“Precisamos de inovação em larga escala para resolver os grandes problemas que enfrentamos”

Para Indra Nooyi, ex-presidente e CEO da PepsiCo, educação e parcerias público-privadas são o caminho para enfrentar desafios como as mudanças climáticas

  • Ana Laura Stachewski

Indra Nooyi, ex-presidente e CEO da PepsiCo (Foto: Divulgação )

O que uma alta executiva e uma ex-astronauta podem ter em comum?

A preocupação com o futuro do planeta. Em um painel online do festival SXSW nesta quinta-feira (18). Indra Nooyi, ex-presidente e CEO da PepsiCo, e Naoko Yamazaki, a segunda japonesa a ir ao espaço, debateram os caminhos possíveis para a humanidade prosperar.

Nos 12 anos em que ocupou a presidência da PepsiCo, Indra viu o que é necessário para promover transformações de impacto. A companhia se envolveu, por exemplo, em um esforço da indústria de refrigerantes para ajudar a combater o grave problema da obesidade nos Estados Unidos. A executiva sabe que o setor privado tem um papel central na solução dos problemas que desafiam a humanidade, como as  mudanças climáticas. Mas inovar da porta para dentro não é suficiente. “Precisamos de inovação em larga escala para resolver os grandes problemas que enfrentamos”, disse ela.

Nesse sentido, para Indra, a união entre empresas e governos é condição sine qua non para endereçar as grandes questões do mundo atualmente. Sua lógica é simples: o ponto forte do setor privado é a eficiência. E o da esfera pública, a escala. Dois elementos poderosíssimos quando colocados para trabalhar juntos. “Com eficiência e escala, é possível fazer mudanças acontecerem em uma dimensão muito, muito grande”, disse ela.

Sob a perspectiva de quem já viu o planeta de fora, como Naoko, engenheira e ex-astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), é preciso valorizar o que temos aqui, em nossas mãos. “Antes de ir ao espaço, eu achava que ele era muito especial”, disse ela, lembrando a viagem de 2010, como tripulante da STS-131 Discovery. “Quando fui, percebi que a Terra é que é um lugar especial O ar fresco, o cheiro do verde e todas essas sensações são elementos que parecem comuns, mas são preciosos.”

Nossa missão, a de cada um de nós, segundo Indra e Naoko, é garantir que as próximas gerações possam desfrutar dos mesmos privilégios que ainda temos hoje em dia. E isso envolve buscar formas de inovar no diálogo com aqueles que não creem nas mudanças climáticas. “Precisamos educar as pessoas de um jeito muito compreensível”, defendeu a CEO da PepsiCo. “Dizer: gente, o planeta levou bilhões de anos para se tornar o que é hoje. Vamos destruí-lo em poucos séculos se não formos cuidadosos.”

E, zelar pela natureza não faz bem apenas ao planeta, mas também aos negócios, reforçou a executiva. Os Estados Unidos gastam quase US$ 4 trilhões por ano com serviços de saúde. Com a melhoria da qualidade do ar e da água, defendeu Indra, a população pode se tornar mais saudável. “Teremos muito mais dinheiro disponível para colocar de volta na economia e fazê-la crescer”, completou. Otimista, ela crê estarmos indo na direção correta. Mas teme que a velocidade ainda não seja suficiente para evitar danos permanentes.

Indra e Naoko fazem parte Earthshot Prize Council, comitê global responsável por conceder o The Earthshot Prize – uma espécie de Prêmio Nobel do meio ambiente, como define a executiva. “Acho que premiações importam. As pessoas agem e se comportam diferente quando dizemos que há um prêmio no final”, argumentou ela. “Mas temos de ir além da mera premiação. Precisamos garantir que essas ideias vão para algum lugar e que o setor privado ajude a acelerar sua implementação.”

Apresentamos a nossa Startup Valeon aqui do Vale do Aço pensada e feita para atender às necessidades do comércio empresarial da região por não ter um produto como o que estamos apresentando. Primeiro, que muitas empresas não divulgam os seus produtos e a sua logomarca para o público alvo, segundo algumas divulgam mais não conseguem atingir a sua clientela e terceiro, muitas empresas não fortalecem o vínculo com os clientes.

Pensando nesses problemas, fizemos a nossa Plataforma Comercial Valeon para atender a demanda cada vez maior das empresas da região e a sua empresa está incluída nesse projeto e sendo uma ideia inovadora achamos que merece uma melhor apreciação dos leitores e dos empresários.

VOCÊ CONHECE A VALEON

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A Valeon possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A Valeon já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A Valeon além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a Valeon é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Nos orgulhamos de tê-los como parceiros esse tempo todo e contamos com o apoio e a presença de vocês também agora em 2021.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon