A importância do SEO para garantir boa visibilidade das marcas em sites de busca

Por Luiz Felipe Grossi (*)

Antes de me aprofundar no assunto central deste artigo, gostaria de propor um exercício: imagine que você precisa fazer uma busca, sobre qualquer tema, na internet. Ao iniciar a digitação, começam a aparecer vários temas relacionados às palavras que foram inicialmente escritas na barra. Feita a pesquisa, você vai, de fato, em busca dos sites relacionados que trazem termos-chave do assunto em questão. Sem dúvidas, as chances de ir para a segunda, terceira ou até mesmo vigésima página do buscador, são ínfimas.

Neste momento, você, caro leitor, deve estar se questionando “ok, mas o que isso de fato tem a ver com o tema SEO?”. Bem, te digo que tudo! Isto porque o conhecido Searching Engine Optimization – ou Otimizador de Mecanismos de Buscas, em tradução livre – nada mais é que um conjunto de ações dentro do marketing digital que, como o próprio nome já diz, visa melhorar a aparição de uma marca, persona ou assunto em sites como o Google.

Veja, os sites de buscas trabalham com algoritmos que estão constantemente ranqueando páginas e termos, a fim de otimizar e melhorar a experiência de seus usuários. Uma vez determinado quais termos são os mais procurados pelos visitantes, o algoritmo entende que aquilo é interessante e importante ao usuário, tendendo a “jogá-lo” para as primeiras páginas, até chegar à tão sonhada e próspera número um. Tão desejada pois, segundo um estudo realizado pela Backlinko, consultoria especializada em SEO nos Estados Unidos, menos de 1% dos visitantes, de fato, passam para a página seguinte durante sua pesquisa.

E é aqui que entra o papel do SEO, que precisa compreender quais são os fatores que influenciam os bots dos buscadores e desenvolver as estratégias e conteúdos com base neles. Dentre os principais, destaco a relevância dos links e hiperlinks, conteúdos originais (nada de Ctrl + C e Ctrl + V!), aprofundamento do tema, frequência de postagens e, claro, o uso de palavras-chave tanto na chamada quanto no restante do material.

Com esses conceitos bem estabelecidos, a magia do marketing digital e os analistas e equipes responsáveis pela otimização das “engrenagens” de buscas pelo seu produto e marca iniciam os trabalhos. É nesse momento que algumas etapas se fazem necessárias, como a definição da persona do seu negócio; o uso de ferramentas para a análise de dados, como o Google Analytics, por exemplo e o investimento em um bom marketing de conteúdo em seu site ou marketplace, blog e redes, colocando você e/ou sua empresa como especialistas do segmento.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o tal do SEO, tenha em mente que esse termo “mágico” tem um poder estrondoso de te colocar no pódio do mundo digital. Então, se não quiser emperrar a engrenagem do seu negócio e ficar para trás, invista, sempre, no seu aprimoramento!

(*) CEO e cofundador do Instituto Brasileiro de Presença Digital

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