Presentes que proporcionem conexão emocional à distância devem continuar em alta. Confira como ganhar dinheiro na data

  • Paulo Gratão

Dia das Mães (Foto: Ariel Skelley / GettyImages)

Em poucas semanas será comemorado o Dia das Mães, a segunda data mais importante no calendário anual do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações serão limitadas, por conta da pandemia do novo coronavírus, e os empreendedores precisarão se desdobrar para conseguir girar o estoque e ganhar dinheiro na data.

Ao longo do ano passado, as empresas tiveram alguns aprendizados importantes que podem prepará-las melhor para faturar na data neste ano. Será necessário oferecer os produtos para o consumidor por meios digitais, mesmo em cidades em que o comércio já esteja liberado, e adequar o mix de produtos ao momento atual, em que presentes com apelo emocional, que busquem conectar, mesmo que à distância, ainda são importantes.

“Assim como vimos no primeiro ano da pandemia, a distância física fez com que a busca por conexão ficasse mais latente nas pessoas e isso fica ainda mais forte quando se trata das mães. Então, produtos mais pessoais e voltados ao bem-estar devem estar em alta”, explica Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, especializado em franquias e varejo.

A especialista elencou algumas dicas para que as pequenas empresas, desde as que vendem produtos apenas pela internet ou as que têm lojas em shopping centers, consigam driblar os desafios e faturar no Dia das Mães em 2021. Confira:

1. Utilize seu capital social

Uma das lições aprendidas ao longo do ano passado é que os empreendedores podem contar com as redes de relacionamento da própria equipe para incrementar o faturamento. “Nesse sentido, estamos falando de toda a capacidade de multiplicação de catálogos, promoções e ações exclusivas que o time pode proporcionar para a empresa ao utilizar a força da sua rede de contatos”, sugere Bittencourt.

2. Use e abuse de canais digitais de venda

Mesmo se a loja estiver aberta, o delivery ainda deve ser um canal importante, pois o consumidor experimentou e gostou da conveniência de receber as compras em casa ou retirar no drive-thru, por exemplo.

Turbine o e-commerce próprio ou procure entrar (se já não estiver) em um marketplace já estabelecido, que possa ajudar a ganhar visibilidade. “Ficou claro que a estratégia de venda online é garantia de receita adicional e não concorrência ao canal físico”, explica a especialista.

Além do delivery, utilize as redes sociais para se comunicar com o consumidor, seja com posts, lives ou até o live commerce, que é uma forma de apresentar conteúdo relevante e comprável ao mesmo tempo.

3. Antecipe a demanda e evite altos estoques de produtos

No ano passado, a maior parte das lojas físicas estava fechada durante a semana que antecedeu o Dia das Mães, com isso as compras foram quase totalmente feitas por canais alternativos.

Neste ano, é possível que o empreendedor precise dividir a atenção entre a loja física e as compras online. Para não sobrecarregar o delivery nos últimos dias que antecedem a data, a dica é tentar adiantar os pedidos o máximo que for possível, com campanhas de descontos ou kits promocionais para compras antecipadas, por exemplo.

“Não é tarefa fácil, mas é possível. O empresário precisa se equilibrar e estar abastecido – sem estar super estocado. Loja com estoque parado no cenário atual é algo para se evitar ao máximo”, explica Bittencourt.

4. Controle o fluxo na loja

Os dias que antecedem o Dia das Mães costumam levar multidões às compras. No entanto, é importante se atentar aos riscos de aglomerações, que podem colocar o seu negócio e a saúde pública em risco.

Os empreendedores precisarão respeitar as limitações máximas de ocupação nos espaços físicos, de acordo com as regulamentações locais. Para isso, podem recorrer a estratégias como o estímulo às vendas digitais, com live commerce, por exemplo; agendamento prévio de atendimento na loja; ou aplicativos de fila digital.

5. Aposte na personalização

A especialista explica que os melhores promotores que uma marca pode ter atualmente são os próprios clientes. Dessa forma, uma entrega consistente, com atendimento de excelência, e adicionais, como um produto bem embalado e outros detalhes que podem fazer a diferença geram recomendações e podem até virar posts nas redes sociais. “Vale o alerta de que uma entrega desastrosa pode ter o mesmo efeito, porém com impacto negativo”, aconselha Bittencourt.

Uma dica adicional: Vale ressaltar que todas as oportunidades para reforçar o caixa nesse momento são importantes. Fique de olho em promoções de fornecedores ou condições especiais para uso de aplicativos de delivery ou de maquininhas de pagamento e PIX. Nessa semana, por exemplo, o Mercado Pago anunciou taxa zero para clientes que usarem a maquininha Point Pro2 para link de pagamento ou Código QR para as vendas na data comemorativa.

A Plataforma Comercial da Startup Valeon é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.

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A Plataforma Comercial Valeon veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

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Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wp)

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Site: https://valedoacoonline.com.br/

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By valeon

2 thoughts on “5 dicas para seu negócio vender mais no Dia das Mães em 2021”
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