Revés na Câmara
Por
Rodolfo Costa – Gazeta do Povo
Brasília
Apesar do apoio popular registrado no último domingo (1º), a PEC do voto impresso auditável foi rejeitada na comissão especial da Câmara| Foto: André Coelho/EFE
A rejeição da PEC do voto impresso auditável por 23 votos contrários a 11 doeu ao governo mais do que a base na Câmara esperava. Governistas apostavam em uma derrota por 17 votos a 14, com três abstenções. Apesar da derrota, os defensores da pauta prometem fazer o possível para que a proposta seja discutida no plenário da Câmara.
A estratégia da base governista é demandar ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 135/19 em sessão plenária. Ele mesmo disse que essa é uma possibilidade caso a proposta fosse rejeitada na comissão especial. “É um assunto que a gente vai trabalhar”, comentou.
O placar desfavorável na comissão especial pode, contudo, ser um entrave para as estratégias dos defensores do voto impresso. “A estratégia é tentar achar algum outro caminho para o assunto não morrer, mas ficou feio depois dessa derrota”, disse um governista.
Como informou a Gazeta do Povo anteriormente, o governo articulou até o fim a reversão de votos, a fim de atingir a 17 no colegiado. Os opositores, contudo, afirmavam ter 20 votos para apresentar um requerimento de autoconvocação caso não houvesse a sessão desta quinta-feira (5).
A leitura do deputado Fábio Trad (PSD-MS), que orientou o voto contrário da bancada no colegiado, vai na mesma linha do governista ouvido reservadamente pela reportagem. “Pela margem, que foi grande, 23 a 11, a tendência é que ele não submeta ao plenário”, avalia. “Mas, se ele submeter, pode acontecer de os mesmos partidos que votaram pela rejeição na comissão especial manterem o voto contra, e a derrota ser muito maior”, complementa.
O que diz o inquérito da PF revelado por Bolsonaro sobre a invasão hacker ao TSE
CPI do TSE é outra estratégia pela sobrevivência do voto impresso
Com a PEC 135 indo ou não a plenário, sofrendo nova derrota ou não, outra estratégia traçada pela base é conseguir as assinaturas necessárias para a instalação da chamada “CPI do TSE”, uma Comissão Parlamentar de Inquérito proposta pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para investigar a invasão hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018 e os riscos que um ataque cibernético podem acarretar à integridade das urnas eletrônicas.
O líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo (GO), membro suplente da comissão especial, é um dos entusiastas da ideia da CPI do TSE. Ele se manifestou favorável nas redes sociais e demonstrou otimismo à reportagem quanto à possibilidade de se atingir as 171 assinaturas necessárias para propor a criação do colegiado. “Nós já estamos em busca das assinaturas, acho que não vai ser difícil”, avaliou.
Um outro deputado da base demonstra, contudo, menos otimismo que Vitor Hugo. Pela mesma análise de que a PEC pode nem ser levada ao plenário, deputados acreditam que Arthur Lira poderia não instalar a CPI, mesmo se o número necessário de assinaturas for coletado. “Tem outros pedidos de comissões parlamentares de inquérito com requerimentos aptos e que não foram nunca avaliados, nem pelo Rodrigo [Maia], nem por ele”, alerta.
Aliados da base advertem, ainda, para o risco do presidente Jair Bolsonaro manter tensionada a relação com ministros do TSE com medidas “fora da Constituição”, como ele tem dito. “O [Luís Roberto] Barroso [presidente do TSE] de fato pressionou os partidos a votarem contra o voto impresso, mas o presidente também esticou demais a corda, isso não traz votos”, comenta um governista. Para Bolsonaro, Barroso feriu a harmonia entre os poderes ao pressionar a Câmara a votar contra a PEC 135.
Senado e redes sociais: quais as outras estratégias pelo voto impresso
Outra estratégia considerada pelos governistas é a de fazer o debate do voto impresso prosperar também no Senado, onde tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde tramita a Sugestão 9/2018, que propõe a adoção do voto impresso em 100% das urnas eleitorais.
Trata-se de uma oportunidade de o cidadão opinar sobre o conteúdo da sugestão por meio do e-Cidadania. Caso aprovada pela CDH, a proposta pode virar um projeto de lei. A matéria está sob a relatoria do senador Humberto Costa (PT-PE).
Por ser uma sugestão sob a relatoria de um senador da oposição, governistas sabem que não será fácil tramitar uma PEC do voto impresso auditável no Congresso. Devido a isso, os parlamentares defensores da pauta prometem manter vivo o debate nas redes sociais e nos discursos no plenário, alertando para potenciais vulnerabilidades de urnas eletrônicas através de invasões ao sistema do TSE.
O deputado Evair de Melo (PP-ES), vice-líder do governo na Câmara e membro titular da comissão especial da PEC 135, é um dos que alerta para o conteúdo do inquérito divulgado por Bolsonaro. “Tem muita discussão, muita coisa nova que surgiu desde quarta-feira e percebo nos corredores alguma inquietação, algumas perguntas que surgiram e não tem respostas”, avalia.
A deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e integrante titular da comissão especial da PEC do voto impresso, também alerta para o inquérito. “É algo que não dá para ignorar. Pode até deixar dúvidas quanto a fraude, mas não deixa dúvidas quanto à vulnerabilidade do sistema. E não deixa dúvidas que o sistema não foi invadido. O sistema [do TSE] não é inviolável”, destaca.
Planalto terá que rever o apoio da base ao voto impresso, dizem governistas
Independentemente das estratégias adotadas por governistas em prol do voto impresso, simultâneas ou não, a base alerta que o Palácio do Planalto terá que fazer sua parte no processo de articulação política. A PEC 135 foi rejeitada na comissão especial com orientação contrária do PL, partido que integra a base. “É uma prova de que os acordos do TSE com os partidos se sobrepuseram aos do governo”, alerta um governista.
A ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, é deputada federal licenciada pelo PL. Na votação desta quinta, votaram pelo partido contrariamente à PEC 135 os deputados Júnior Mano (CE), que apresentará o parecer vencedor, e Marcio Alvino (SP). O dirigente do partido Valdemar Costa Neto é um dos caciques que participa do planejamento eleitoral da candidatura à reeleição de Bolsonaro — juntamente ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira —, e do presidente do Republicanos, Marcos Pereira.
O PSD, outro partido que o governo tenta trazer para a base eleitoral em 2022, teve os votos contra de Fabio Trad (MS) e Edilazio Junior (SP). O Patriota, partido pelo qual Bolsonaro cogitou se filiar, registrou o voto contrário do deputado Marreca Filho (MA). O Solidariedade foi outro contra, com voto do deputado Bosco Saraiva (AM). Nenhum desses partidos, contudo, tem um ministro no governo.
O DEM, partido que não compõe a base política no Congresso, mas que está na mira do governo para a base eleitoral em 2022, protagonizou um episódio contra o voto impresso que chamou a atenção. O deputado Pedro Lupion (DEM-PR), vice-líder do governo no Congresso e membro suplente do colegiado, orientou pelo partido a liberação da bancada. Ele é a favor do voto impresso.
Contudo, o líder do DEM, Efraim Filho (PB), substituiu no decorrer da comissão especial os dois membros titulares, Igor Kannário (BA) e Professora Dorinha Seabra Rezende (TO), pelos deputados Geninho Zuliani (SP) e Kim Kataguiri (SP), que votaram contrário ao voto impresso auditável.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/como-fica-pec-do-voto-impresso-auditavel-apos-rejeicao-na-comissao-especial/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Excellent article! We will be linking to this great post on our
site. Keep up the good writing.
Hello, I would like to subscribe for this weblog to take latest updates, so where
can i do it please help.
I’m gone to say to my little brother, that he should also pay a visit this web
site on regular basis to take updated from
hottest news update.
Excellent way of telling, and pleasant paragraph to take information regarding my presentation topic,
which i am going to convey in college.
Heya are using WordPress for your blog platform?
I’m new to the blog world but I’m trying to get started and
create my own. Do you require any html coding expertise to make your own blog?
Any help would be greatly appreciated!
Hello, i read your blog from time to time and i own a similar one
and i was just wondering if you get a lot of spam comments?
If so how do you prevent it, any plugin or anything you can advise?
I get so much lately it’s driving me mad so any support is very much appreciated.
fantastic put up, very informative. I’m wondering why
the other experts of this sector don’t understand this.
You should proceed your writing. I am sure, you’ve a
great readers’ base already!
This is really interesting, You are an excessively skilled blogger.
I’ve joined your rss feed and sit up for in search of more of
your magnificent post. Additionally, I have shared your web site
in my social networks
It’s perfect time to make some plans for the
future and it is time to be happy. I’ve learn this submit and if I may I wish to suggest you few interesting issues or suggestions.
Maybe you can write next articles regarding this article.
I want to learn even more issues about it!
What’s up everybody, here every one is sharing these kinds of
knowledge, so it’s good to read this weblog, and I used to go to see this blog all
the time.
At this time it sounds like BlogEngine is the preferred blogging platform available right now.
(from what I’ve read) Is that what you are using on your
blog?
This is my first time visit at here and i am actually happy to read all at single place.
Woah! I’m really enjoying the template/theme of this site.
It’s simple, yet effective. A lot of times it’s challenging to get that “perfect balance” between superb
usability and visual appeal. I must say that you’ve done a excellent job with this.
Additionally, the blog loads very fast for me on Firefox.
Exceptional Blog!
I have fun with, cause I discovered just what
I used to be having a look for. You have ended my four day lengthy hunt!
God Bless you man. Have a nice day. Bye
We are a bunch of volunteers and opening a brand new
scheme in our community. Your site provided us with helpful info to work on. You have done a formidable task and our whole community shall be grateful to you.
Good post. I’m experiencing many of these issues as well..
What’s up, yup this piece of writing is actually good and I have learned lot of things from it on the
topic of blogging. thanks.
This article is in fact a nice one it helps new web viewers, who are wishing
in favor of blogging.
Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped
me out a lot. I hope to give something back and help others like you aided me.
The other day, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a forty foot drop, just so she can be a youtube
sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views.
I know this is completely off topic but I had to share it with
someone!
I’m really loving the theme/design of your website.
Do you ever run into any web browser compatibility problems?
A few of my blog audience have complained about my site not operating correctly in Explorer but
looks great in Opera. Do you have any ideas to help
fix this issue?
I just could not go away your site prior to suggesting that
I actually loved the usual info a person provide for your visitors?
Is gonna be back ceaselessly to inspect new posts
Thanks very interesting blog!
After I originally commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added-
checkbox and now each time a comment is added I receive 4 emails with the
exact same comment. There has to be a way you can remove me from that
service? Thanks!
Hello, i think that i saw you visited my web site so i came to “return the favor”.I am trying to find things to enhance my website!I suppose its ok to
use some of your ideas!!
Hi there i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i read this article i
thought i could also create comment due to this
brilliant post.
Hey there! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds
me of my old room mate! He always kept talking about this.
I will forward this page to him. Pretty sure he will have
a good read. Thanks for sharing!