O Caderno 2 selecionou 20 álbuns emblemáticos do gênero, nacionais e internacionais

Texto: Julio Maria e Adriana Del Ré / Design: Adriano Araujo / Animação: Marcos Müller – Jornal Estadão

Em 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. Apesar de ter sua certidão de batismo ainda perdida, com local e datas supostos, o rock, esse senhor de aproximadamente 70 anos, é um antiórfão de muitos pais reclamando a cria por testes de DNA. Sua morte foi decretada algumas vezes, sempre depois de ter sido visto cabisbaixo e, sobretudo, a partir dos anos 2000, quando pareceu perder-se definitivamente em uma depressão existencial. Mas eram meras crises de identidade. A chegada internética e confusa dos 50, a perda de fãs dos 60 e o saudosismo melancólico que o faz seguir aos 70. Importante é que o rock não morreu e que seu passado, de tão avassalador, construído com memórias afetivas tão marcantes, é definitivo mesmo quando ele diz estar olhando para o futuro.

“Meu filho vai se chamar Rock”, teria dito o pai, seja ele quem for, ao escrivão. Uma boa forma de homenagear Chick Webb e Ella Fitzgerald, que em 1937 (muito antes de existir guitarras e baixos elétricos) gravaram Rock in For Me. “Então, você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll”, dizia a letra.

Ike Turner, que morreu reclamando a paternidade da criança por ter gravado Rocket 88 em 3 de março de 1951, o que seria a primeira gravação no formato banda e no ritmo do gênero, apontava para Elvis Presley com os olhos vermelhos. Ike dizia que Elvis havia se apoderado do menino, filho de pais negros, ainda na maternidade para vesti-lo com boas roupas e apresentá-lo ao mundo como seu. Um pouco de exagero, evidentemente. Elvis jamais disse ser o pai, apenas ser o rei.

Um existencialista precoce, o rock só tinha cerca de 10 anos de idade (a contar de 1951) quando começou a falar com uma eloquência preocupante. Foi assustador ver o garoto sempre tão entregue às festas mundanas de Roll Over Beethoven e Tutti Frutti aparecer sisudo dizendo coisas como “saindo do oeste selvagem / deixando as cidades que mais amo / pensei já ter visto de tudo / até entrar em Nova York / pessoas se espalhando pelo chão / edifícios indo até o céu”. Tio Bob Dylan o ensinava, a partir daí, a vestir a roupa que quisesse e a andar com quem desejasse desde que jamais se acostumasse com a podridão do mundo a seu redor.

Os 10 melhores discos de rock internacional


1º | Sgt Pepper’s Lonely Hearts
(Beatles)


Este está em todas as listas. Foi lançado em junho de 1967 para se tornar o mais influente da história do rock. Revolucionou modos de gravação, limites do rock, estética, tudo.



2º | Jimi Hendrix Experienced
(Jimi Hendrix)


O disco de estreia da formação, lançado em 1967. Uma demolição de tudo o que havia antes para a construção da nova ordem. Está tudo lá, Foxy LadyManic DepressionRed HouseCan You See MeLove or Confusion..



3º | The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
(David Bowie)


O Melhor disco de Bowie é este, de 1972. Ele vive aqui a persona de Ziggy Stardust, uma espécie de mensageiro das galáxias. Rock and roll com ficção científica em uma época em que ninguém fazia isso.



4º | The Dark Side of the Moon
(Pink Floyd)


Syd Barret, o mentor da banda, já havia saído havia cinco anos, mas foi refletindo muito sobre sua provável loucura que o Pink Floyd fez sua obra maior, em 1973.



5º | Highway to Hell
(AC/DC)


Álbum de 1979, o último com o vocalista Bon Scott antes de sua morte, está na lista dos 200 discos definitivos do Rock and Roll Hall of Famehttps:



6º | Led Zeppelin
(Led Zeppelin)


A estreia é aqui, em 1969, com o disco que trazia Dazed and Confused. Sim, eles furtariam muito material dos bluesmen para fazer suas músicas, mas não dá para negar a genialidade de Jimmy Page e Robert.



7º | Pet Sounds
(Beach Boy)


O 11º disco do Beach Boys iria mudar tudo e se tornar uma nova referência, inspirada em Rubber Soul, dos Beatles. Foi lançado em 1966.



8º | Exile on Main Street
(Rolling Stones)


Demorou alguns anos, mas a justiça foi feita e este disco dos Stones de 1972, gravado no Sul da França depois que ele decidiram fugir dos impostos britânicos. Um dos maiores da história do grupo.



9º | London Calling
(The Clash)


O Clash fez uma manobra perigosa, mas deu certo. Em 1979, veio com esse álbum diferente de sua própria estética, com muita influência de ska, funk, soul e reggae.



10º | The Velvet Underground and Nico
(The Velvet Underground and Nico)


Em uma direção mais experimental, a banda, com participação da cantora Nico, gravou em 1966 um álbum transformador.


Os 10 melhores discos de rock nacional


1º | Cabeça Dinossauro
(Titãs)


De 1986, o clássico álbum projetou a carreira da banda, com músicas que são hits até hoje, como Bichos Escrotos e Políciahttps:



2º | Barão Vermelho
(Barão Vermelho)


O disco de estreia, de 82, já mostrava o DNA potente do grupo liderado por Cazuza, uma aposta certeira de Ezequiel Neveshttps:



3º | O Dia em que a Terra Parou
(Raul Seixas)


Feito em parceria com Cláudio Roberto, traz sucessos como Maluco Belezahttps:



4º | A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado
(Os Mutantes)


O rock psicodélico do grupo ganhou novos caminhos nesse que é seu melhor álbum.



5º | Secos & Molhados
(Secos & Molhados)


Lançado em 73, trouxe som pesado, estilo lendário e sucessos como O Vira.



6º | Da Lama ao Caos
(Chico Science & Nação Zumbi)


Lançamento arrebatador de 1994, que inauguraria a cena manguebeath.



7º | Raimundos
(Raimundos)


Ficou conhecido nesse álbum de estreia, lançado em 1994, com som pesado e letras irreverentes (e o polêmico) Selim.



8º | Selvagem?
(Os Paralamas do Sucesso)


Disco clássico da banda, reuniu canções como Alagados e Melô do Marinheiro.



9º | Em Ritmo de Aventura
(Roberto Carlos)


Sob inspiração de Beatles, lançou em 67 o álbum que serviu de trilha para seu filmehttps:



10º | Dois
(Legião Urbana)


É um dos mais importantes discos da história, de onde saíram clássicos definitivos, como Tempo Perdido e Eduardo e Mônica.


Loading

By valeon

706 thoughts on “Dia Mundial do Rock: os melhores discos da história”
  1. Hola! I’ve been following your site for some time now
    and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from
    New Caney Tx! Just wanted to say keep up the good work!

  2. Your style is really unique in comparison to other people I
    have read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this web site.

  3. Wow, wonderful weblog structure! How lengthy have you ever been running a
    blog for? you made running a blog glance easy.
    The full glance of your website is wonderful, as well
    as the content!

  4. naturally like your website but you have to take a look at
    the spelling on several of your posts. Several of them are
    rife with spelling issues and I to find it very bothersome to inform
    the truth then again I will certainly come back again.

Comments are closed.