*Agnaldo Bastos

Um dos principais motivos para você ter se dedicado ao concurso público, é a garantia de estabilidade no cargo; com isso, não ficar com medo de ser demitido a qualquer momento.

No entanto, nas empresas públicas, que são aquelas que atuam no mesmo setor de empresas privadas, existe a chance de ocorrer uma privatização. Ou seja, quando o governo vende a empresa para o setor privado.

Nesse caso, o que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada? Você ainda terá estabilidade? Acompanhe!

O que são empresas públicas?

A empresa pública ou estatal é uma empresa criada e controlada apenas pelo governo (federal, estadual ou municipal). Em geral, ela funciona igual a uma empresa privada, porém, ainda precisa seguir algumas regras da administração pública.

Essa empresa pública deve ser criada por lei para atuar em um atividade econômica ou de prestação de serviços públicos. É comum que esse tipo de empresa seja fundada para administrar recursos estratégicos do país, garantindo que a população tenha acesso a eles.

No entanto, a exploração de atividade econômica pelo Estado só é permitida quando há motivos de segurança nacional envolvidos ou haja relevante interesse coletivo. Logo, as empresas públicas somente podem ser criadas visando resguardar o interesse público.

A Caixa Econômica Federal é o exemplo clássico de empresa pública. O maior banco público da América Latina foi criado por um decreto, assinado por D. Pedro II. 

A Caixa é totalmente pública, se diferenciando entre os demais bancos por centralizar as operações relativas ao FGTS, PIS e Bolsa-Família; também é responsável pelas operações dos jogos lotéricos desde 1962.

Ainda, são exemplos de empresas públicas: os Correios, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) – que administra hospitais universitários federais.

Além das estatais federais, ainda existem empresas públicas nos Estados e Municípios. Porém, é comum que apenas as privatizações de empresas de serviços essenciais como saneamento e energia, chamem a atenção das pessoas.

E as sociedades de economia mista?

A sociedade de economia mista é uma sociedade anônima (S/A) em que as ações são compartilhadas entre o Estado e o mercado, sendo o Estado o maior detentor das ações com direito a voto.

Sendo assim, o capital misto é a principal característica da sociedade de economia mista, que se contrapõe à empresa pública (empresa em que o capital é exclusivo da União).

As principais sociedades de economia mista do Brasil são as seguintes: Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Sanepar e Sabesp.

Como é feita a contratação em uma estatal?

As empresas públicas fazem parte do que chamamos de administração pública indireta. Assim, apesar de existir o concurso público, os profissionais são contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

É aqui que se encaixa o conhecido regime celetista, justamente por haver o registro na carteira de trabalho. Diferente de quem trabalha em um órgão do governo, em que é aplicado o regime estatutário.

Em relação à demissão, no regime estatutário é preciso ter uma falta grave por parte do servidor e a condenação no processo administrativo disciplinar.

Agora, no regime celetista, a contratação pela CLT permite maior flexibilidade na demissão, seja em empresas públicas ou de economia mista. Mesmo assim, é preciso seguir algumas regras e ter justificativa.

Por isso, a estabilidade é garantida no regime estatutário, e só após o servidor passar pelos 3 anos do estágio probatório, período em que o seu desempenho será avaliado.

Como funciona a privatização de uma estatal?

A privatização de uma empresa pública é um processo muito longo e complexo. Além disso, existem muitos conflitos de interesse entre o governo e o legislativo.

Mesmo assim, a venda de uma estatal atrai a atenção do mercado financeiro e de grandes investidores.

De início, o governo faz uma avaliação sobre a situação operacional e financeira da empresa pública. Inclusive, pode contratar entidades externas para apoiar nessa análise.

Após concluir essa avaliação, o governo realizará um estudo de viabilidade de venda da empresa. Também, se isso não irá prejudicar o cidadão, afinal, as estatais desempenham serviços essenciais para a sociedade.

Depois, precisa enviar para o Poder Legislativo (que é Congresso Nacional, Assembleia ou Câmara Legislativa) um projeto de lei com a proposta de privatização da estatal.

Somente com a aprovação do Poder Legislativo é que o processo de privatização poderá prosseguir. O governo sanciona a autorização de venda e, se não tiver problemas ou contestações judiciais, é dada sequência à venda.

Em geral, essa venda é feita em leilões públicos, em que o governo define todas as regras. Assim, pode vender a empresa para uma única companhia, um consórcio ou pode repartir a empresa, além de outras formas.

Atualmente, as privatizações mais conhecidas são da Companhia Vale do Rio Doce (hoje, apenas Vale), que ainda causa muita polêmica em razão do baixo valor e, agora, ser uma das maiores do mundo no seu ramo.

Mais recentemente, tivemos as privatizações de empresas do setor elétrico dos Estados de Goiás e de São Paulo, ambas vendidas para a italiana Enel.

O que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada?

Com certeza, essa é uma das maiores preocupações de quem trabalha em empresa pública ou sociedade de economia mista. Em especial, nesse momento em que o governo fala tanto sobre privatizações.

Isso porque o funcionário de uma estatal é contratado pelo regime celetista, ou seja, com registro em carteira de trabalho. Assim, não tem a mesma estabilidade que um servidor do regime estatutário.

Com isso, após a empresa pública ser privatizada, o governo não controla mais as regras e os rumos que serão tomados pela companhia que adquiriu a estatal. Então, é possível que o novo dono tome as seguintes ações:

  • não fazer nenhuma alteração;
  • transferir os profissionais para departamentos da outra companhia;
  • promover ou rebaixar os cargos (desde que respeitadas as leis trabalhistas); e
  • até mesmo, demitir todos ou a maioria dos profissionais e contratar uma nova equipe, sem precisar se justificar.

Esse último caso é muito extremo e não é comum que aconteça, mas é importante que você saiba que isso pode acontecer.

Mesmo em empresas privadas que adquirem outras privadas, ou em fusões de companhias, é possível que aconteçam demissões porque há sobreposição de profissionais.

Ou seja, na empresa que fez a aquisição já existe uma equipe que dá conta de absorver toda a operação da empresa que foi comprada. Isso é mais comum acontecer em departamentos como financeiro, contábil e de pessoal.

Também, é possível que a empresa compradora leve os profissionais da antiga empresa para os departamentos já existentes, integrando as equipes para dar continuidade a operação.

Direitos trabalhistas

Mesmo com a privatização, você deve saber que os funcionários continuam com os mesmos direitos que estão garantidos na CLT e outros que já estavam pré-estabelecidos durante o tempo em que o governo era o proprietário.

Assim, estão mantidos os direitos como férias remuneradas, 13° salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, repouso semanal remunerado, pagamento de horas extras, adicional noturno e de periculosidade, licença maternidade, entre outros.

Já os demais benefícios que não fazem parte da CLT, como vale-alimentação, plano de saúde e outros, só podem ser alterados após negociação com o sindicato da categoria.

No entanto, se você é servidor e a estatal em que trabalha será privatizada, recomendo que fale com um advogado especialista em servidores públicos. Assim, você terá a orientação correta sobre os seus direitos.

*Agnaldo Bastos é advogado, atuante no Direito Administrativo, especialista em causas envolvendo concursos públicos e servidores públicos e sócio-proprietário do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Loading

By valeon

249 thoughts on “O que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada?”
  1. Hi would you mind stating which blog platform you’re working with?

    I’m looking to start my own blog in the near future but
    I’m having a tough time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most
    blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  2. My brother suggested I might like this web site. He was entirely right.
    This post actually made my day. You can not imagine just how so much time I had
    spent for this info! Thanks!

  3. Your means of describing the whole thing in this article is truly fastidious, every one be
    able to without difficulty be aware of it, Thanks a lot.

    Feel free to visit my blog: Dorthy

  4. What’s Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I have discovered
    It positively useful and it has helped me out loads.
    I am hoping to give a contribution & help different users like its aided me.
    Great job.

  5. I don’t even know how I finished up right here,
    but I thought this publish was once great.
    I don’t know who you might be but definitely you are going to a famous blogger when you are not already.
    Cheers!

  6. What’s up to all, how is everything, I think every
    one is getting more from this web page, and your views are pleasant in support of new visitors.

  7. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you?

    Plz answer back as I’m looking to design my own blog and
    would like to find out where u got this from. thanks a lot

  8. I believe everything wrote made a lot of sense.
    But, what about this? what if you were to create a killer headline?
    I ain’t saying your content isn’t good, however what if you added a
    post title to possibly grab folk’s attention? I mean O que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada?
    is kinda plain. You should glance at Yahoo’s
    home page and see how they write news titles to grab viewers to click.

    You might add a related video or a pic or two to grab readers interested about what you’ve got to say.
    Just my opinion, it would make your posts a little livelier.

  9. Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts.

    Anyway I’ll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently lose weight fast.

  10. Thanks for your personal marvelous posting!
    I quite enjoyed reading it, you will be a great author. I will remember to bookmark your blog and will come
    back very soon. I want to encourage one to continue
    your great job, have a nice day!

  11. Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this blog loading?

    I’m trying to determine if its a problem on my end or if it’s the
    blog. Any feedback would be greatly appreciated.

  12. These are genuinely impressive ideas in on the topic of blogging.

    You have touched some fastidious factors here. Any way keep up wrinting.

  13. My brother suggested I would possibly like this blog.
    He was once entirely right. This submit actually
    made my day. You can not consider just how much time I had spent for this information!
    Thank you!

  14. I do not know if it’s just me or if perhaps everybody
    else encountering problems with your blog. It
    appears as though some of the written text on your content are running off the screen. Can somebody else please comment and let
    me know if this is happening to them too? This could be a problem with my online income system review internet browser because
    I’ve had this happen previously. Many thanks

  15. Hi, Neat post. There’s a problem along with your website in internet explorer, would test
    this? IE nonetheless is the marketplace chief and a good component to
    people will miss your wonderful writing because of this problem.

    Here is my web site; diets bullshit

  16. It’s really a nice and helpful piece of information. I am happy that you simply shared this useful info with us.
    Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

    Take a look at my webpage watch asmr

  17. This is a great tip particularly to those fresh to the blogosphere.

    Brief but very accurate info? Appreciate your sharing this one.
    A must read article!

    Here is my page: Alton

  18. Thanks designed for sharing such a pleasant thinking, article
    is nice, thats why i have read it entirely

  19. Hello, its fastidious paragraph regarding media print,
    we all understand media is a fantastic source of data.

  20. Greetings from Idaho! I’m bored at work so I decided to browse your
    blog on my iphone during lunch break. I love the info you present
    here and can’t wait to take a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my cell phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, superb site!

  21. Amazing issues here. I am very glad to see your post.
    Thank you so much and I’m looking ahead to contact you. Will you
    kindly drop me a mail?

    My web-site :: Fredrick

  22. whoah this blog is fantastic i really like studying your articles.
    Keep up the good work! You already know, lots of persons
    are looking around for this info, you could aid them greatly.

  23. An impressive share! I have just forwarded this onto a friend
    who has been doing a little research on this. And he actually bought me lunch due to the fact that
    I found it for him… lol. So allow me to reword this….

    Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to discuss this matter here on your website.

  24. We’re a group of volunteers and starting a new scheme in our community.

    Your website offered us with valuable info to work on. You’ve
    done an impressive job and our whole community will
    be thankful to you.

    Here is my web page high carb

  25. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that
    I’ve truly enjoyed browsing your blog posts. In any case I
    will be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

    Here is my webpage – Rosita

Comments are closed.