Dicas para fazer seu currículo ser visto e conseguir uma entrevista

Heidi Lynne Kurter

thianchaisi tthikongsak/ Getty Images

É importante ter uma apresentação clara, pois recrutadores gastam apenas sete segundos revisando

Segundo o site de carreiras “Ladders”, os recrutadores gastam apenas 7,4 segundos revisando um currículo. Ou seja, você tem menos de 8 segundos para causar uma boa impressão. A maioria dos candidatos a emprego deseja compartilhar tudo sobre eles em seu currículo. Mas, dessa forma, o documento se torna confuso e pesado. Além disso, a maioria dos currículos carece de um propósito claro, e deixa os recrutadores sem entender habilidades e como elas se traduzirão na função para a qual você está se candidatando.

Esse site de carreiras descobriu que os currículos onde os recrutadores gastaram mais tempo e o foco têm:

  • uma visão geral ou declaração de missão no topo da primeira página
  • um fluxo claro com cabeçalhos, títulos e seções marcadas, apoiadas por listas com marcadores de realizações
  • palavras-chave relevantes apresentadas no contexto ao longo do currículo
  • Menos é mais
  • Na maioria das vezes, as pessoas contratadas para uma função específica nunca trabalharam naquela posição ou apenas naquela posição. Por esse motivo, mantenha seu currículo simples e se certifique de que seja de fácil compreensão. Para ser notado rapidamente, Ben Lamarche, gerente geral do Lock Search Group, empresa de recrutamento de empregos, enfatiza: “Aponte suas habilidades mais comercializáveis ​​e experiências de gerenciamento relevantes. Não entre em detalhes para que o leitor consiga formar uma rápida imagem mental de você como candidato”.
  • Deepak Shukla, fundador da Pearl Lemon, uma agência de SEO, disse: “Elimine qualquer floreio ou experiência que não seja relevante para a posição. Isso coloca maior ênfase nas informações que realmente importam para o recrutador”. Além disso, tente manter seu currículo em uma página e não mais do que duas. David Reitman, Esq., proprietário da DLR Associates Recruiting, outra empresa de recrutamento, recomenda “focar nos últimos cinco a dez anos. Qualquer coisa mais antiga deve simplesmente ser mencionada em não mais de uma linha, descrevendo as funções do trabalho. Evite repetir informações. Se seu último trabalho foi semelhante ao trabalho atual, não repita tudo o que você fez; em vez disso, diga “atividades semelhantes.”
  • Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Loading

By valeon