Estratégia empresarial ou de negócios tem foco no “como” uma empresa compete no seu negócio. Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças relacionadas com o ambiente da empresa, direcionando todos os esforços e recursos para a execução dos objetivos estratégicos e visando alcançar determinados níveis de desempenho.
A estratégia de inovação determina em que medida e de que forma uma empresa a utiliza para executar a sua estratégia de negócios e melhorar o seu desempenho, exigindo recursos e talentos, avaliação da sua execução e desempenho e seu enquadramento no âmbito da missão, valores e objetivos estratégicos da empresa.
Definir uma estratégia de inovação requer equilíbrio de abordagens para garantir a eficiente alocação dos recursos e mudanças comportamentais, a fim de permitir que o programa de inovação se desenvolva e prospere, sem sucumbir aos obstáculos que muitas vezes surgem durante sua execução.
Uma das abordagens é a estratégia de inovação adotada por uma empresa inovadora que procura ser a primeira (first mover) a inovar no mercado com nova tecnologia, aplicação ou modelo de negócios. Empresas como Apple e Amazon são exemplos típicos dessa categoria.
Outra abordagem estratégica é a praticada por uma empresa (fast follower) que deseja evitar o alto risco e custos elevados de ser a primeira a inovar no mercado, mas mesmo assim conquistar clientes, seguindo rapidamente os passos das empresas líderes (first movers). A empresa Dell pertence a essa categoria.
Uma terceira abordagem é a estratégia adotada por empresas que conseguem criar nova tendência (trendsetter) mediante lançamento de tecnologia inovadora ou atributo indispensável no mercado. Para tanto, essas empresas têm que deter forte competência tecnológica, particularmente nas chamadas tecnologias “disruptivas”, ou seja, aquelas que podem revolucionar o mercado. IBM, Intel e Microsoft são exemplos de empresas que adotam essa terceira abordagem de estratégia de inovação.
Em complemento a essas abordagens, a empresa deve incluir em sua estratégia, o(s) tipo(s) de inovação (ões) que pretende enfocar (em produto, em processo, em marketing, organizacional ou modelo de negócio), bem como o grau de intensidade que deve ser aplicado ao tipo de inovação escolhido (incremental, radical ou disruptiva).
Para que a estratégia de inovação produza os resultados desejados, é necessária a análise do seu grau de alinhamento com a estratégia de negócios. O alinhamento de recursos e processos de uma organização a sua estratégia de negócios é desejável em diversas áreas da gestão, incluindo a da inovação.
A inclusão da estratégia de inovação nas categorias originais do modelo de alinhamento criado por esse autor gera as seguintes ações que devem ser consideradas pelas empresas:
- Alinhamento entre a estratégia de negócios e o contexto externo, representado pelos ambientes operacional e geral;
- Alinhamento entre a estratégia de inovação e a estratégia de negócios;
- Alinhamento entre o desempenho dos processos internos, funcionais e interfuncionais, e as estratégias de negócios e de inovação;
- Alinhamento entre os recursos internos, definidos de forma ampla e incluindo pessoas, tecnologia, cultura, estrutura e outros elementos de configuração, e o desempenho dos processos internos.
O planejamento estratégico da inovação deve ser complementado com o planejamento de recursos, dos investimentos e das fontes de financiamento. O planejamento dos recursos determina quais, em que quantidade e quando os recursos físicos (pessoas, equipamentos e materiais) serão necessários para a realização da estratégia de inovação.
A aquisição ou desenvolvimento desses recursos necessita de aporte financeiro, que deve ser adequadamente dimensionado para que os projetos de inovação não sofram solução de continuidade. Caso o montante a ser investido seja superior à capacidade de investimento da empresa, os gestores deverão recorrer a fontes externas de financiamento.
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QUEM SOMOS
A Plataforma Comercial da Startup Valeon é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.
Nosso principal produto é a Plataforma Comercial Valeon um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.
A Plataforma Comercial Valeon veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
Diferenciais
- Eficiência: A Valeon inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
- Acessibilidade: A Valeon foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
- Abrangência: A Valeon atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
- Comprometimento: A Valeon é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Valeo do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
Missão:
Oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes, respeitando a sociedade e o meio ambiente.
Visão:
Ser uma empresa de referência no ramo de prestação de serviços de Tecnologia da Informação na região do vale do aço e conquistando relacionamentos duradouros.
Valores:
- Integridade – Ética e Transparência
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