1. Economia 

Além disso, postos com bandeiras também vão poder comercializar combustíveis de outras marcas, desde que o consumidor seja avisado previamente; medida era uma promessa de Bolsonaro

Sandra Manfrini e Anne Warth, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro vai liberar que produtores ou importadores de etanol hidratado vendam diretamente para postos de combustíveis. A prática vai ser autorizada por uma Medida Provisória sobre mercado de combustíveis que será assinada nesta quarta-feira, 11, em solenidade no Palácio do Planalto, segundo informou o Ministério de Minas e Energia

Promessa do presidente Jair Bolsonaro, a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis vinha sendo estudada desde 2019, conforme o Estadão/Broadcast já noticiou. Para abrir caminho para essa operação direta, o governo precisava fazer ajustes para dar suporte legal e tributário à medida. Uma das alternativas que vinha sendo estudada era a edição de uma MP para unificar a cobrança do PIS/Cofins sobre o etanol hidratado – hoje dividida entre produtores e distribuidores – apenas nas usinas.

Jair Bolsonaro
Promessa de Bolsonaro, venda direta de etanol das usinas para os postos era estudada desde 2019. Foto: Adriano Machado/Reuters – 9/8/2021

A regulamentação via MP e a adoção da cobrança em uma só etapa do PIS/Cofins era defendida pela Receita Federal, por reduzir as chances de evasão fiscal. Parte do setor, no entanto, afirma que essa mudança abre margem para sonegação e falsificação e que não reduzirá a questão do preço ao consumidor. A proposta, porém, atende a uma demanda de usineiros do Nordeste.

Segundo o MME, a MP a ser assinada amanhã também vai permitir aos pontos vender combustíveis de outras marcas, desde que devidamente informado ao consumidor – conhecida como “tutela regulatória da fidelidade à bandeira”. Com a autorização, postos das bandeiras Shell, Ipiranga ou BR poderão vender combustíveis de outros fornecedores, sempre informando ao cliente. 

“A ação foi tomada a partir de deliberação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e estudos realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com o objetivo de aumentar a concorrência, beneficiando o consumidor final”, diz o MME em nota.

A solenidade de assinatura da MP será no Palácio do Planalto, às 10h, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, dos ministros de Minas e EnergiaBento Albuquerque, da Economia, Paulo Guedes, da AgriculturaTereza Cristina.

Loading

By valeon

3 thoughts on “Bolsonaro libera venda direta de etanol das usinas para postos de combustíveis”
  1. Excellent way of telling, and pleasant paragraph to take data regarding my presentation subject matter, which i am going to convey in institution of higher education.

  2. Hola! I’ve been following your blog for some time now and finally got
    the bravery to go ahead and give you a shout out from Atascocita
    Texas! Just wanted to mention keep up the great job!

  3. Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?

    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thank you

Comments are closed.