Os desafios da Logística: e-commerce + consumidor digital

Delmi Carvalho*
José Eustáquio Simões**


Como andam os negócios diante de tanta mudança, no mundo com a disruptura?

Os modelos de negócio foram construídos para rodar isolados… agora tudo parou?….não…a logística fez tudo ser mantido no ar, porque temos necessidades de sobreviver e assim foi e está sendo.

O Brasil registrou crescimento recorde no primeiro semestre de 2020 nas compras através do e-commerce, com crescimento de 47% no faturamento, maior alta em 20 anos, com elevação de 39% no número de pedidos, na comparação com o primeiro semestre de 2019. (Portal E-commerce Brasil)

Você parou para pensar como as empresas foram estruturadas para suportar este momento?

As empresas que tiveram o olhar da gestão foram rápidas para rever o modelo de negócios, transformando lojas em Centro de Distribuição (CD), treinando o pessoal do front das lojas para atender as demandas do e-commerce no CD.

A evolução da logística no atendimento ao e-commerce contribuiu, e muito, com a experiência do cliente neste momento da elevação da demanda do mercado, destacando a evolução tecnológica, suportando o atendimento aos clientes na gestão dos níveis de estoque, da armazenagem, do picking, da roteirização, do transporte, da rastreabilidade dos pedidos e da viabilidade da logística reversa.

Tudo isto, para atender este modelo de negócio com alto nível de serviço exigido para satisfazer o consumidor digital.

O consumidor digital é altamente conectado e com grande facilidade de acesso às redes sociais, sites e dispositivos tecnológicos. O modelo de negócio para atender este segmento de mercado, tem que disponibilizar opções e ferramentas para que as pessoas busquem os seus produtos de forma independente. Assim, as empresas têm que definir estratégias de como conectar com este novo público de forma segura e com olhar para as suas demandas e hábitos de consumo.

Destacamos o papel das Instituições de Ensino na formação e conscientização dos gestores empresariais. A evolução do conhecimento da logística no atendimento ao e-commerce contribuiu, e muito, com a experiência do cliente neste momento da elevação da demanda do mercado.

A curva de aprendizado dos gestores está a mil por hora neste momento e observa-se que, quem preparou-se investindo na qualificação da equipe, na infraestrutura do negócio e na inclusão digital, está colhendo e vai colher ainda mais frutos diante do olhar do mercado futuro.

*Mestre em Administração e Professor dos Cursos de Administração e Logística das Faculdades Promove. 
**Pós graduação em Gestão estratégica de negócios e Professor dos Cursos de Administração e Logística das Faculdades Promove.

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By valeon