Atlético volta a errar na defesa, perde para o Vasco e vê liderança do Brasileirão mais distante

Lucas Borges – Jornal Hoje em Dia

Volante Jair, em ação durante o confronto com o Vasco

Com uma atuação ruim, especialmente no sistema defensivo, o Atlético perdeu por 3 a 2 para o Vasco, neste sábado (23), no estádio São Januário, pela 32ª rodada do Brasileirão, e perdeu a chance de se aproximar da liderança do campeonato.

Playvolume00:01/00:59hojeemdia_v2Truvid

O cruzmaltino chegou a abrir 3 a 0 no placar, com dois gols de Cano e um de Yago Pikachu. Hyoran, que perdeu um pênalti no primeiro tempo, e Eduardo Sasha, descontaram para o Galo.

Com o resultado, o time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli permaneceu com 54 pontos, na quarta-colocação, e pode ver o Internacional, líder do campeonato, aumentar de cinco para oito pontos, caso o Colorado vença o Grêmio, neste domingo. Após o encerramento desta rodada, o Atlético terá um jogo a menos do que a equipe gaúcha.

O Vasco, por sua vez, chegou aos 35 pontos, subiu para a 14ª colocação, deixando a zona de rebaixamento. A equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo agora torce para que Sport, Bahia e Fortaleza não vençam neste domingo, para permanecer fora do Z-4.

O Atlético volta a campo na próxima terça-feira, para enfrentar o Santos, às 20h, no Mineirão, em duelo atrasado da 28ª rodada da competição.

No mesmo dia e horário, o Vasco vai duelar com o Palmeiras, no Allianz Parque, em confronto válido pela 1ª rodada do Brasileirão, que também foi remarcado.

Lance capital

Melhor no início da partida, o Galo teve a chance de abrir o placar logo aos 12 minutos. Após a bola bater no braço do lateral-direito Léo Matos, dentro da área, o árbitro Vinícius Gomes Gonçalves, com o auxílio do VAR, marcou o pênalti.

Na cobrança, Hyoran desperdiçou, acertando o pé da trave direita de Fernando Miguel.

Cinco minutos depois, em um erro de comunicação entre Guilherme Arana e o goleiro Éverson, o próprio Matos serviu Cano, que, de frente para o gol vazio, só empurrou as redes para abrir o marcador em São Januário.

No segundo gol vascaíno, aos 31 minutos, novamente participação de Léo Matos, que cruzou na primeira trave para Yago Pikachu, que se antecipou ao zagueiro Gabriel para ampliar.

Segundo tempo

Ainda atordoado pela desvantagem no placar, o Atlético voltou a errar no sistema defensivo.

Aos 13 minutos, Cano recebeu nas costas dos zagueiros do Galo, dominou e bateu de primeira, marcando um belo gol para os donos da casa.

O Alvinegro de Minas ainda esboçou uma reação com gols de Hyoran e com Sasha, este último já aos 48 minutos, quando restava pouco tempo para o apito final.

A FICHA DO JOGO

VASCO 3 X 2 ATLÉTICO

VASCO

Fernando Miguel; Léo Matos, Marcelo Alves, Leandro Castán e Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil e Benítez; Talles Magno (Gabriel Pec), Pikachu e Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO

Everson; Guga, Gabriel Junior Alonso e Guilherme Arana (Nathan); Allan, Jair e Hyoran; Savarino (Marrony), Eduardo Varga (Eduardo Sasha) e Keno. Técnico: Jorge Sampaoli

DATA: 23 de janeiro de 2021

HORÁRIO: 21h

ESTÁDIO: São Januário

CIDADE: Rio de Janeiro

MOTIVO: 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

ARBITRAGEM: Vinícius Gonçalves Araújo, auxiliado por Fabrício Vilarinho e Bruno Raphael Pires, todos de São Paulo

VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

GOLS: Cano, aos 17’1 e aos 13’2, Yago Pikachu, aos 31’1 (Vasco); Hyoran, aos 22’2 e Eduardo Sasha, aos 48’2 (Atlético)

CARTÕES AMARELOS: Léo Matos, Talles Magno e Yago Pikachu (Vasco); Jair (Atlético)

Derrota para o Vasco deixa Atlético com cinco vezes menos chances de título que o Internacional

Alexandre Simões – Jornal Hoje em Dia

A abertura da 32ª rodada da Série A, na noite do último sábado (23), transformou o Internacional no favorito da vez ao título do Brasileirão. Isso porque o empate por 1 a 1 do São Paulo com o Coritiba, no Morumbi, e a derrota de 3 a 2 do Atlético para o Vasco, em São Januário, deixaram o Colorado com 54,7% de chances de conquistar o título.

Playvolume00:01/00:59elleTruvid

Este cálculo é do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É importante destacar que tudo que ultrapassa a barreira dos 50% neste tipo de operação tem mais chances de acontecer do que não acontecer.

Pedro Souza/Atlético

Derrota em São Januário manteve o Atlético na quarta colocação do Campeonato Brasileiro e com cinco vezes menos de chances de título que o líder Internacional

Neste Campeonato Brasileiro, o São Paulo terminou o ano de 2020 com 75,5% de chances de ser o campeão. Com um início de 2021 desastroso, o tricolor paulista somou apenas dois pontos nas cinco partidas disputadas e este número caiu, após o empate com o Coritiba, para apenas 10,1%, com ele aparecendo atrás de Atlético (11,7%), Flamengo (16,1%) e Internacional (54,7%).

O processo vivido pelo time de Fernando Diniz é prova do equilíbrio da competição e a garantia de que não há nada definido. Neste domingo, Internacional e Flamengo entram em campo pela 32ª rodada, têm compromissos difíceis, e as chances de título serão alteradas. Mas se vencerem seus jogos, eles avançarão em relação a Galo e Tricolor.

O Colorado recebe o Grêmio, que não vence há 11 clássicos, às 16h, no Beira-Rio. Se encerrar o jejum, o time de Abel Braga aumentará consideravelmente suas chances de título. Com derrota, elas devem voltar a ficar abaixo dos 50%. Isso pode acontecer até com empate, dependendo do resultado do Flamengo e até do Palmeiras, que é quinto colocado e joga no mesmo horário contra o Ceará, no Castelão.

O rubro-negro carioca, que busca o bicampeonato em sequência, encara o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Se buscar os três pontos em Curitiba, entra forte na briga pelo título e desgarra de Atlético e São Paulo.

Possibilidades

Em pontos, neste domingo, o Internacional pode abrir oito de frente em relação ao Atlético, mas com um jogo a mais, que deixará de existir na próxima terça-feira, quando o Galo recebe o Santos, às 20h, no Mineirão.

Já o Flamengo, com o mesmo número de partidas, pode passar a ter quatro a mais, mesma marca do São Paulo, que já entrou em campo 32 vezes.
Assim, na pior das hipóteses, mesmo vencendo o Peixe, o Atlético não sairia da quarta posição.

Ultrapassar Internacional e São Paulo na próxima terça-feira já é impossível para o time de Sampaoli, que pode, no máximo, tomar a terceira posição do Flamengo caso ele não vença neste domingo, na Arena da Baixada.

Palmeiras e Grêmio, que têm o mesmo número de jogos do Galo e três pontos a menos, podem empatar com ele vencendo neste domingo, mas seguirão atrás na classificação pelo menor número de vitórias.

Loading

By valeon