Cruzeiro encara Brasil de Pelotas em confronto direto por ascensão na classificação da Série B

Rafael Arruda – Superesportes

Rafael Sobis marcou dois gols em quatro jogos na Série B© Gustavo Aleixo/Cruzeiro Rafael Sobis marcou dois gols em quatro jogos na Série B

Com 4,2% de chance de acesso, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro corre contra o tempo para ascender na Série B, aproximar-se do grupo dos quatro primeiros colocados e beliscar uma vaga na primeira divisão. Para isso, será fundamental vencer o Brasil de Pelotas neste sábado, às 21h, no Mineirão, pela 26ª rodada.

Separados por apenas dois pontos – 33 a 31 -, gaúchos e mineiros vão brigar por melhor colocação. No encerramento da 25ª rodada, o Cruzeiro subiu um degrau, do 16º ao 15º lugar, ao superar o América por 2 a 1, quarta-feira, no Independência. Já o Brasil ficou em 13º após empatar por 0 a 0 com o Operário, no estádio Bento Freitas, em Pelotas.

Com mais de 58% de aproveitamento como visitante – seis vitórias, três empates e três derrotas -, a Raposa precisa melhorar o índice como mandante, já que somou apenas 16 dos 39 pontos disputados no Mineirão (41%). O discurso dos próprios atletas é que não há mais espaço para bobear em casa, pois a competição caminha para a reta final, e o quarto colocado, Juventude, tem dez de vantagem (41).

“Se a gente quer algo maior no campeonato, temos que parar de bobear quando jogamos no Mineirão. A gente joga fora de casa de um jeito e no Mineirão está pecando muito, perdendo muitos pontos”, argumenta o zagueiro Ramon. “Dentro de casa a gente tem dado uma relaxada, coisa que não pode acontecer. Quem tem que impor o ritmo do jogo somos nós, é o que a gente espera fazer”, complementa o volante Filipe Machado.

A 13 rodadas do encerramento da segunda divisão o Cruzeiro faz cálculos para chegar a 63 pontos – campanha que garante 99,3% de probabilidade de subida à Série A. É necessário atingir sequência que beira a perfeição, algo como 10 vitórias e dois empates (82%).

Em relação à escalação, a única mudança da equipe que bateu o América no meio de semana deverá ser a entrada de Arthur Caíke no lugar de William Pottker, vetado em virtude de lesão grau 2 no músculo adutor da coxa esquerda.

CRUZEIRO X BRASIL DE PELOTAS

CRUZEIRO

Fábio; Raúl Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Jadsom Silva e Filipe Machado; Airton, Arthur Caíke e Rafael Sobis

Técnico: Luiz Felipe Scolari

BRASIL DE PELOTAS

Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Leandro Camilo, Heverton e Bruno Santos; Sousa, Bruno Matias, Bruno José, Matheus Oliveira e Jarro; Dellatorre

Técnico: Cláudio Tencati

Motivo: 26ª rodada da Série B

Estádio: Mineirão

Data: sábado, 5 de dezembro de 2020

Horário: 21h

Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)

Assistentes: Rafael Trombeta e Luciano Roggenbaum (PR)

Loading

By valeon