1. Política 

O colegiado requisitou ao Comando do Exército Brasileiro todos os relatórios e as informações de inteligência, com as correspondentes cópias, a respeito de militares do governo já citados na comissão.

Redação, O Estado de S.Paulo

CPI da Covid recebe nesta quarta-feira, 4, o tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa, que participou de jantar em Brasília no qual teria sido feito o pedido de propina para assegurar a compra por parte do governo federal de doses da vacina AstraZeneca.

Ex-assessor substituto do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, exonerado em janeiro, Blanco já foi citado em ao menos três depoimentos prestados à comissão do Senado que investiga ações e omissões do governo Jair Bolsonaro desde o início da pandemia do novo coronavírus. A oitiva está marcada para às 9h.

ctv-ckz-img20200630133610246med
O tenente-coronel Marcelo Blanco da Costa, em junho de 2020, durante audiência na Câmara dos Deputados. Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Amparado por um habeas corpus concedido em julho pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)Luiz Fux, Blanco terá a possibilidade de ficar em silêncio e de não responder a perguntas que o incriminem.

O requerimento para convocação de Blanco é de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O parlamentar espera ao longo do dia ser “possível esclarecer” se o ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias teria pedido propina de US$ 1 por dose de vacina durante negociação com a Davati Medical Supply — empresa que se apresentou à pasta como representante da AstraZeneca capaz de fornecer ao governo um total de 400 milhões de doses.

A CPI requisitou ao Comando do Exército Brasileiro todos os relatórios e as informações de inteligência, com as correspondentes cópias, a respeito de militares do governo já citados na comissão. Estão na lista, por exemplo, o ex-secretário executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o ex-subsecretário de Assuntos Administrativos Alexandre Martinelli Cerqueira e Marcelo Blanco

Citado na comissão

Em depoimento à CPI em 1º de julho, o policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que procurou o governo federal como representante da Davati, afirmou que teria sido apresentado a Roberto Dias por Blanco, seu ex-assessor. O trio, segundo ele, participou do jantar em que o ex-diretor teria pedido propina de US$ 1 por dose a Dominguetti, em 25 de fevereiro deste ano. 

Dias, por sua vez, nega o pedido de propina e tenta sustentar que seu encontro com Dominguetti e Blanco em restaurante em Brasília foi casual. Em depoimento contraditório prestado à CPI, no entanto, o ex-diretor do Ministério da Saúde chegou a admitir que sabia da presença do coronel no local.

Já o representante oficial da Davati no Brasil, Cristiano Carvalho, disse aos senadores que Dominguetti citou o termo “comissionamento” e não “propina” ao referir-se ao encontro que teve com Blanco e Dias. Para os senadores que formam a maioria no colegiado, trata-se da mesma prática.

Loading

By valeon

517 thoughts on “CPI da Covid ouve coronel Marcelo Blanco, ex-assessor da Saúde que esteve em ‘jantar da propina’”
  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though
    you relied on the video to make your point. You obviously
    know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your
    blog when you could be giving us something enlightening to read?

  2. I’m impressed, I must say. Genuinely rarely will i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you could have hit the nail about the head. Your concept is outstanding; the catch is something that not enough folks are speaking intelligently about. I am very happy which i found this at my seek out some thing concerning this.

Comments are closed.