Câmara dos Deputados

Por
Rodolfo Costa – Gazeta do Povo
Brasília

Deputado Filipe Barros (PSL-PR) é o relator da PEC do voto impresso auditável| Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputadosnaja

Relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) 135/2019, que torna obrigatória a impressão do voto para auditagem, o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) quer concluir em duas semanas uma rodada de conversas com todos os líderes partidários da Câmara e seus respectivos presidentes nacionais. O objetivo é conseguir o máximo de apoio à PEC do Voto Impresso.

Barros afirma que pretende concluir seu relatório até o fim de junho. “É o meu cronograma inicial, para que o texto seja aprovado no começo de julho tanto na comissão especial e no plenário, para enviar ao Senado em seguida”, afirma. Para que o voto impresso valha nas eleições de 2022, a PEC tem de ser aprovada na Câmara e no Senado até o início de outubro — um ano antes do pleito, conforme determina a legislação eleitoral.

O parlamentar deixa claro, contudo, que o prazo está sujeito à evolução do debate do voto impresso auditável no colegiado. Ou seja, se a comissão entender ser necessária mais audiências públicas e, consequentemente, isso prorrogar os trabalhos, ele não fará objeções em postergar a apresentação de seu parecer.

Por que a prioridade inicial do relator em falar com líderes e presidentes
Para fechar o parecer até junho e assegurar a previsibilidade dos trabalhos dentro do plano de trabalho proposto por Filipe Barros, ter o apoio ou diminuir a rejeição dos partidos é considerado imprescindível pelo relator. Por isso ele vai procurar os líderes partidários.

“A conversa com os líderes e presidentes [de partidos] ajuda 100% porque temos um prazo apertado caso o Parlamento entenda pela aprovação e pela aplicação disso [o voto impresso auditável] para 2022. E, portanto, nós temos que levar ao plenário tanto da comissão especial e da Câmara um texto que tenha sido construído de consenso”, explica o relator.

“Consenso é a minha palavra-chave. E precisamos chegar a esse consenso não apenas entre o Parlamento, parlamentares e partidos. Mas, também, com o STF [Supremo Tribunal Federal] e o TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”, diz Barros. No passado, o STF já derrubou a implantação do voto impresso alegando inconstitucionalidade porque haveria brecha para a violação do sigilo do voto.

O que esperar sobre o plano de trabalho da comissão do voto impresso
Até a apresentação do parecer, a comissão especial deve discutir o voto impresso auditável com a presença de autoridades e especialistas em pelo menos seis audiências públicas na Câmara.

Após os debates, o plano de trabalho de Filipe Barros prevê espaço na agenda para outras reuniões do colegiado, sem audiências, para condensar o que foi discutido pelos convidados.

Além dessas seis audiências públicas da Câmara, Barros acrescentou a seu plano de trabalho a possibilidade de o colegiado discutir o voto impresso auditável em audiências nos estados. É comum em PECs a discussão fora do Parlamento, a fim de levar a proposta à população e obter um retorno das pessoas sobre o assunto.

O relator vai sugerir a realização de cinco audiências nos estados, uma em cada região do país. No Sul, Barros diz que sua intenção é levar o debate ao Paraná. De toda forma, essa sugestão tem que ir a votação e ser aprovada pela maioria da comissão.

“Até dá para intercalar [as audiências], fazer uma por semana. Dá exatamente o número de semanas em que queremos entregar o relatório. Uma ou duas por semana, no máximo, acho viável. Mas repito: é algo aprovado pelo plenário. Se a maioria entender não fazer nenhuma [audiência nos estados], assim será”, destaca.


Relator defende audiências públicas em “blocos” temáticos
Das audiências públicas previstas na Câmara, Filipe Barros pensa em ouvir diferentes autoridades e especialistas. Além do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, ele afirma que prepara requerimentos para convidar membros da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Barros defende a construção de “blocos” para ouvir especialistas e autoridades de uma determinada área em uma mesma audiência. Como, por exemplo, uma sessão específica para a “comunidade jurídica”, onde estariam a PGR e a AGU, e outra para debater a questão orçamentária, e uma terceira para discutir assuntos técnicos.

Os debates orçamentários e jurídicos, com a participação da PGR, serão fundamentais para evitar problemas à frente. Afinal, são os principais focos de resistência da matéria. Quando a maioria do STF derrubou em definitivo o voto impresso auditável, tomou a decisão com base em uma contestação de inconstitucionalidade apresentada pela ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge.

Barros avalia, contudo, que a PEC 135/19 não tem as mesmas falhas da matéria aprovada pelo Congresso em 2015. “A Raquel Dodge estava certa naquele momento, porque o texto aprovado pelo Parlamento naquela oportunidade não era claro quanto à inviolabilidade do voto, era muito aberto e não era claro quanto a essa questão”, avalia.

A ideia de audiências em “blocos” ainda está sendo articulada com o presidente da comissão especial, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR). “Se vamos colocar todo mundo de uma mesma área em uma audiência ou vamos fazer audiências separadas, tudo isso quem decide é o presidente”, explica Barros. Ele garante, contudo, que a relação entre eles dois é boa.

Inclusive, todos os contatos com líderes e presidentes partidários estão sendo articuladas pelos dois. “Essas conversas estão sendo todas ‘tabeladas’ entre eu e o Paulo. Fim de semana liguei para ele. Vamos tentar marcar uma reunião com o ministro Barroso. Todos esses diálogos estamos fazendo juntos”, diz Barros.

VEJA TAMBÉM:
Opinião a favor: por eleições confiáveis, livres e justas
Opinião contra: salto para o passado
Voto impresso pode ser aprovado até setembro, diz presidente de comissão especial da Câmara
O que o relator protocolou na comissão do voto impresso
Dos 15 requerimentos a serem votados na comissão especial, quatro são de Filipe Barros. Um deles, propõe o convite do novo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente da Costa Júnior. Ele assumiu o cargo neste mês, em substituição a Giuseppe Janino, que comandou a secretaria por 15 anos.

Conhecido por ser o “pai” da urna eletrônica, Janino ocupa, agora, a função de assessor especial no gabinete da presidência do TSE. Além de Costa Júnior, Filipe Barros convida no mesmo requerimento algum representante designado da Organização dos Estados Americanos (OEA), que costuma observar as eleições no continente.

Em outro requerimento, o relator convida o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do TSE, e Igor Tobias, funcionário da Corte Eleitoral. Em um outro requerimento, Barros pede ao TSE informações referentes aos contratos firmados pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

O quarto requerimento de Barros solicita a realização de visita em todos os locais de produção de software, contratação, instalação de arquivos e demais sistemas de validação do voto eletrônico auditável. Além dessas solicitações, o relator articula convites para escutar especialistas em construção e programação de urnas específicas para o voto impresso auditável.

NEWSLETTER REPÚBLICA

Assuma o controle do debate
Receba sem custos emails que traduzem a nova política

QUERO RECEBER
Autoridades e especialistas: quem foi escutado e quem será
A primeira audiência pública ocorreu na última quinta-feira (20). Participaram como convidados o engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico Amílcar Brunazzo e o especialista em Direito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) Ângelo Soares Castilhos.

Por causa da ordem do dia da Câmara, cinco requerimentos para o convite de especialistas e autoridades não foram votados. Caso sejam aprovados na próxima sessão do colegiado, estarão convidados para participar das próximas audiências públicas o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), quatro especialistas e cinco ex-autoridades.

Entre os especialistas, três são professores: Daniel Falcão, especialista em Direito Eleitoral do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); Pedro Dourado de Rezende, da Universidade de Brasília (UnB); Marcos Simplício, da Universidade de São Paulo (USP). O outro é o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos de Almeida Camargo.

Das ex-autoridades, uma delas é Carlos Mário Velloso, ex-ministro do STF e TSE. As outras quatro são ex-parlamentares: Protógenes Pinheiro Queiroz (sem partido), ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado; Roberto Requião (MDB-PR), ex-senador; Janete Capiberibe (PSB-AP), ex-deputada; e Brizola Neto (PDT-RJ), ex-deputado e ex-ministro.

Os outros requerimentos a serem votados sugerem convites para: Felipe Marcelo Gimenez, o ex-procurador-geral do estado de Mato Grosso do Sul; Waldir Nuevo Campos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); Nelton Agnaldo Moraes dos Santos, desembargador do TRE-SP; e Roberto Heinrich, engenheiro e diretor da Associação Grita.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/voto-impresso-auditavel-pec-relator-filipe-barros-votacao-julho/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon

83 thoughts on “Relator da PEC do Voto Impresso Auditável quer votar proposta em julho”
  1. Every weekend i used to go to see this site, for the reason that i want enjoyment, for the reason that this this website conations
    actually good funny stuff too.

  2. This web site truly has all of the info I wanted concerning this subject and didn’t know who
    to ask.

  3. Hello there, just became aware of your blog through Google, and
    found that it’s truly informative. I am going to watch out for brussels.

    I?ll appreciate if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your
    writing. Cheers!

    My blog Primiene Review

  4. Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I will make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll definitely comeback.

  5. You actually make it appear so easy together with your presentation however I find this
    matter to be really one thing that I believe I’d never
    understand. It sort of feels too complex and very extensive for me.
    I am looking ahead for your next put up, I’ll attempt to get the grasp
    of it!

    My page: SynoGut Side Effects

  6. You really make it seem really easy together with
    your presentation but I to find this topic to be really something which I feel I would never
    understand. It kind of feels too complex
    and very extensive for me. I’m having a look forward for your subsequent publish,
    I will attempt to get the hang of it!

    my blog post: True Burn Keto Reviews

  7. Thank you for your site post. Thomas and I have already been saving for our
    new guide on this issue and your post has made us to save our
    own money. Your notions really clarified all our concerns.
    In fact, above what we had known previous to the time
    we came upon your amazing blog. My spouse and i
    no longer have doubts and a troubled mind
    because you have attended to our own needs right here.
    Thanks

    Also visit my web site; Sparkling Pure CBD Review

  8. You really make it seem so easy along with your presentation but I find this topic
    to be really something that I feel I would by no means understand.
    It seems too complicated and very broad for me. I’m looking ahead in your subsequent post,
    I will attempt to get the hang of it!

    my page; Keto Speed

  9. Hi there! I could have sworn I’ve been to this
    blog before but after browsing through some of
    the post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely glad
    I found it and I’ll be book-marking and checking back often!

  10. I have read some just right stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting.
    I surprise how much effort you put to make such a
    fantastic informative website.

  11. Greetings, I do believe your site could possibly be having browser compatibility
    problems. When I take a look at your blog in Safari,
    it looks fine however, when opening in IE, it’s got some overlapping issues.
    I simply wanted to provide you with a quick heads up! Apart from
    that, fantastic blog!

    Also visit my web site; Bio Shed Keto Review

  12. Great beat ! I would like to apprentice at the same time as you amend your web site,
    how could i subscribe for a blog site? The account aided me
    a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea.

    my blog: Aizen Power

  13. Hello there! I know this is kinda off topic however I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog article or vice-versa?
    My site covers a lot of the same subjects as yours and I think
    we could greatly benefit from each other. If you are interested feel free to send me an email.

    I look forward to hearing from you! Great blog by the way!

    Stop by my page … Evo Naturals Hemp Gummy Bears

  14. My partner and I stumbled over here by a different website and thought I might as well check things out.
    I like what I see so now i am following you. Look forward to looking over your web page repeatedly.

  15. I am in fact happy to glance at this website posts which includes tons of
    valuable information, thanks for providing such information.

    Also visit my blog post … Moscatcher

  16. When someone writes an post he/she maintains the thought of a
    user in his/her mind that how a user can know it.
    Thus that’s why this piece of writing is great. Thanks!

  17. Wow, that’s what I was looking for, what a
    information! existing here at this webpage, thanks admin of this website.

  18. Hi! Do you know if they make any plugins to protect against
    hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked
    hard on. Any recommendations?

  19. That is very attention-grabbing, You are an overly skilled blogger.

    I have joined your feed and stay up for looking for extra
    of your excellent post. Also, I’ve shared your website in my
    social networks

    Also visit my web page; Green CBD Gummies

  20. Link exchange is nothing else except it is just placing the
    other person’s blog link on your page at proper place and other person will also do similar in support of you.

  21. It’s going to be finish of mine day, however before ending I
    am reading this great post to increase my knowledge.

    Feel free to visit my web page Viking XL Keto (Rosemarie)

  22. What a stuff of un-ambiguity and preserveness of precious know-how on the topic of unpredicted emotions.

Comments are closed.