Quer trabalhar com Marketing Digital? Neste post, mostramos as 23 habilidades de marketing mais importantes que a pessoa que trabalha na área ou pretende ingressar nessa carreira deve ter para se tornar um profissional de sucesso.

Dafne Braga – Rock Content

Se você abriu este artigo para ler, provavelmente é um profissional de marketing ou tem interesse em trabalhar na área. Acertei? Seja qual for o seu caso, neste artigo vamos falar sobre as 23 habilidades de marketing essenciais para o sucesso de um profissional de Marketing Digital e espero que você se identifique com todas elas!

E se você não se identificar, tudo bem! Separamos algumas dicas — que aprendemos trabalhando no marketing da Rock Content — sobre como desenvolver cada uma dessas skills e vamos apresentá-las nos tópicos descritos a seguir.

1. Paixão pelo aprendizado

Colocamos essa característica primeiro justamente porque é a partir dela que todas as outras derivam: se você quer ser um bom profissional de marketing, você tem que gostar muito de aprender.

Com a velocidade das mudanças do Marketing Digital, é obrigatório estar sempre fazendo cursos, se atualizando sobre as novas práticas do mercado, acompanhando blogs e lendo livros — sim, livros impressos também são importantes!

O marketing muda rápido, e o profissional que tiver sede de aprender sempre coisas novas certamente terá estratégias melhores e mais afinadas com as mudanças do público.

Se você quer começar a trabalhar com marketing, mas não gosta de aprender, talvez essa carreira não seja para você.

Porém, se você quer exercitar essa habilidade, coloque na sua rotina um tempinho para ler blogs, estudar e proponha metas de fazer, pelo menos, um curso novo toda a semana ou pelo menos um por mês!

Com a quantidade de material gratuito disponível na internet, você nunca terá desculpas.

2. Familiaridade com o digital

O marketing está cada vez mais imerso nas soluções digitais e para pensar em estratégias nesse contexto, é preciso que o profissional de marketing seja familiarizado com as diversas interações e possibilidades que a internet proporciona.

Como menciona nosso CMO Diego, neste artigo: “Não basta ser um usuário de redes sociais. É preciso ser, realmente, um amante desse universo. Isso significa entender as qualidades, os defeitos e buscar sempre travar a melhor relação possível.”

Comece tendo um perfil em todas as redes sociais e esteja sempre atento às novidades e atualizações que surgem.

3. Independência e dinamismo

Quem já trabalha com marketing, sabe a loucura que muitas vezes é o dia a dia e como é importante que o profissional saiba resolver, com rapidez, as crises que acontecem.

Algo que ajuda na rapidez em tomar decisões é ser independente, saber se autogerir e tomar decisões sozinho.

É sempre importante perguntar quando não souber algo, e ter a referência dos seus supervisores, mas quanto mais iniciativa e capacidade de resolver sozinho (e rápido!) os problemas que aparecerem, melhor você será como profissional de marketing.

4. Paixão por métricas

Se sua frase favorita é “não sei, sou de humanas”, e você quer trabalhar com marketing, eu tenho duas notícias: uma má e uma boa.

A má é que, para ser um bom profissional de marketing, você precisa ser apaixonado por números, acompanhar de perto o desempenho de suas campanhas e saber de cor os resultados para poder defender os investimentos em marketing.

Já a boa notícia é: nem tudo está perdido! Assim como a Liz, nossa gerente de redes sociais, conta nesse artigo, uma vida toda de humanas não quer dizer nada se você resolver se desafiar e vencer o medo dos números.

Lembra daquela vontade de aprender lá do início? É o momento de usá-la.

5. Mente analítica

Junto à fixação pelos números, é obrigatório saber interpretá-los e pensar estrategicamente como melhorá-los.

De nada adianta medir tudo o que for possível e não usar os resultados do Analytics em novos insights para melhorar os resultados da empresa.

6. Domínio das principais técnicas de Marketing Digital

Não tem jeito, para trabalhar com Marketing Digital você precisa ser expert em uma das principais práticas ou, pelo menos, ter a habilidade de se virar em várias delas.

Afinal, ser um profissional polivalente pode ser um bom ponto de partida para um cargo de gestão em marketing ou de gerente de projetos, e aí você vai precisar articular diversas estratégias diferentes, pensando no plano de marketing da empresa de forma interligada.

As principais expertises que temos hoje no Marketing Digital são:

Há, ainda, outras práticas além dessas, e novas surgem todos os dias.

Para ficar atualizado, é importante estar sempre atento, procurando certificações e cursos que possam te ajudar a decifrar essas ferramentas ou, pelo menos, saber o básico delas.

7. Facilidade de trabalhar em equipe

Como você deve ter percebido, o Marketing Digital é cheio de desafios e expertises e o profissional de marketing precisa saber trabalhar em equipe.

Uma estratégia de marketing bem-feita precisa ser integrada com o time de vendas e, para isso, o profissional deve se comunicar muito bem e colaborar para um ambiente de troca e cooperação.

Gerenciar a si mesmo, aos seus superiores e a seus colegas de equipe pode ser um desafio, mas empatia, feedbacks e clareza são importantes aliados para conseguir essa proeza!

8. Curiosidade

Você é aquela pessoa que não sossega enquanto não acha a resposta para as suas dúvidas? Que levanta à noite para pesquisar no Google uma dúvida maluca que apareceu na cabeça? Que sempre pergunta “por quê?”? Que está sempre ligado no que está acontecendo e quer participar de tudo?

Se sua resposta foi sim para a maioria das perguntas, parabéns! Há chances de você ser um bom profissional de marketing.

A curiosidade é o que nos leva a querer saber sobre tudo o que está surgindo de novo no mercado, que nos faz testar tantas vezes sem cansar, e que nos leva a querer entender cada vez mais nossa persona.

Ou seja, se você não for curioso, possivelmente vai achar a rotina do marketing chata ou estressante.

9. Empatia

Aqui, na Rock Content, gostamos desse princípio. No entanto, essa premissa não vale apenas para o Marketing de ConteúdoQualquer profissional de marketing hoje precisa de trabalhar sua empatia.

O marketing, para ser efetivo, tem que ser cada vez mais personalizado e, para isso, quem pensa em ações de marketing precisa diariamente se colocar no lugar de quem vai ser impactado por elas.

Se você for trabalhar com marketing, pode ter certeza que vai passar a maior parte do dia fazendo a seguinte pergunta: “O que será que minha persona quer?”

10. Criatividade

Essa é uma das habilidades que a maioria das pessoas associa a um profissional de marketing.

Por trás de toda campanha bem-feita, de todo conteúdo viralizado ou ação de resultado, tem alguma sacada muito boa e uma ideia que faz a gente dizer para si mesmo: “Por que eu não pensei nisso antes?”, não é mesmo?

Mas não se assuste: criatividade não é um dom divino, concedido apenas a poucos iluminados. Criatividade é um exercício.

Quanto mais você estuda, lê, joga, assiste filmes e séries, enfim, quanto mais você consome cultura e trabalha o seu crescimento pessoal e o seu capital cultural, mais repertório você terá, e é daí que saem as boas ideias!

Algo que pode ajudar também a aumentar a sua geração de bons insights é a prática de brainstorming. Depois confira este post que fizemos sobre o assunto e aprenda mais sobre a prática!

11. Organização

Para dar conta de fazer tanto e coordenar tanta coisa, é preciso ser organizado.

Não há profissional de marketing bem-sucedido que seja relapso ou desorganizado com seu tempo, seu espaço e com seu trabalho.

Desde o planejamento e criação do calendário editorial até as diversas tarefas necessárias para colocar no ar um plano de marketing, tudo precisa ser bem pensado e estruturado.

O dia a dia do profissional do marketing é dinâmico e cheio de imprevistos, mas não quer dizer que seja uma bagunça.

Até por causa dessa imprevisibilidade, quem trabalha nessa área precisa de ter tudo documentado e organizado para conseguir encontrar rápido qualquer dado ou informação que precisar.

12. Iniciativa

Algo que sempre se pergunta nas entrevistas de emprego aqui da Rock é: “O que você já fez?”. O Peçanha até comenta sobre isso num podcast. E a única resposta errada que existe para essa pergunta é: “nada”.

Mesmo que você ainda não tenha conseguido uma oportunidade para trabalhar na área, conta muito se você tocou algum projeto por iniciativa própria, como um blog ou canal do YouTube — ou se fez algo corajoso — como largar tudo e morar com monges para aprender meditação.

A propósito, esses exemplos são de pessoas reais que trabalham aqui na Rock! O Peçanha fala sobre esse caso e outras respostas curiosas no podcast abaixo.

O que importa é não ficar parado esperando uma chance cair do céu.

Por mais que às vezes a ansiedade e o medo de falhar nos paralise, sair da inércia e fazer algo, mesmo que no início nem seja rentável ou super bem-feito, pode trazer o aprendizado, a visibilidade e o know-how que você precisava para conseguir uma oportunidade.

E não é à toa que a iniciativa é valorizada por quem contrata: você precisa, e muito, dela no seu cotidiano de marketing. É ela que age como combustível das boas ideias e das ações que dão resultado. Inércia não tem lugar no mercado.

13. Conhecimento de Marketing de Conteúdo

Basicamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia em que oferecemos conteúdo de valor relacionado aos problemas que a persona tem e que ela busca como solução. O objetivo é fazer com que ela perceba que a sua empresa pode ajudá-la nesse momento.

O profissional de marketing precisa produzir materiais ricos e relevantes, capazes de envolver a audiência. Para isso, ele deve criar uma estratégia com conteúdos diferenciados de acordo com o estágio em que a persona se encontra no funil de vendas.

Para se aprofundar um pouco mais no assunto, dê uma olhada neste post em que falamos sobre como estruturar a jornada do cliente até a conversão.

14. Foco centrado no cliente

Para desenvolver uma campanha de sucesso, é importante conhecer o cliente. Isso significa pesquisar e estudar quais as suas necessidades e as suas dores. Cada negócio tem o seu público-alvo definido e o profissional de marketing precisa se atentar a isso.

Por isso, não adianta querer aplicar a mesma receita para todos os clientes. É preciso identificar essas particularidades, pois assim será possível criar uma estratégia de marketing diferenciada e com o foco naquilo que o cliente realmente precisa.

15. Visão estratégica

Ter uma visão estratégica significa definir um objetivo sobre algo — como o lançamento de um produto ou o aumento nas vendas — e fazer um planejamento para atingi-lo em um determinado tempo. Essa habilidade é essencial para desenvolver um Plano de Marketing de sucesso.

Quando o profissional entende como o negócio funciona e onde ele pretende chegar, fica mais fácil escolher, por exemplo, os canais de comunicação mais indicados para atingir a persona ou o formato de conteúdo mais apropriado para cada cenário.

16. Automotivação

Em todas as profissões, encontramos pressões por entregas e resultados, além de vários desafios pela frente, o que pode causar ansiedade e até insegurança. Quem trabalha com marketing também passa por essas situações. Nesses momentos é importante respirar fundo e ter confiança na sua capacidade.

Encare as dificuldades como uma oportunidade de crescimento profissional e mantenha o foco em suas atividades. Além disso, estabeleça metas e organize as tarefas diárias. Assim, fica mais fácil acompanhar a sua evolução e a organizar melhor o tempo — o que é essencial para aumentar a motivação e a disposição.

17. Boa comunicação

Ter boa comunicação é uma habilidade essencial para os profissionais de marketing. Entretanto, isso não significa “falar pelos cotovelos”, pois nem sempre as pessoas têm tempo disponível. Por isso, a comunicação deve ser clara, objetiva e com empatia. Isso significa se colocar no lugar da pessoa para entender o que ela precisa e trazer informações relevantes para ela.

Uma forma de desenvolver essa habilidade se dá por meio da leitura e conhecimento. Confira este post com 12 livros sobre comunicação, que traz informações importantes para quem quer se aprofundar na área.

18. Flexibilidade

Outra habilidade importante aos profissionais de Marketing Digital é a capacidade de adaptação. Isso vale tanto para as atividades do dia a dia, que podem ser bem variadas, quanto para o trato com o cliente, já que devemos estar sempre atentos às suas necessidades, o que muitas vezes significa realizar mudanças e adaptações na estratégia.

Por isso, na área de Marketing Digital, é importante que o profissional seja receptivo às novas ideias e flexível para se adaptar aos novos desafios. Para saber mais sobre o assunto, confira este post sobre o que é ser resiliente no trabalho.

19. Inteligência emocional

Nem sempre as coisas acontecem da forma que planejamos. Podemos, por exemplo, receber feedbacks negativos ou não atingir o resultado conforme o esperado. Em situações que causam estresse, é preciso cuidado para não “perder a cabeça” e falar coisas sobre as quais podemos nos arrepender depois.

Portanto, quando algo sai do controle, é preciso ter inteligência emocional e trabalhar os sentimentos para que eles não interfiram de forma negativa no ambiente de trabalho.

Veja este post que fala sobre a diferença entre a síndrome de burnout e o estresse e saiba como evitar essas situações.

20. Visão holística

De acordo com o Dicionário Online de Português (Dicio), a definição para a palavra holístico é a seguinte: “Que considera o todo não somente como uma junção de suas partes; que busca entender os fenômenos por completo, inteiramente.”

Para quem trabalha com Marketing Digital, esse conceito significa perceber o quanto as outras áreas da empresa interferem nas ações de marketing e como o cenário atual do mercado pode afetar a estratégia desenvolvida para um cliente.

Na prática, ter uma visão holística ajuda a identificar problemas e a encontrar o melhor caminho para desenvolver uma estratégia de sucesso.

21. Liderança

Muitas vezes precisamos da ajuda de outras pessoas para realizar nossas entregas, afinal o trabalho de Marketing Digital é feito por um time de profissionais. Uma das características de um líder é obter, de forma espontânea, o melhor desempenho de seus colaboradores. Isso é conquistado com uma série de atitudes, como dar bons exemplos e ser colaborativo com outras pessoas do time.

Para ter um perfil de liderança não é preciso ocupar um cargo de chefia. Na prática, uma pessoa com essa habilidade, mesmo que não seja chefe, consegue ter o carisma necessário para ter uma boa convivência no ambiente de trabalho e realizar boas entregas.

22. Estar a par do que acontece no mercado

O mercado está sempre em constante mudança, mesmo porque diversos fatores influenciam essas modificações, como o surgimento de novas tendências e até mesmo as crises que ocorrem de forma regional ou global.

Por isso, quem trabalha com Marketing Digital deve ficar de olho no mercado. Dessa forma, poderá adequar as estratégias de acordo com as novas tendências ou se antecipar a elas.

E por falar em tendências, confira este post com as 10 maiores tendências de Marketing Digital que realmente vale a pena apostar.

23. Interpretação de dados

Como mencionamos em um tópico anterior, é importante fazer o acompanhamento de métricas. Também é preciso realizar a análise e interpretação de dados para avaliar e planejar estratégias de sucesso.

Existem inúmeras ferramentas no mercado que o profissional de marketing pode utilizar para fazer a interpretação dos dados e extrair informações relevantes para a obter um melhor desempenho. Veja neste post como fazer a coleta de dados e conheça algumas ferramentas para isso.

E aí? Agora que conferiu todas as habilidades de marketing que um profissional da área precisa ter, já se sente motivado para trabalhar com Marketing Digital? Se identificou bastante com todos os pontos?

Então, corre lá na Rock University, e aproveite a chance de fazer um curso completo, e totalmente gratuito, de Marketing de Conteúdo!

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