Com infográfico
Por
Gabriel Sestrem – Gazeta do Povo

Quase todos os estados já liberaram volta às aulas na rede privada no modelo híbrido. Na rede pública, nove estados retomaram| Foto: Adenir Britto/PMSJC

As escolas brasileiras ficaram fechadas desde o início da pandemia da Covid-19 até o último trimestre de 2020, e a educação remota permaneceu por meses como a única modalidade de ensino a que se tinha acesso. Apesar de ser uma saída emergencial, o modelo acabou se prolongando excessivamente, o que deixou o Brasil entre os países que mais demoraram para retomar as atividades presenciais. Atualmente, 26 das 27 unidades da federação já liberaram a volta às aulas em modelo híbrido nas escolas privadas. Nas escolas públicas, entretanto, a maioria dos estados ainda não autorizou a retomada presencial.

Parte das escolas particulares começaram a retomar as atividades presenciais ainda em 2020, assim como a rede pública de alguns de estados e municípios. A expectativa era iniciar 2021 com uma parcela significativa dos cerca de 50 milhões de estudantes brasileiros matriculados no ensino infantil, fundamental e médio no sistema híbrido – modalidade que alterna o ensino remoto e o presencial, geralmente por meio de rodízio entre os alunos.

Mas, por causa das novas contaminações da Covid-19 a partir da variante de Manaus, no primeiro trimestre deste ano as redes públicas e particulares que já haviam reaberto suas escolas foram obrigadas a fechar novamente, e aquelas que estavam prestes a retomar as atividades adiaram os planos.

Um novo movimento de reabertura teve início em abril, porém ganhou mais força a partir de maio. Atualmente, 25 dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal liberaram a volta às aulas em escolas particulares – a única exceção é o Amapá.

Já na rede pública, nove das 27 unidades federativas já retomaram as atividades no modelo híbrido com parte dos alunos. Em todas, as famílias puderam optar por enviar os filhos às escolas ou mantê-los no ensino remoto. Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Piauí, que ainda não retomaram, já determinaram a reabertura das escolas da rede pública a partir de agosto – movimento que deve ser seguido pela maioria dos estados que ainda não decidiram sobre a retomada.

“Os alunos de escolas particulares já estão tendo aulas, apesar de haver exceções de acordo com as diretrizes dos municípios. Agora, na rede pública, que concentra 80% dos nossos alunos, lamentavelmente ainda não conseguimos evoluir tanto”, explica Carolina Campos, especialista em educação e fundadora da ONG Vozes da Educação. “Mas o que posso dizer é que existe um esforço real das secretarias de educação dos estados para a volta às aulas”, destaca.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/volta-as-aulas-retomada-presencial-estados-brasileiros/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon

2 thoughts on “Volta às aulas: como está a retomada presencial nos estados brasileiros”
  1. Thank you for another informative website. Where
    else may I am getting that kind of information written in such a perfect way?
    I’ve a undertaking that I’m just now working on, and I’ve been at the glance out for such information.

  2. My partner and I stumbled over here coming from a different web page and thought I should check things out.
    I like what I see so i am just following you. Look forward to exploring your web page again.

Comments are closed.