Maria Augusta Orofino

Há mais recursos para promover a inovação nos negócios externamente do que qualquer empresa, independente do porte, seja capaz de criar por conta própria. A partir do momento em que se quebra com uma mentalidade de inovação completamente fechada, as organizações passam a aceitar que não só podem, como devem recorrer a ideias externas, sem perder de vista aquelas que são desenvolvidas internamente. E, por sua vez, começam a analisar com outra perspectiva seus próprios modelos de negócio.

Com isso, a inovação aberta, termo cunhado por Henry Chesbrough, tem se mostrado o caminho a ser adotado em um mundo em que respostas rápidas são essenciais frente a mudanças igualmente velozes. Em “The State of Open Innovation”, Irving Wladawsky Berger, fala sobre como a inovação aberta proposta por Henry Chesbrough transpõe o limite das quatro paredes do escritório. Dessa forma, a inovação nos negócios é gerada, acessando, aproveitando e absorvendo conhecimento externo em toda a empresa, tanto fluindo para dentro quanto para fora.

No entanto, não basta somente criar ou identificar conhecimento útil. É necessário uma infraestrutura de inovação que opere em três principais dimensões:

  • Geração: novas descobertas de tecnologias iniciam o processo que, no atual estágio, beneficiarão um pequeno número de primeiros usuários.
  • Disseminação: novas descobertas se espalham por toda organização, iniciando com os grupos de inovação e P&D até a todas as unidades da empresa que as levarão para o mercado.
  • Absorção: novos produtos e serviços são incorporados nas unidades organizacionais e modelos de negócios que possam escalar e sustentar a inovação em toda a economia.

Além disso, entre as recomendações para obter os melhores resultados com a inovação aberta, está a própria inovação do modelo de negócios. É comum que as empresas associem inovação ao desenvolvimento de novas tecnologias dentro da organização, enquanto veem o modelo de negócio como algo fixo. Porém, isso está em processo de mudança. Ter modelos de negócios adaptáveis permite obter mais valor de inovações tecnológicas.

A inovação dos modelos de negócios

Transformação digital e inovação do modelo de negócios são movimentos diferentes. De acordo com Mark Johnson, em “Reinvent Your Business Model”, a tecnologia, por si só, não importa o quão transformadora é, não é o bastante para alavancar uma empresa para o futuro. No entanto, o modelo de negócio que está por trás da tecnologia é o que conduzirá ao sucesso ou ao fracasso.

Como diz Irving Wladawsky Berger, a inovação dos negócios, especificamente dos modelos de negócios, tem sido por um longo período o domínio de startups. Mas não é o suficiente que empresas estabelecidas continuem apenas lançando produtos e serviços tendo como base seus modelos até então confiáveis. Para sobreviver em um mercado de mudanças rápidas, todas as empresas – seja qual for o tamanho ou experiência de mercado – devem ser capazes de se submeter a um processo contínuo de transformação e renovação.

Para isso, é preciso superar a pouca compreensão do seu próprio modelo de negócios, entender os pontos fortes e limitações, e identificar quando é hora de adotar um novo modelo e o que é preciso fazer para criá-lo. Mark Johnson classifica um modelo de negócios como a representação de como um negócio cria e entrega valor para um cliente enquanto também captura valor para si mesmo, realizando isso repetidamente.

Também afirma que os esforços de inovação do modelo de negócios devem se concentrar na busca de algo grandioso, como mudar o jogo em um mercado existente, criar um mercado totalmente novo ou transformar toda uma indústria.

Os riscos dos modelos de negócio

Quando se pensa em inovação nos negócios, o modelo de negócio é um ponto-chave que pode tanto se tornar um potencializador quanto, mais para a frente, um limitante. Ou seja, é capaz de liberar todo o valor potencial em uma nova inovação, mas, ao mesmo tempo, pode transformar o sucesso dessa modalidade em uma armadilha tênue para a companhia, como explica Henry Chesbrough em “Inovação aberta: como criar e lucrar com tecnologia”.

Se for eficaz, o modelo de negócio estruturará uma lógica específica própria em relação à geração de valor. Assim, por conseguinte, as oportunidades que aparecem acabam sendo vistas e avaliadas a partir da perspectiva dessa mesma lógica. Isso engloba o público-alvo, o mercado-alvo, o tamanho do mercado, os canais de distribuição, entre outros. Para exemplificar, Chesbrough traz o exemplo de uma grande empresa, Xerox, mas que pode ser aplicado a diversas outras.

Na ocasião retratada pelo autor, o modelo de negócio da Xerox que obteve sucesso acabou se tornando um impeditivo quando foi necessário reagir a outras tecnologias emergentes. Por ter funcionado tão bem com uma das suas inovações, acabou criando uma lógica interna própria. O que, mais pra frente, acabou não sendo a forma mais adequada para lidar com tecnologias que já não cabiam nesse modelo.

Por sua vez, empresas com muito menos recursos acabaram se destacando por conta dos seus modelos de negócios. No exemplo compartilhado, as companhias se sobressaíram por aplicar a inovação nos negócios por meio do impulsionamento dos recursos externos. Os modelos de negócios de cada uma determinou os elementos internos necessários para realizar a conexão com tecnologias externas.

É comum que, muitas vezes, as empresas sintam que para fazer algo, precisem fazer tudo. E, ao seguir esse pensamento, não conseguem fazer render simultaneamente as inovações de outros e as suas próprias.

Os modelos de inovação nos negócios

É possível que grandes empresas se reinventam e prosperem com modelos de negócios totalmente diferentes do que aqueles que perseguiam inicialmente. Embora, em tempos iniciais, é comum que diversas companhias dependessem apenas de esforços internos, cada vez mais vemos o quão extensa tem se tornado a parceria com terceiros e o uso de suas tecnologias. É uma evolução que aponta o caminho a ser trilhado por empresas  que buscam superar questões que as impedem de aproveitar as oportunidades oferecidas pela inovação aberta.

Mesmo grandes e bem sucedidas empresas conseguem aprender novas fórmulas. E é a partir da combinação do modelo de negócios com a inovação aberta que conseguimos encontrar a resposta que permitirá uma contínua inovação nos negócios.

A sua empresa já começou a repensar no seu próprio modelo? Identificou novos nichos onde pode inovar? Conte a sua experiência aqui nos comentários.

Maria Augusta Orofino

Consultora em Inovação, Organizações Exponenciais e Metodologias Ágeis

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas em shoppings passa pelo digital.

Para ajudar as vendas em shoppings e nas empresas a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o comércio em geral.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 100 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por 12.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por 74.000 pessoas, são valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas um ano. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para empresas, serviços e profissionais liberais.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon

196 thoughts on “Inovação nos negócios: a relação entre inovação aberta e modelos de negócios”
  1. Hey There. I found your blog using msn. This is a really
    well written article. I will be sure to bookmark it and
    come back to read more of your useful info. Thanks for the post.
    I’ll certainly comeback.

  2. As I web-site possessor I believe the content matter here is rattling magnificent ,
    appreciate it for your efforts. You should keep it up forever!
    Best of luck.

    Feel free to surf to my site: seeds prior

  3. Howdy! This blog post couldn’t be written much better!
    Looking at this post reminds me of my previous
    roommate! He continually kept preaching about this. I’ll forward this information to him.
    Pretty sure he’ll have a great read. I appreciate you for sharing!

    Also visit my website – http://www.fotosombra.com.br

  4. Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your web
    site, how can i subscribe for a blog site? The account helped me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

    Also visit my blog post: 23.95.102.216

  5. Greetings from Los angeles! I’m bored at work so I decided to
    browse your website on my iphone during lunch break.
    I love the info you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m amazed at how quick your blog loaded on my phone .. I’m
    not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, great site!

    my web site; weight loss

  6. Thanks so much regarding giving me an update
    on this matter on your website. Please realise that if a brand-new post becomes available or if perhaps
    any variations occur to the current posting, I would want to consider reading a lot more and
    knowing how to make good use of those tactics you write about.
    Thanks for your time and consideration of other people by making this blog available.

    Also visit my web site – natural skin care tip

  7. I’m curious to find out what blog system you’re utilizing?

    I’m having some small security problems with my latest blog and I
    would like to find something more secure. Do you have any recommendations?

    Also visit my blog: lose fat

  8. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was
    good. I don’t know who you are but certainly you are going to a
    famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

    Check out my web page – weed indoorshave

  9. Hey I am so happy I found your blog page, I really found you by mistake,
    while I was searching on Google for something else, Anyhow I am here now and would just like to
    say kudos for a fantastic post and a all round entertaining
    blog (I also love the theme/design), I don?t have time to
    look over it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the
    fantastic b.

    Here is my webpage :: diet solution

  10. Oh my goodness! Impressive article dude! Many thanks, However
    I am going through troubles with your RSS. I don?t
    know the reason why I am unable to subscribe to it.
    Is there anyone else getting similar RSS issues?
    Anyone that knows the solution will you kindly respond?
    Thanx!!

    Feel free to visit my web page :: self massage

  11. Thanks for finally talking about > Inovação nos negócios: a relação entre inovação aberta e modelos de negócios growing cannabis

  12. Hey there! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?

    I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with
    hackers and I’m looking at options for another
    platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    Also visit my web-site … try lucid

  13. Nice blog here! Additionally your web site loads
    up very fast! What host are you the usage of? Can I am getting
    your affiliate link in your host? I desire my website loaded up as fast as yours lol.

    Have a look at my web blog – self massage

  14. Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am having troubles with your RSS.
    I don?t understand the reason why I am unable to subscribe to it.
    Is there anybody else getting the same RSS problems? Anyone who knows the solution will
    you kindly respond? Thanx!!

    Check out my blog post: massage st kilda

Comments are closed.