*Agnaldo Bastos

Um dos principais motivos para você ter se dedicado ao concurso público, é a garantia de estabilidade no cargo; com isso, não ficar com medo de ser demitido a qualquer momento.

No entanto, nas empresas públicas, que são aquelas que atuam no mesmo setor de empresas privadas, existe a chance de ocorrer uma privatização. Ou seja, quando o governo vende a empresa para o setor privado.

Nesse caso, o que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada? Você ainda terá estabilidade? Acompanhe!

O que são empresas públicas?

A empresa pública ou estatal é uma empresa criada e controlada apenas pelo governo (federal, estadual ou municipal). Em geral, ela funciona igual a uma empresa privada, porém, ainda precisa seguir algumas regras da administração pública.

Essa empresa pública deve ser criada por lei para atuar em um atividade econômica ou de prestação de serviços públicos. É comum que esse tipo de empresa seja fundada para administrar recursos estratégicos do país, garantindo que a população tenha acesso a eles.

No entanto, a exploração de atividade econômica pelo Estado só é permitida quando há motivos de segurança nacional envolvidos ou haja relevante interesse coletivo. Logo, as empresas públicas somente podem ser criadas visando resguardar o interesse público.

A Caixa Econômica Federal é o exemplo clássico de empresa pública. O maior banco público da América Latina foi criado por um decreto, assinado por D. Pedro II. 

A Caixa é totalmente pública, se diferenciando entre os demais bancos por centralizar as operações relativas ao FGTS, PIS e Bolsa-Família; também é responsável pelas operações dos jogos lotéricos desde 1962.

Ainda, são exemplos de empresas públicas: os Correios, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) – que administra hospitais universitários federais.

Além das estatais federais, ainda existem empresas públicas nos Estados e Municípios. Porém, é comum que apenas as privatizações de empresas de serviços essenciais como saneamento e energia, chamem a atenção das pessoas.

E as sociedades de economia mista?

A sociedade de economia mista é uma sociedade anônima (S/A) em que as ações são compartilhadas entre o Estado e o mercado, sendo o Estado o maior detentor das ações com direito a voto.

Sendo assim, o capital misto é a principal característica da sociedade de economia mista, que se contrapõe à empresa pública (empresa em que o capital é exclusivo da União).

As principais sociedades de economia mista do Brasil são as seguintes: Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Sanepar e Sabesp.

Como é feita a contratação em uma estatal?

As empresas públicas fazem parte do que chamamos de administração pública indireta. Assim, apesar de existir o concurso público, os profissionais são contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

É aqui que se encaixa o conhecido regime celetista, justamente por haver o registro na carteira de trabalho. Diferente de quem trabalha em um órgão do governo, em que é aplicado o regime estatutário.

Em relação à demissão, no regime estatutário é preciso ter uma falta grave por parte do servidor e a condenação no processo administrativo disciplinar.

Agora, no regime celetista, a contratação pela CLT permite maior flexibilidade na demissão, seja em empresas públicas ou de economia mista. Mesmo assim, é preciso seguir algumas regras e ter justificativa.

Por isso, a estabilidade é garantida no regime estatutário, e só após o servidor passar pelos 3 anos do estágio probatório, período em que o seu desempenho será avaliado.

Como funciona a privatização de uma estatal?

A privatização de uma empresa pública é um processo muito longo e complexo. Além disso, existem muitos conflitos de interesse entre o governo e o legislativo.

Mesmo assim, a venda de uma estatal atrai a atenção do mercado financeiro e de grandes investidores.

De início, o governo faz uma avaliação sobre a situação operacional e financeira da empresa pública. Inclusive, pode contratar entidades externas para apoiar nessa análise.

Após concluir essa avaliação, o governo realizará um estudo de viabilidade de venda da empresa. Também, se isso não irá prejudicar o cidadão, afinal, as estatais desempenham serviços essenciais para a sociedade.

Depois, precisa enviar para o Poder Legislativo (que é Congresso Nacional, Assembleia ou Câmara Legislativa) um projeto de lei com a proposta de privatização da estatal.

Somente com a aprovação do Poder Legislativo é que o processo de privatização poderá prosseguir. O governo sanciona a autorização de venda e, se não tiver problemas ou contestações judiciais, é dada sequência à venda.

Em geral, essa venda é feita em leilões públicos, em que o governo define todas as regras. Assim, pode vender a empresa para uma única companhia, um consórcio ou pode repartir a empresa, além de outras formas.

Atualmente, as privatizações mais conhecidas são da Companhia Vale do Rio Doce (hoje, apenas Vale), que ainda causa muita polêmica em razão do baixo valor e, agora, ser uma das maiores do mundo no seu ramo.

Mais recentemente, tivemos as privatizações de empresas do setor elétrico dos Estados de Goiás e de São Paulo, ambas vendidas para a italiana Enel.

O que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada?

Com certeza, essa é uma das maiores preocupações de quem trabalha em empresa pública ou sociedade de economia mista. Em especial, nesse momento em que o governo fala tanto sobre privatizações.

Isso porque o funcionário de uma estatal é contratado pelo regime celetista, ou seja, com registro em carteira de trabalho. Assim, não tem a mesma estabilidade que um servidor do regime estatutário.

Com isso, após a empresa pública ser privatizada, o governo não controla mais as regras e os rumos que serão tomados pela companhia que adquiriu a estatal. Então, é possível que o novo dono tome as seguintes ações:

  • não fazer nenhuma alteração;
  • transferir os profissionais para departamentos da outra companhia;
  • promover ou rebaixar os cargos (desde que respeitadas as leis trabalhistas); e
  • até mesmo, demitir todos ou a maioria dos profissionais e contratar uma nova equipe, sem precisar se justificar.

Esse último caso é muito extremo e não é comum que aconteça, mas é importante que você saiba que isso pode acontecer.

Mesmo em empresas privadas que adquirem outras privadas, ou em fusões de companhias, é possível que aconteçam demissões porque há sobreposição de profissionais.

Ou seja, na empresa que fez a aquisição já existe uma equipe que dá conta de absorver toda a operação da empresa que foi comprada. Isso é mais comum acontecer em departamentos como financeiro, contábil e de pessoal.

Também, é possível que a empresa compradora leve os profissionais da antiga empresa para os departamentos já existentes, integrando as equipes para dar continuidade a operação.

Direitos trabalhistas

Mesmo com a privatização, você deve saber que os funcionários continuam com os mesmos direitos que estão garantidos na CLT e outros que já estavam pré-estabelecidos durante o tempo em que o governo era o proprietário.

Assim, estão mantidos os direitos como férias remuneradas, 13° salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, repouso semanal remunerado, pagamento de horas extras, adicional noturno e de periculosidade, licença maternidade, entre outros.

Já os demais benefícios que não fazem parte da CLT, como vale-alimentação, plano de saúde e outros, só podem ser alterados após negociação com o sindicato da categoria.

No entanto, se você é servidor e a estatal em que trabalha será privatizada, recomendo que fale com um advogado especialista em servidores públicos. Assim, você terá a orientação correta sobre os seus direitos.

*Agnaldo Bastos é advogado, atuante no Direito Administrativo, especialista em causas envolvendo concursos públicos e servidores públicos e sócio-proprietário do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Loading

By valeon

249 thoughts on “O que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada?”
  1. We stumbled over here coming from a different web address
    and thought I should check things out. I like what I see so now
    i’m following you. Look forward to checking out your web page for a
    second time.

  2. Wonderful work! That is the kind of information that should be shared across the internet.
    Shame on the seek engines for no longer positioning this put up upper!
    Come on over and visit my web site . Thank you =)

    my web-site :: favorite asmr

  3. Excellent article. Keep posting such kind of information on your blog.
    Im really impressed by your site.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hi there, You have performed a great
    job. I’ll certainly digg it and personally recommend to my friends.
    I’m sure they’ll be benefited from this website.

    my page – travelling with kids

  4. I’m gone to tell my little brother, that he should also pay a visit
    this website on regular basis to take updated from hottest information.

  5. Hey there! I just wanted to ask if you ever have
    any problems with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing
    a few months of hard work due to no data backup. Do you
    have any solutions to stop hackers?

    Feel free to visit my web site :: travel-related emails

  6. Cool blog! Is your theme custom made or did you
    download it from somewhere? A design like yours
    with a few simple tweeks would really make my blog stand out.

    Please let me know where you got your design. Appreciate it

  7. Hi there, every time i used to check blog posts here early in the break of
    day, since i like to find out more and more.

  8. I’m extremely impressed together with your writing abilities and
    also with the layout on your weblog. Is that this a paid theme or
    did you modify it your self? Anyway stay up the excellent quality writing, it’s uncommon to see a great weblog like this one nowadays..

  9. magnificent post, very informative. I’m wondering why the other experts of
    this sector do not realize this. You must continue
    your writing. I am confident, you have a huge readers’ base already!

    Also visit my web page: traditional diet

  10. Your style is so unique in comparison to other folks I’ve read
    stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just book mark this page.

    Review my web blog – yeast infection

  11. I and my guys were actually going through the good thoughts from
    your website and then all of the sudden I had an awful suspicion I had not expressed respect to the site owner for those tips.
    My boys had been for that reason excited to
    learn all of them and now have in reality been loving these things.
    Many thanks for actually being really helpful as well as for figuring out variety of exceptional useful guides most people are really desirous to be informed on. My very own sincere regret for
    not expressing gratitude to you earlier.

    Also visit my website; weight loss buddy

  12. Very great post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say
    that I have really enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I’ll be subscribing in your
    feed and I hope you write again very soon!

    my web blog; routine skin care

  13. Hello! Someone in my Myspace group shared this site with us so
    I came to give it a look. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and will be tweeting this
    to my followers! Superb blog and terrific style and design.

    Here is my web page – prevent aging

  14. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d like to
    shoot you an email. I’ve got some recommendations for your blog you might
    be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it expand over time.

    Feel free to surf to my website; drug crime attorney

  15. I’m not sure why but this website is loading extremely slow for
    me. Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?
    I’ll check back later and see if the problem still exists.

  16. Right here is the right blog for anybody who wants to find out about this topic.

    You realize a whole lot its almost hard to argue with you (not that I actually will need to?HaHa).
    You definitely put a brand new spin on a topic which has been written about for a
    long time. Wonderful stuff, just great!

    Stop by my webpage; marijuana seeds

  17. Incredible! This blog looks exactly like my old one!
    It’s on a totally different topic but it has pretty much the same page layout and design. Wonderful
    choice of colors!

    Take a look at my web site :: try hemp seeds

  18. Hello, the whole thing is going well here and ofcourse every one is
    sharing data, that’s really fine, keep up writing.

  19. Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay.
    I’m definitely enjoying your blog and look forward to new updates.

    Feel free to visit my webpage seo tips

  20. Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis.
    It’s always exciting to read through articles from other writers and use a little something from other sites.

    Here is my webpage – causes hair loss

  21. I keep listening to the reports speak about getting
    free online grant applications so I have been looking around for the
    top site to get one. Could you tell me please, where
    could i get some?

    Feel free to visit my homepage pattern baldness

  22. hello!,I love your writing very so much! share we be in contact more about your article on AOL?
    I need an expert on this house to solve my problem.
    Maybe that is you! Having a look forward to peer you.

  23. I simply could not depart your web site prior to suggesting
    that I actually loved the usual info an individual provide
    in your visitors? Is going to be again incessantly to investigate cross-check new posts

    Check out my web page firming skin

Comments are closed.