Por Catherina Gazzoni – Agência Mestre
Como você já deve ter percebido, o mercado de comunicação mudou bastante nos últimos anos. Para quem gosta de escrever e divulgar produtos, as possibilidades aumentaram por meio do marketing digital, especialmente o de conteúdo.
Por esse motivo, profissionais de diversas áreas estão se tornando redatores. Já pensou em escrever diversos tipos de conteúdo, engajar o seu público e, ainda, contribuir para que os negócios cresçam?
Descubra alguns livros que são excelentes para quem está começando nessa carreira!
1. As armas da persuasão – Robert B. Cialdini
Embora não trate diretamente de redação, “As armas da persuasão” é importante para todos aqueles que desejam ingressar ou já atuam na área da comunicação.
De acordo com essa obra, as pessoas só compram ou aceitam algo quando se identificam com uma ideia.
Para que haja essa conexão, a empresa pode adotar algumas técnicas a partir dos seguintes argumentos:
- reciprocidade;
- comprometimento;
- aprovação social;
- autoridade;
- afeição;
- escassez.
Muitos conceitos já são aplicados, sem que o público se dê conta. Quer um exemplo? A reciprocidade pode ser vista quando uma empresa oferece algum conteúdo ou “favor” para público. Diante disso, o cliente se sente grato e tende a retribuir a gentileza dando mais abertura para negociações.
2. Confissões de um publicitário – David Ogilvy
Aclamado como pai da propaganda, David Ogilvy foi um dos mais importantes publicitários da história. Neste livro, ele compartilha a sua experiência e trata de vários assuntos relevantes no mercado publicitário.
Em “Confissões de um publicitário”, o leitor é levado a conhecer sobre como administrar uma agência de publicidade, escrever anúncios impactantes e atingir o topo da carreira. Para quem está começando, principalmente, a obra é fundamental!
3. Marketing de conteúdo épico – Joe Pulizzi
Você deseja entrar para a área de redação, mas já sabe quais técnicas irá usar? É importante notar que os artigos e conteúdos digitais são diferentes das publicações em jornais impressos e outros tipos de veículo offline.
No livro “Marketing de conteúdo épico”, você irá entender mais a fundo porque na internet escrever não é simplesmente escrever. É necessário pensar em uma persona (já sabe o que é isso?), conhecer os produtos que serão vendidos e medir os resultados.
4. So you think you can write? – Julia McCoy
Outra obra interessante que trata das diferenças entre um texto comum e um voltado para o marketing on-line é o “So you think you can write? (Então, você pensa que escreve?, em tradução livre)”. Disponível apenas em inglês, o livro é como um guia para iniciantes.
Quer saber como começar um conteúdo, convencer o seu público e fechar com chave de ouro? Nesta obra, você encontra e outras respostas. Como a autora trabalhou durante bastante tempo nessa área, ela mostra no livro várias das experiências que ela teve.
5. The Copywriter’s Handbook – Robert W. Bly
Entendeu como funciona um pouco do marketing digital, mas deseja se aprofundar? O “The copywriter’s handbook” é ideal para isso.
Ao longo do livro, o leitor aprende vários conceitos essenciais, por exemplo, como criar subtítulos interessantes, quais técnicas adotar para o e-mail marketing e até como ter uma vida de freelancer bem-sucedida.
Caso esteja em busca de ler este e o “So you think you can write?” também, prefira considerar o de Robert como um complemento ao primeiro. Assim, você poderá aproveitar melhor o que os dois conteúdos têm a oferecer.
6. Manual da boa escrita – Maria Tereza de Queiroz Piacentini
Além de conhecer o mercado de publicidade, ser uma pessoa criativa e ter estratégias para vender, para ser um bom copywriter é importante escrever bem. Afinal, as palavras são a principal ferramenta de trabalho dos redatores.
Nesse quesito, vale a pena ter sempre por perto obras que tratam de como usar bem a língua portuguesa. O “Manual da boa escrita” é um ótimo exemplo disso. A obra aborda conceitos importantes, como por exemplo, o uso da vírgula e da crase — que tanta gente ainda tem dúvida.
O livro traz ainda exercícios para que você possa por em prática o que aprendeu. Dessa forma, você terá mais segurança para transmitir em palavras as suas ideias.
Leia e continue aprendendo
Assim como outras profissões, para se destacar como um bom redator é necessário estar sempre se atualizando. Leia obras relacionadas a marketing, livros de literatura e de não-ficção.
E continue acompanhando o Site da Startup ValeOn. Sempre temos novidades para você se manter atualizado!
DESCRIÇÃO DA STARTUP ValeOn
A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.
Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.
Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: Facebook, Instagran, WhatsApp, Google, Linkedin, Rádios locais, Jornais locais e onde for possível fazê-la.
Ao entrar no nosso site você empresário e consumidor terá a oportunidade de verificar que se trata de um projeto de site diferenciado dos demais, pois, “tem tudo no mesmo lugar” e você poderá compartilhar além dos conteúdos das empresas, encontrará também: notícias, músicas e uma compilação excelente das diversas atrações do turismo da região.
EQUIPE DA ValeOn
Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.
Temos EXPERIÊNCIA suficiente para resolver as necessidades dos nossos clientes de forma simples e direta tendo como base a alta tecnologia dos nossos serviços e graças à nossa equipe técnica altamente especializada.
A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
Temos CONHECIMENTO do que estamos fazendo e viemos com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos desenvolvendo soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.
9 – CONTATOS
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/