Steve Jobs deixou uma lição importante sobre inteligência emocional
Desenvolver a habilidade é importante para aprender a lidar com as pessoas, mas é preciso ter cuidado para não cair em uma tentação comum
- Redação PEGN
Steve Jobs (Foto: Divulgação)
Steve Jobs (1955-2011) é mais reconhecido por seus grandes feitos, como levar a Apple da beira da falência à posição de empresa mais valiosa do mundo. No entanto, não é segredo que muitos que trabalharam com ele nutriam relações de amor e ódio, na mesma medida.
Além de inspirador e inovador, outros adjetivos eram usados para defini-lo, como autoritário, impaciente e arrogante. Muitos o chamariam de “um idiota brilhante.”
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Em um artigo publicado no portal Inc., o especialista em inteligência emocional Justin Bariso diz que um idiota brilhante é aquele que se recusa a se dar bem com os outros, causando até mesmo algumas situações desconfortáveis, apesar de trazer resultados excepcionais para a empresa.
“Você pode estar se perguntando: então por que, em um mundo que parece valorizar cada vez mais a colaboração e habilidades sociais, como inteligência emocional, idiotas brilhantes continuam a ter sucesso?”, escreve Bariso.
O autor relembra uma conversa que teve na rede social Reddit e que o inspirou a falar sobre o tema. Um usuário da plataforma se descreveu exatamente como Jobs era, dizendo que tinha sucesso em sua jornada. Por que, então, deveria se preocupar com a inteligência emocional?
Bariso lembra que o biógrafo de Steve Jobs, Walter Isaacson, entrevistou o empreendedor inúmeras vezes ao longo de dois anos, além de mais de uma centena de amigos, colegas e familiares do empresário. O Isaacson chegou a escrever: “Quando ele machucava as pessoas, não era por falta de consciência emocional. Muito pelo contrário: ele podia avaliar as pessoas, entender seus pensamentos íntimos e saber como se relacionar com elas, persuadi-las ou magoá-las à vontade.”
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Ou seja, Jobs geralmente conseguia o que queria, pois sabia exatamente como usar as emoções das pessoas contra elas. Bariso diz que isso é o que ele chama de “lado obscuro” da inteligência emocional – quando a habilidade é usada para manipular os sentimentos alheios.
De acordo com o especialista, ignorar o papel das emoções para superar ou enganar colegas, muitas vezes, pode levar a um desses dois caminhos:
1. Você acabará caindo porque se superestima;
2. Alguém com alta inteligência emocional usará suas próprias emoções contra você.
Bariso diz que a inteligência emocional é certamente uma construção poderosa. Mas a empatia precisa andar em paralelo a ela, pois, à medida que aumenta a sua própria habilidade, você pode se sentir tentado a usá-la para manipular ou chantagear outras pessoas – incluindo aquelas de quem você gosta.
O especialista pontua que uma boa razão pela qual é preciso desenvolver inteligência emocional é para se proteger de pessoas como Steve Jobs, que utilizam o lado obscuro da habilidade, e continuar a fazer as emoções trabalharem a seu favor, não contra você.