Colaboracionistas

Por
Tiago Cordeiro – Gazeta do Povo

Membros do Grupo Treze, ou Trzynastka, que atuava infiltrando espiões nos grupos judeus insurgentes, que debatiam formas de reagir à opressão nazista no Gueto de Varsóvia. Os rebeldes eram então chantageados ou agredidos| Foto: Wikimedia Commons

Político com formação em engenharia, o judeu polonês Adam Czerniaków acreditava que poderia fazer a diferença e cuidar de seu povo negociando com os nazistas. Membro do Senado da Polônia desde 1930, em 1939 ele aceitou o cargo de chefe do Conselho Judaico, o Judenrat, responsável por gerenciar as atividades do Gueto de Varsóvia.

De um lado, ele precisava acatar as orientações alemãs e implementar políticas de contenção dos insatisfeitos — posicionou-se de forma contrária às tentativas de rebelião armada, por exemplo, por acreditar que ações violentas só aumentariam a repressão.

De outro, tentava negociar melhores condições de vida, especialmente na alimentação. Afinal, eram 400 mil pessoas vivendo espremidas em uma área de apenas 3.400 metros quadrados. Algumas de suas reuniões eram filmadas, para que os alemães demonstrassem que o gueto contava com o apoio de lideranças judaicas.

Em 23 de julho de 1942, Czerniaków desistiu de continuar tentando convencer os nazistas a tratar os judeus com dignidade. Ao perceber que seria obrigado a produzir listas de pessoas que seriam enviadas para os campos de extermínio, num ritmo de 6 mil vítimas por dia, incluindo crianças, ele ingeriu uma cápsula de cianeto e se matou.

Deixou um bilhete para a esposa em que dizia: “Pediram-me para matar o meu povo e as minhas crianças com minhas próprias mãos, mas isso é algo que simplesmente não posso fazer. Tentei de tudo, mas agora só me resta morrer!” No dia seguinte, as deportações começaram.

Estima-se que 350 mil dos judeus mantidos no gueto seriam mortos antes da rendição da Alemanha na Segunda Guerra. O político polonês deixou uma coleção de diários, publicados posteriormente, e sua história foi relatada no filme Insurreição, de 2001 – seu papel foi interpretado por Donald Sutherland.

O caso de Adam Czerniaków ilustra a inviabilidade de negociar com os nazistas. Afinal, eles tinham planos claros, declarados desde a década de 1920, de exterminar os judeus da face da terra. Colocado no mesmo posto, mas na Lituânia, Jacob Gens se viu diante dos mesmos dilemas.

Adotou uma estratégia mais polêmica, que incluía sugerir a substituição de nomes incluídos nas listas de assassinatos ou deportações — nestas trocas, ele tentava salvar vidas de pessoas que consideravam mais inocentes, como crianças. Gens acabou sendo morto à bala em 1943, dias antes de o gueto ser encerrado e a maioria de seus moradores enviados a campos de extermínio. Não teve a chance de ver a concretização de seu maior sonho: a reinstalação de um estado autônomo de Israel.

Mas nem todos os judeus que tentaram se relacionar, de alguma forma, com os alemães tinham as boas intenções de Czerniaków ou de Gens.  Aliás, em suas origens, o Partido Nazista contou com o apoio da Associação dos Nacional-Judeus Alemães, fundada em 1921 por um antissemita de origem judaica chamado Max Naumann. Ele dirigiu o grupo até 1926, e novamente entre 1933 e 1935, quando o governo de Adolf Hitler proibiu a existência da instituição.

Naumann, que defendia a aniquilação dos judeus do Leste Europeu e a incorporação dos judeus alemães ao ideário nazista, chegou a ser preso pela polícia alemã, numa época em que ele defendia, em artigos na imprensa, que os judeus eram bem tratados na Alemanha.

Apoio ao opressor
Muitos outros colaboracionistas apoiaram o regime nazista. Judeus que trabalhassem em hospitais e fábricas alemãs foram os últimos a seguir para campos de extermínio. Por alguns anos, os membros da Polícia Judaica do Guetos, uma organização paramilitar mantida pelos nazistas para reforçar a repressão sem utilizar soldados alemães que podiam ser enviados para o esforço de guerra, contaram com uma série de privilégios, para si e para suas famílias.

Nos campos de extermínio, a mesma estratégia de reduzir a necessidade de homens alemães foi utilizada com sucesso. Os guardas convocados entre os presos, inclusive judeus, eram chamados de kapos. Contavam com alimentação melhor, assim como quartos um pouco mais espaçosos, e escapavam dos maus tratos. Esses guardas utilizavam uma braçadeira ou um crachá. Em geral, não tinham direito a porte de arma.

Depois da Segunda Guerra, muitos dos guardas de campo de concentração teriam dificuldades em ser aceitos pela comunidade judaica. Foi o caso da ativista comunista polonesa Eliezer Gruenbaum, que lutou na Guerra Civil Espanhola, foi presa por suas atividades políticas e atuou como kapo em Auschwitz. Acusada de colaborar com os nazistas, ela se defenderia alegando que a própria comunidade preferia que os guardas fossem judeus, uma forma de tentar reduzir os episódios de violência.

Outros colaboracionistas agiam de forma extraoficial. O chamado Grupo Treze, ou Trzynastka, atuou infiltrando espiões nos grupos insurgentes, que debatiam formas de reagir à opressão nazista no Gueto de Varsóvia. Os rebeldes eram então chantageados ou agredidos.

Liderado pelo judeu Abraham Gancwajch, o grupo ainda mantinha um bordel dentro do gueto. Funcionar como uma polícia secreta de apoio aos nazistas não ajudou muitos desses colaboradores, que acabariam executados em algum momento. Gancwajch fundaria ainda um outro grupo, o Żagiew, que chegou a manter mais de mil judeus que atuavam como espiões a serviço da Gestapo, a polícia secreta nazista.

Espiã freelancer
Outros judeus buscariam proteção em meio à Alemanha nazista agindo sozinhos. Stella Goldschlag, por exemplo, alcançou espaço entre as lideranças do partido com seu esforço individual de investigar e denunciar judeus que tentavam se esconder da perseguição.

Sua família de classe média havia sido vítima de perseguição. O pai, Gerhard Goldschlag, perderia o emprego por ser judeu, e em 1938 tentaria, sem sucesso, tirar a esposa e os filhos da Alemanha. Submetida a trabalhos forçados em uma fábrica, em 1942 Stella conseguiu forjar documentos para omitir sua origem judaica. Loira e de olhos azuis, tentou se passar por ariana.

Não deu certo, e ela acabou presa em 1943, junto dos pais. Torturada e ameaçada de ver os pais serem assassinados, ela concordou em atuar como espiã. Começou a circular em Berlim, dizendo que havia escapado dos nazistas, e então passou a se encontrar com amigos judeus.

As informações que coletava eram fornecidas à Gestapo, que também comunicava pistas de pessoas para que ela investigasse, aproveitando de seu acesso à comunidade judaica. Estima-se que a jovem provocou algo entre 600 e 3 mil prisões de judeus.

A promessa feita pelos nazistas, de que sua família seria poupada caso ela colaborasse, não foi cumprida. Os pais foram levados ao campo de Theresienstadt, e dali para Auschwitz, onde morreram.

Seu marido e toda a família também seriam enviados a Auschwitz. Stella continuaria colaborando com a Gestapo até março de 1945. E casaria-se uma segunda vez, também com um judeu colaborador dos nazistas, Rolf Isaaksohn. Cometeria suicídio em 1994, lançando-se da janela de seu apartamento em Freiburg.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/a-triste-historia-dos-judeus-que-colaboraram-com-o-nazismo/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon

166 thoughts on “A triste história dos judeus que colaboraram com o nazismo”
  1. Because the admin of this website is working, no uncertainty
    very quickly it will be renowned, due to its quality contents.

    Feel free to visit my web-site :: best skin

  2. This blog was… how do you say it? Relevant!!
    Finally I’ve found something which helped me. Appreciate
    it!

  3. It’s awesome in favor of me to have a website, which is useful
    in support of my experience. thanks admin

  4. Hey! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha
    plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours
    and I’m having problems finding one? Thanks a lot!

  5. I got this web site from my pal who informed me about this web site and now this time I am visiting this site and reading very informative
    articles here.

  6. Nice post. I was checking continuously this blog and I’m inspired!
    Extremely helpful information specially the last section 🙂 I handle
    such info a lot. I was seeking this particular information for a long time.
    Thanks and good luck.

    my web blog; buy seeds online

  7. Greetings from Ohio! I’m bored to tears at work so I decided to check out your blog on my
    iphone during lunch break. I enjoy the info you present here and can’t wait to take
    a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog
    loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI,
    just 3G .. Anyways, good blog!

    Feel free to surf to my web blog :: oil pulling saves teeth

  8. It’s going to be end of mine day, however before ending
    I am reading this great article to increase my know-how.

  9. Thank you, I have just been looking for info about this subject for a while and yours
    is the greatest I’ve discovered so far. However,
    what about the conclusion? Are you positive concerning the supply?

    My web page – diet plan

  10. Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your web site is magnificent,
    as well as the content!

  11. I’m really enjoying the theme/design of your weblog. Do you ever run into any
    internet browser compatibility problems? A number of my blog visitors have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks great in Opera.
    Do you have any advice to help fix this issue?

    Here is my website hemp seed sprouts

  12. Fantastic beat ! I would like to apprentice at the same time as you amend your
    website, how can i subscribe for a blog web site? The account helped me a acceptable deal.
    I were a little bit acquainted of this your broadcast provided bright transparent idea

    Also visit my site – big weight loss

  13. What i do not realize is in reality how you’re now not really much more neatly-favored than you may be right now.
    You’re so intelligent. You understand thus considerably in the case of this
    matter, made me individually believe it from so many numerous angles.
    Its like men and women don’t seem to be involved except
    it is one thing to do with Woman gaga! Your personal stuffs nice.

    At all times maintain it up!

    Also visit my web-site – cleveland clinic diet

  14. Hi there everybody, here every one is sharing these kinds
    of know-how, thus it’s nice to read this webpage,
    and I used to pay a quick visit this webpage everyday.

  15. Thank you for sharing your thoughts. I really appreciate your efforts and I am
    waiting for your next post thank you once again.

  16. Thank you, I’ve just been searching for info about
    this topic for a long time and yours is the best I have discovered till now.
    However, what in regards to the bottom line? Are you positive in regards to the
    source?

    Also visit my web site; fad diets bullshit

  17. Excellent way of telling, and pleasant post
    to get data on the topic of my presentation focus, which
    i am going to present in university.

    Here is my site: Juliana

  18. Hey I know this is off topic but I was wondering if you
    knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet
    my newest twitter updates. I’ve been looking for a
    plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to
    your new updates.

    Also visit my web page http://www.apparent.bookmarking.site

  19. I have been browsing online more than 3 hours today, but I never discovered any interesting article
    like yours. It’s beautiful worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content
    material as you did, the net shall be a lot more useful
    than ever before.

    Feel free to surf to my website; eczema remedies

  20. I’m extremely impressed together with your writing talents as smartly as with the structure on your blog.

    Is this a paid topic or did you customize it your self?

    Anyway stay up the nice high quality writing, it is uncommon to see a nice weblog like this one nowadays..

    Also visit my blog :: various cannabis

  21. I will right away clutch your rss as I can’t find your e-mail
    subscription link or newsletter service. Do you have any?
    Kindly allow me recognise so that I may subscribe.
    Thanks.

    Feel free to surf to my web blog: marijuana seeds

  22. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this fantastic
    blog! I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS
    feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will talk about this blog with my Facebook
    group. Chat soon!

  23. Excellent post. Keep writing such kind of info on your site.
    Im really impressed by it.
    Hi there, You have done an excellent job. I will definitely digg it
    and for my part suggest to my friends. I’m sure they will be benefited from
    this web site.

  24. I’m not positive where you’re getting your information, but good topic.
    I needs to spend a while finding out more or working out
    more. Thank you for wonderful information I used to be in search of this information for my mission.

    Visit my blog – eradicates eczema

  25. Thanks for your personal marvelous posting! I definitely enjoyed reading
    it, you might be a great author.I will ensure that I bookmark your blog and definitely will come back
    from now on. I want to encourage one to continue your great writing, have a
    nice evening!

    my web site :: stop weed smoking

  26. Whoah this blog is excellent i really like studying your posts.
    Stay up the great work! You realize, lots of people are hunting around for this
    information, you can help them greatly.

    Have a look at my web site … treatments need

  27. Hello just wanted to give you a quick heads up. The
    words in your content seem to be running off the screen in Opera.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I
    figured I’d post to let you know. The design look great though!

    Hope you get the problem resolved soon. Many thanks

    Review my site … free fire diamonds hack

Comments are closed.