Na Costa Verde fluminense, está localizada uma das mais interessantes pontes ferroviárias do Brasil, que tem1.705m de extensão e liga a parte continental da cidade de Mangaratiba-RJ ao Terminal Integrador de Guaíba, na ilha de mesmo nome.

Neste local, além de contemplar a beleza da natureza, que foi bastante generosa, formando belas praias e muitas ilhas , é possível observar os trens com mais de 130 vagões se projetando mar adentro na Baía de Mangaratiba e por vezes, é possível enquadrar numa mesma foto dois gigantes dos transportes: trens e navios!

Os navios também tem como destino a Ilha Guaíba, onde há um porto para embarque da carga de minério.

Inaugurado em 1.973, o terminal é o ponto de descarga do trem de minério extraído em Minas Gerais.

Na ilha os vagões são descarregados utilizando um sistema chamado virador, onde os vagões são travados e virados de ponta cabeça, despejando sua carga, que é levada até o pátio de estocagem, onde uma empilhadeira de minério forma pilhas de até 8m de altura.

Quando chega a hora do embarque, a carga é levada por esteiras até os navios e por via marítima segue para mais de 30 países, sendo a China o maior consumidor.

Além do terminal de descarga dos trens e do porto, na ilha há também um prédio administrativo, uma Fazenda Marinha que promove a proteção e o desenvolvimento da biodiversidade por meio do monitoramento de espécies locais, a Estação do conhecimento que onde funcionários assistem palestras e visitantes são recepcionados. Também há um mirante com vista de 360° e um ponto de embarque / desembarque de Ferry Boats, que diariamente trazem suprimentos para o funcionamento das instalações na ilha.

Curiosamente, apesar de a concessão ferroviária para transporte do minério ser da MRS Logística, o terminal desde 2007 é operado pela Vale, e a parte mais legal é que é possível visitar as instalações gratuitamente, bastando agendar previamente.

Belo passeio para quem assim como nós é apaixonado por ferrovias!

A última curiosidade é que com muita, mas muuuuuuita sorte mesmo, também seria possível enquadrar aviões na mesma foto, já que é comum aviões da FAB cruzarem a área da baía, participando de exercícios militares.

Loading

By valeon

2 thoughts on “Na Trilha Dos Trilhos”
  1. I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was
    great. I don’t know who you are but definitely you are going to a famous blogger if
    you are not already 😉 Cheers!

Comments are closed.