Como fazer muito mais com muito menos (tempo, gente e dinheiro):
Segredo para ter mais tempo
Mauro Condé
Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre matemática aplicada.
Eles me transportaram para a Itália ,no ano de 1906, onde fui recebido por um pensador chamado Vilfredo Pareto.
Fui logo pedindo para ele: Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
– “Aprenda o segredo para ter mais tempo e produzir mais resultado:
Faça analises de dados mais inteligentes aplicando o Princípio 80/20, que eu criei depois de observar que 80% da riqueza estava concentrada nas mãos de 20% das pessoas.
Fiquei ainda mais fascinado quando comecei a perceber a repetição desse padrão nos eventos mais comuns do nosso cotidiano.”
Simples e genial, essa teoria desenvolvida no início do século passado, ainda cai como uma luva nos tempos modernos de tecnologia avançada.
Perceba como o Princípio de Pareto está em tudo o que nos cerca:
- 20% das terras produzem mais de 80% dos alimentos;
- 20% das nuvens produzem 80% das chuvas.
- Até nos negócios aplicamos a análise de Pareto:
- 20% dos clientes respondem por 80% dos lucros; e
- 20% dos vendedores por 80% das vendas.
Outro dia percebi que Jack Welch, o maior administrador de todos os tempos, inspirou-se em Pareto para criar a famosa curva de avaliação de funcionários, na qual 20% são promovidos e 80% melhor avaliados (70% mais treinados e orientados e 10% afastados).
No futebol , 20% dos times mais bem classificados no campeonato de um ano repetem suas performances na mesma região da tabela no ano seguinte, alternando apenas as suas posições.
Na Geografia, 80% da economia brasileira está incrivelmente concentrada em áreas localizadas em até 200 km da costa.
O que está por trás desse conceito é a lógica que separa os pouco vitais (os 20%) dos muito triviais (os 80%) em todas as áreas.
Ao conhecer a regra 80/20 um famoso presidente dos Estados Unidos exclamou que “o mais importante é raramente urgente e o mais urgente raramente é importante”, dando origem à Matriz Eisehnhower de Gestão de Tempo, que nos ensina a priorizar sempre as tarefas mais importantes antes das tarefas simplesmente urgentes.
Faça como Pareto e aplique a regra 80/20 em sua vida, afinal o segredo para ter mais tempo é fazer menos coisas com mais resultado.
*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco
Para inspirar ainda mais o seu dia, eu deixo você na companhia de 03 obras de arte :
1-Visual – Aprecie a pintura :
Paisagem com a Parábola do Semeador
Pintura a óleo sobre tela de 1557 de Pieter Bruegel, mestre flamengo da Renascença.
A pintura é inspirada na passagem do Evangelho de Mateus (Mateus 13:3-8) em que Jesus narra a parábola do semeador. Jesus está representado ao longe, em segundo plano, num barco ancorado na margem de um rio próximo da foz (em detalhe), a pregar para um ajuntamento de pessoas.
Curioso detalhe nessa obra prima : os três planos em perspectiva da obra são realçados pela predominância de cores diferentes:
Castanho no primeiro plano,
Verde num segundo plano, e
Azul em fundo.
A paisagem deriva de vistas locais flamengas com excepção das montanhas distantes que foram inspiradas pela visão que Breugel teve dos Alpes na viagem que fez aproximadamente em 1552.
2-Literária – Leia o livro:
O poder 80/20: Como aplicar as Leis da Natureza em sua vida e nos negócios
3-Musical – Ouça a música:
Artista: Tsunekichi Suzuki – Canção: 思い出 / Omoide / Lembrança
Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3351 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.