PEGN
O ecossistema brasileiro de startups realizou até julho deste ano 134 M&As (fusões e aquisições), número que representa 82% do total de negócios fechados ao longo de 2020. No ano passado, foram 163 operações concluídas – e é questão de (pouco) tempo até a marca ser ultrapassada. Só nos primeiros dias de agosto, a Petz comprou a Zee.Dog por R$ 715 milhões e a Locaweb partiu para a sua 10ª aquisição em menos de dois anos.
Atitudes mais grandiosas, como a do Magalu, que incorporou 22 startups em um ano e meio, também reforçam a tese de que este é um momento para os fundadores dormirem com um olho aberto. Para Gustavo Gierun, managing partner do Distrito, o Brasil vive uma realidade única, resultado da transformação digital das grandes empresas durante a pandemia e do interesse dos unicórnios e das scale-ups em fechar negócios com startups. “O M&A se tornou uma estratégia de impulsionar o processo de digitalização das empresas, seja para oferecer novos produtos à base atual de clientes, seja para consolidar novos mercados ou até adquirir times inteiros”, afirma.
A competição deve se acirrar nos próximos anos, em razão da liquidez do mercado de venture capital. “Com caixa disponível, as empresas de tecnologia irão certamente intensificar as aquisições”, diz Gierun. Mas como aproveitar essas oportunidades? PEGN conversou com especialistas e executivos dos unicórnios Loft e Creditas para entender de que forma os fundadores de startups podem se sair melhor nesse tipo de deal.
Diligências
Assim como um investimento de fundos de venture capital, o M&A conta com um rígido processo de diligência – às vezes, até mais exigente do que o realizado para um aporte de recursos. O procedimento é um método de auditoria pelo qual as duas empresas passam antes da conclusão do negócio. “Ter a casa arrumada é um dos principais fatores para uma transação ser realizada de forma rápida e produtiva”, diz Guilherme Stuart, fundador da RGS Partners, boutique de M&As responsável por assessorar transações como a venda da AMO para o Grupo DASA e a rodada Série B levantada pela Remessa Online.
A “casa arrumada” a que Stuart se refere envolve questões financeiras, trabalhistas e de contratação de tecnologia. “Os números precisam ser auditáveis”, diz Stuart. Alguns desafios enfrentados por startups nessa etapa são ter profissionais contratados como pessoas jurídicas e não possuir o registro dos softwares usados na empresa.
QUEM SOMOS
A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.
Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.
A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
Diferenciais
- Eficiência: A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
- Acessibilidade: A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
- Abrangência: A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
- Comprometimento: A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Valeo do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
Missão:
Oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes, respeitando a sociedade e o meio ambiente.
Visão:
Ser uma empresa de referência no ramo de prestação de serviços de Tecnologia da Informação na região do vale do aço e conquistando relacionamentos duradouros.
Valores:
- Integridade – Ética e Transparência
- Responsabilidade – Profissional, ambiental e social
- Inovação – Busca pelo melhor
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/