4 dicas para você ser menos ocupado e mais produtivo
Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Veja como trocar a sensação de cansaço pela de efetividade
Gestão de tempo é um dos grandes desafios dos empreendedores (Foto: Reprodução/Unsplash)
É bem possível que você se sinta cada vez mais ocupado no dia a dia. Por mais que as pessoas achem isso um sinal de produtividade, para o coach e especialista Steve Chandler, ocupação acima da média pode ser sinônimo de falta de foco e caos.
Em seu livro “Shift Your Mind, Shift the World”, ele escreve sobre o tema. Na sua visão, é preciso priorizar as questões mais importantes e dar foco total a elas. Dessa forma, os processos se tornam mais simples, e as conquistas, mais significativas.
A seguir, confira algumas dicas do coach para você organizar melhor o seu tempo.
Princípio de Pareto
Segundo um conceito chamado “Princípio de Pareto”, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Com base nessa ideia, Chandler defende que é necessário tomar o máximo de atenção na hora de definir os 20% do seu dia. Em vez de fazer muito, é importante priorizar e se atentar ao “pouco” – afinal, é bem provável que você terá de lidar com os 80% de consequência.
Fuja do redemoinho
O coach chama de “redemoinho” aquelas atividades urgentes e inesperadas que surgem ao longo do dia. Pessoas muito ocupadas costumam ter seus dias repletos de “redemoinhos” para lidar, além das tarefas básicas que já estão no planejamento da rotina.
Para fugir dessas tarefas, Chandler sugere que a pessoa feche sua agenda por determinado tempo no dia, de forma que não possa ser interrompida até se livrar das obrigações mais importantes – aquelas que formam os 20% citados no tópico acima.
Foco total
Estudos mostram que ser multitarefa pode ser ruim para a produtividade do dia. Por exemplo, você consegue participar de uma videoconferência e escrever um e-mail importante ao mesmo tempo? Muito dificilmente. O que as pessoas devem levar em conta é que o foco precisa ser “isolado” para realizar certas tarefas. Pode não ser uma call, mas, se você está com muitas atividades para tirar da frente, dificilmente conseguirá dar foco total para o seu problema principal do dia – 40% a menos de foco, sugerem estudos.
Crie buracos na agenda
Se você sabe que é ocupado e muitos redemoinhos surgem ao longo do dia, separe um tempo justamente para esse trabalho. O coach sugere mais um buraco na agenda – só que, dessa vez, um buraco vazio, para ser preenchido por problemas do dia. E o melhor: se os problemas não surgirem, Chandler indica que você use esse tempo para uma atividade que foge do propósito do trabalho, como meditar ou jogar um jogo – atos que ajudam na concentração quando ela for demandada.