Dicas do time sobre Inovação
Luís Filipe Costa, Operações – Fábrica de Startups Brasil |
Quando paramos para pensar em inovação, é sistemático vir em nossas cabeças regiões que são grandes tecnopolos mundiais, como o bom e velho Vale do Silício na Califórnia, e cidades que estão imersas em cultura tecnológica como Seul, Hong Kong, Berlim, Nova Iorque, etc. Esses espaços possuem como característica uma forte articulação entre grandes empresas e centros universitários, que se relacionam com o propósito de unir a pesquisa científica ao desenvolvimento de novos produtos e soluções que serão apresentados ao mercado. Dentro dessa premissa, a mentalidade empreendedora faz parte da vida acadêmica da juventude durante o ensino superior, potencializando o surgimento de startups e aquecendo o ecossistema e economias locais – a título de curiosidade, só o PIB da Califórnia é superior ao PIB brasileiro, tendo alcançado U$2,6 tri em 2016, contra U$ 1,7 tri do Brasil. Em nosso país, contudo, ainda não é tão comum que o universo empreendedor e acadêmico dialoguem de maneira mais íntima e, sem sombra de dúvida, deixamos esvair por entre os dedos um grande volume de conhecimento e oportunidades que poderiam nos impulsionar tanto sob a ótica econômica quanto sob a ótica social. Por isso, minha dica para quem empreende é procurar artigos, publicações, revistas científicas e pesquisadores que poderão enriquecer a maneira como você enxerga seu mercado e ampliar sua perspectiva sobre possíveis rumos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos que provavelmente irão impactar o seu negócio. |