irmãos), o papa Francisco fala sobre como diferentes culturas devem conviver, e faz referência à canção “Samba da Bênção”, também de Vinícius de Moraes, no trecho “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”.
A frase, citada no item 215 do texto, foi utilizada para se incentivar a cultura do encontro, em que todos podem aprender algo com o outro. “Já várias vezes convidei a fazer crescer uma cultura do encontro que supere as dialéticas que colocam um contra o outro. É um estilo de vida que tende a formar aquele poliedro que tem muitas faces, muitos lados, mas todos compõem uma unidade rica de matizes, porque o todo é superior à parte. Na realidade, de todos se pode aprender alguma coisa, ninguém é inútil, ninguém é supérfluo. Isto implica incluir as periferias. Quem vive nelas tem outro ponto de vista, vê aspectos da realidade que não se descobrem a partir dos centros de poder onde se tomam as decisões mais determinantes”, escreveu o Papa Francisco, completando a frase de Vinicius de Moraes, no trecho 215 do texto da encíclica.
Portanto é falso que o papa Francisco tenha declarado apoio a Lula e criticado Bolsonaro em encíclica.
ENVIAR COMENTÁRIO

Loading

By valeon