A fundação XPRIZE do empresário anunciou os detalhes de uma nova competição de captura de carbono que visa combater a maior ameaça para a humanidade

RED – PEGN    

Elon Musk  (Photo by Britta Pedersen-Pool/Getty Images) (Foto: Getty Images)

No mês passado, Elon Musk prometeu US $ 100 milhões para financiar uma competição de captura de carbono. Nesta segunda-feira, a fundação XPRIZE de Musk deu alguns detalhes de como exatamente o dinheiro será dividido.

Espera-se que os participantes construam e demonstrem maneiras de “extrair dióxido de carbono diretamente da atmosfera ou dos oceanos” e bloquear o CO2 “permanentemente de forma ambientalmente benigna”, disse o XPRIZE ao anunciar a competição.

Para vencer, as equipes devem mostrar que podem dimensionar suas ideias para “níveis de gigatoneladas” de remoção de dióxido de carbono. Detalhes sobre como os competidores serão julgados ainda não estão claros, mas é certo que eles serão avaliados em vários critérios, incluindo “quantidade de CO2 removida, análise do ciclo de vida do processo de remoção, eficiência energética, pegada da terra e capacidade de captação e armazenamento.

O eventual vencedor não receberá todos os $ 100 milhões. Após um período de avaliação de 18 meses, os 15 melhores candidatos receberão US $ 1 milhão cada um para construir “demonstrações em grande escala”. Desses 15, o grande vencedor receberá US $ 50 milhões, o segundo colocado US $ 20 milhões e o terceiro colocado receberá US $ 10 milhões.

Os US $ 5 milhões restantes serão distribuídos como bolsas de estudo de US $ 200.000 para equipes de alunos. Musk falou pela primeira vez sobre o prêmio no final de janeiro, logo depois de ultrapassar oficialmente o CEO da Amazon, Jeff Bezos, para se tornar o homem mais rico do mundo.

https://a28432ddad8a35cc07f84cd31120bc43.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html A competição não se limita à tecnologia. “Qualquer solução de carbono negativo é elegível: baseada na natureza, captura direta de ar, oceanos, mineralização ou qualquer outra coisa que sequestra CO2 permanentemente”, disse XPRIZE. O plantio de florestas é um exemplo de projeto de captura de carbono.

As inscrições serão abertas no Dia da Terra, 22 de abril de 2021. A competição durará 4 anos até o Dia da Terra 2025.

A XPRIZE observou que todos os detalhes da competição são “preliminares e sujeitos a alterações”. “Queremos causar um impacto verdadeiramente significativo. Negatividade do carbono, não neutralidade”, disse Elon Musk em um comunicado.

“Esta não é uma competição teórica; queremos equipes que construam sistemas reais que possam ter um impacto mensurável e escalar até um nível de gigatonelada. O que for preciso. O tempo é essencial”, acrescentou.

Um estudo de dezembro publicado na revista Scientific Reports disse que a tecnologia de captura de carbono seria vital para combater as mudanças climáticas, mesmo se os humanos parassem de emitir emissões, e estimou que teríamos que sugar 33 gigatoneladas (36,5 bilhões de toneladas) de dióxido de carbono. da atmosfera todos os anos.

XPRIZE já concedeu algum dinheiro por meio de suas outras competições. Em 2019, deu a uma equipe de cientistas US $ 4 milhões para mapear o fundo do mar.

Significado de Dióxido de Carbono (CO2)

O que é Dióxido de Carbono (CO2):

Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.

A atmosfera, camada de proteção da Terra, é formada por uma mistura de gases, entre eles, o nitrogênio que compõe 78,08% do ar, o oxigênio que compõe 20, 94% e o dióxido de carbono que compõe apenas 0,03% do ar atmosférico.

O dióxido de carbono é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, pois forma uma camada que impede que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor se dissipe no espaço, o que garante as condições de temperatura e clima necessários para a existência da vida na terra.

Como outros gases, o gás carbônico pode passar para o estado líquido ou para o estado sólido, se submetido a altas temperaturas negativas. O gás carbônico sólido, o chamado gelo seco é usado na refrigeração de vários alimentos, em extintores de incêndio e em efeitos especiais.

O dióxido de carbono é o gás usado, em refrigerantes, águas gaseificadas e também na composição de comprimidos efervescentes, responsável pela formação das bolhas que se desprendem desses produtos.

Fontes emissoras do dióxido de carbono

O dióxido de carbono, além de entrar na atmosfera através da respiração dos animais, é resultado também das atividades humanas que vêm elevando a concentração do dióxido de carbono, como de outros gases estranhos a ela, como o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, entre outros, causando desequilíbrios na composição atmosférica.

A queima de combustíveis fósseis, substâncias de origem mineral, formadas pelos compostos de carbono, entre eles, o carvão mineral, o gás natural e os derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, usados para gerar energia elétrica e movimentar veículos de transporte, são os grades responsáveis pela emissão do dióxido de carbono na atmosfera, causando poluição e alteração no equilíbrio térmico do planeta, provocando mudanças no efeito estufa e no aquecimento global.

O desmatamento provocado pela queima das florestas também afeta o equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera, pois além de liberar o gás pela queima da madeira, reduz o número de árvores responsáveis pela fotossíntese, que absolve o CO2 da natureza.

Loading

By valeon