Tecnocracia
Você confia mais na tecnologia ou em Deus? Pense bem antes de responderÉ possível idolatrar a tecnologia e viver para ela, como se fosse uma entidade divina, abandonando a própria fé.

Por
Madeleine Lacsko

Gold Chess figure team (King, Queen, Bishop, Knight, Rook and Pawn) with businessman manager background. Strategy, Success, management, business planning, tactic, thinking, vision and leader concept

Você é o jogador ou o peão no xadrez do avanço tecnológico? Pense bem.| Foto: Bigstock

Se você crê em Deus, obviamente responderá que confia nEle muito mais do que na tecnologia, por mais avançada que seja. E aí eu faço a provocação: será? Racionalizando a questão parece impossível confiar mais na tecnologia. Ocorre que nossa relação com os avanços tecnológicos pode converter-se em idolatria e passaremos a agir depositando nossa confiança e nosso tempo em máquinas.

Penso com muita frequência no agir cristão dentro deste mundo de hiperconectividade, algoritmos e Big Techs. Parecem assuntos desconexos mas não são. É por princípios de fé que sempre fui contra movimentos de ataque em enxame, que uniformizam as pessoas e comportamentos. Somos criaturas únicas. Também por isso chamo a atenção para a Tecnocracia: as máquinas devem servir e aprimorar a criação, não ser o centro da vida, que é sagrada.

Hoje vi um amigo postar um texto do site TuPorém que faz uma análise interessantíssima sobre a sacralidade da vida humana, a idolatria da tecnologia e como o agir cristão pode mudar completamente essa relação. Recomendo vivamente que você leia. É um sopro de lucidez nesses tempos tão turbulentos. Luiz Adriano Borges, professor de história da tecnologia da UTFPR-Toledo, faz uma análise interessantíssima a partir do game Detroit, uma obra-prima.

Eu parto aqui de outro ponto do texto, em que ele cita “A abolição do homem”, livro de C. S. Lewis de 1943. Ele prevê que nós usaríamos tudo possível de tecnologia para levar a humanidade ao próximo passo da evolução mas acabaríamos por destruir a natureza humana, o que é a destruição da criação, da humanidade em si. Alertas servem para evitar erros. E nós podemos ouvir C. S. Lewis.

Há quem veja tecnologia como algo maligno. Eu vejo da forma oposta, é uma bênção divina a criatividade humana que hoje nos permite avançar em abundância, conhecimento, crescimento pessoal e diminuir sofrimentos antes intransponíveis. Já sofri horrores com esses algoritmos das Big Techs e sei que isso pode e deve ser contido. Mas também já consegui e já vi coisas inacreditáveis que jamais imaginei serem possíveis anos atrás.

Há algum tempo fiz uma entrevista com o CEO de uma empresa de tecnologia que estava testando uma máquina para que, a distância de milhares de quilômetros, médicos de primeiro time das melhores universidades do mundo, pudessem examinar pacientes graves de regiões carentes do planeta. Não basta uma chamada de Zoom.

O aparelho era em duas partes. Junto do paciente alguém punha uma luva cibernética e tocava na área doente. O médico, usando óculos especiais e outra luva, recebia o sinal de 5G a milhares de quilômetros. Era como se ele, de Nova Iorque, estivesse realmente fazendo o exame em um paciente raro e grave no meio da África. Quando eu era criança, uma coisa assim chamava milagre.

Já estudei caso de vilarejos asiáticos que viviam numa miséria danada vendendo a preço de banana artesanato raro. Eram peças revendidas na Europa e Estados Unidos por pequenas fortunas. A internet veio e os mais jovens descobriram isso. Aprenderam a montar lojinhas, contactar empresas de transporte, fazer publicidade online. Mudaram esses vilarejos, têm mais saúde, conforto, melhor comida e liberdade para sonhar e descansar.

Pense em você, que usa a internet numa medida normal. Quanta gente você já ajudou nos últimos anos? Quantos animais viu serem adotados? Criança e jovem ganhando bolsa de estudo porque alguém se comoveu? Fora a bênção de poder ouvir a voz e ver os nossos durante esse período tão sombrio da pandemia.

A tecnologia é uma evolução desde que saibamos usá-la a nosso favor. Big Techs, usando diversas técnicas psicológicas e neurológicas, imaginam um mundo em que nós existimos para alimentar algoritmos. Todos conhecemos quem fica o dia todo batendo boca em rede social. A própria imprensa já virou um puxadinho do bate-boca. Esse movimento é idolatria da tecnologia, colocar o ser humano a serviço da evolução tecnológica que beneficia apenas um pequeno grupo.

O site Tu Porém provoca a discussão sobre o medo de que seres humanos sejam substituídos por Inteligência Artificial. Eu nunca tive medo disso porque não creio ser possível, mas era por fé mesmo. Agora eles trazem um dado interessante. A Universidade de Harvard e o Google mapearam 1mm cúbico do cérebro humano para verificar quanto de informações havia.

Encontraram 1,4 petabytes de dados em apenas 1mm cúbico do cérebro humano. Como temos aproximadamente 1,2 milhão de centímetros cúbicos de massa cerebral, isso significa 1 bilhão de petabytes de dados. Um único petabyte equivale a 2 mil terabytes. Em 2 terabytes – não 2 mil – é possível armazenar 6 anos de áudio ininterrupto 24 horas por dia e sobra espaço. O nosso cérebro ainda é a máquina mais incrível e misteriosa que há.

Os dados do tanto de informação que cabe no cérebro humano são absolutamente impressionantes. Mas precisamos lembrar que representam apenas o que já sabemos medir e o que é matéria. A essência humana tem também sentimentos, transcendência, fé. Tudo isso está ali, mas não sabemos como ver nem medir. Ainda. É por isso que nem conseguimos reproduzir o humano em inteligência artificial.

A tecnologia evolui cada vez mais rápido. É muito possível que nossa geração viva para ver andróides com consciência ou inteligência artificial com consciência. Seria um outro tipo de existência, ainda assim diferente da essência humana. Na criação, cada ser é absolutamente único e impossível de repetir. A força da humanidade está na nossa união, nas famílias, nas raízes e na forma como nossos erros e acertos são complementares de forma coletiva.

É exatamente por sermos únicos, com experiências absolutamente diferentes mesmo crescendo juntos, que conseguimos evoluir. Um apara as arestas do outro, um ampara o outro quando cai, erramos, pedimos perdão, perdoamos, crescemos juntos muito mais do que sozinhos. E daí é que eu volto à pergunta de se você confia mais em Deus ou na tecnologia.

Confiar em Deus não é achar que confia nem dizer que confia, é entregar a vida a essa relação sem questionamento. Quem confia em Deus sabe que a alma humana precisa de transcendência, tempo para contemplação, amor, participação na família, na comunidade e no grupo de amigos. Quem confia na tecnologia manda postagem de paquita de político até no grupo da igreja porque a alma foi preenchida por tudo o que faz sucesso nas redes. É a idolatria.

Quanto mais nos distanciamos da nossa humanidade, mais frustrados ficamos. Perceba que já há pessoas que vivem para abastecer algoritmos, são felizes no instagram, são justiceiras sociais no twitter, são dançarinas de tik tok e são cada vez menos humanas. A tecnologia nos trouxe os likes, a possibilidade de buscar aprovação social o tempo todo. Onde há vaidade não sobra lugar para Deus.

Sugiro que este final de semana você reflita com as pessoas que você ama se está usando a tecnologia a seu favor, para elevar sua alma, estender a misericórdia a mais pessoas, compreender melhor a beleza da criação e como protegê-la, manter os laços de amor e comunidade que nos fazem mais humanos. É possível usar as redes para isso ou ser usado por elas e ficar batendo boca com estranhos. Ganhamos livre arbítrio para saber usar.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/madeleine-lacsko/voce-confia-mais-na-tecnologia-ou-em-deus-pense-bem-antes-de-responder/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon

211 thoughts on “Você confia mais na tecnologia ou em Deus?”
  1. Thank you for any other informative site. Where else could I get that kind of information written in such an ideal approach?
    I have a challenge that I am just now operating on, and I’ve been on the
    look out for such info.

    Feel free to visit my web blog – cure eczema

  2. Howdy, I believe your web site might be having web browser compatibility
    issues. Whenever I look at your blog in Safari, it looks fine however,
    if opening in Internet Explorer, it has some overlapping issues.
    I merely wanted to provide you with a quick heads
    up! Besides that, great blog!

    Look at my homepage :: vaginal orgasm

  3. Good way of describing, and pleasant piece of writing to obtain facts
    regarding my presentation subject, which i am going to convey in institution of higher education.

    my blog post aging skin

  4. Howdy! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came
    to look it over. I’m definitely enjoying the
    information. I’m book-marking and will be tweeting this
    to my followers! Terrific blog and superb design.

    Also visit my blog post; hair regrowth product

  5. I do not even know how I stopped up right here, but I thought this submit was good.
    I don’t recognise who you might be however definitely
    you’re going to a famous blogger for those who aren’t already.
    Cheers!

    my web page :: watch asmr

  6. Hi, I do believe this is a great web site. I stumbledupon it 😉 I may return yet again since i have book-marked it.

    Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide other people.

    Stop by my web page: health concerns sex

  7. Simply wish to say your article is as surprising. The clearness in your publish is just nice and i can suppose you’re a professional in this
    subject. Well along with your permission let me to grasp your
    RSS feed to keep updated with drawing close post.
    Thank you one million and please carry on the enjoyable work.

  8. Right now it looks like WordPress is the best blogging platform out there right now.

    (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?

  9. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agreeable from you!

    By the way, how could we communicate?

  10. Heya i’m for the primary time here. I found this board and I find It
    really useful & it helped me out a lot. I hope to offer one thing again and aid
    others such as you aided me.

  11. First off I want to say excellent blog! I
    had a quick question that I’d like to ask if you don’t mind.
    I was curious to know how you center yourself and clear your
    thoughts prior to writing. I have had a difficult time clearing my mind in getting my ideas out there.
    I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to
    15 minutes are wasted just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints?
    Appreciate it!

  12. If some one desires to be updated with latest technologies afterward he must
    be pay a quick visit this site and be up to date all the time.

  13. I want to to thank you for this wonderful read!! I definitely loved every little bit of it.
    I have you saved as a favorite to look at new stuff you post?

    Feel free to surf to my page; travel agent

  14. This is my first time go to see at here and i am in fact impressed to read everthing at
    single place.

  15. I think that is one of the such a lot vital information for me.
    And i am satisfied reading your article. However wanna remark on some basic things, The site
    style is great, the articles is truly excellent :
    D. Excellent task, cheers

  16. It’s very effortless to find out any matter on web as compared to
    textbooks, as I found this post at this
    web page.

  17. Good day! This is my 1st comment here so I just wanted
    to give a quick shout out and say I truly enjoy reading through your articles.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal with the same
    topics? Many thanks!

  18. Wonderful article! That is the kind of info that should be
    shared across the internet. Disgrace on the seek engines for
    not positioning this publish higher! Come on over and seek advice from
    my web site . Thanks =)

    Look at my web blog … quit smoking

  19. Ahaa, its nice conversation regarding this article at this place
    at this webpage, I have read all that, so at this
    time me also commenting at this place.

  20. Generally I don’t learn post on blogs, however I would like to say that this write-up very pressured me
    to check out and do so! Your writing style has been surprised me.
    Thank you, quite nice post.

    Visit my site; airlines travel

  21. Hi, i feel that i noticed you visited my web site thus i came to return the prefer?.I’m attempting to find things
    to enhance my site!I guess its good enough to use a few of your ideas!!

  22. I loved as much as you’ll obtain carried out proper here.
    The sketch is attractive, your authored material stylish.
    however, you command get got an edginess over that you would like be delivering the following.
    in poor health indisputably come more previously again as exactly the same just about very often inside case you shield
    this increase.

    Also visit my homepage … regrowth tips

  23. I want to to thank you for this great read!! I definitely enjoyed every bit of it.
    I’ve got you book-marked to check out new stuff you post…

  24. all the time i used to read smaller posts which also
    clear their motive, and that is also happening with this piece of writing
    which I am reading at this place.

    Also visit my page: best audio

  25. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this excellent blog!

    I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to brand new updates and will share
    this site with my Facebook group. Talk soon!

  26. Right here is the perfect webpage for anyone who wants to find
    out about this topic. You know so much its almost hard
    to argue with you (not that I personally will need
    to?HaHa). You definitely put a new spin on a subject which has been discussed for ages.
    Great stuff, just excellent!

    Take a look at my blog post – affordable treatment

  27. I don’t write a leave a response, but after looking at through a few of the comments on Você confia mais na tecnologia
    ou em Deus?. I actually do have some questions for you
    if you don’t mind. Could it be just me or do some of these comments look like they are coming
    from brain dead folks? 😛 And, if you are writing at other
    social sites, I would like to follow anything
    new you have to post. Could you list of every one of your public pages like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

    my site; http://www.a913.vip

  28. I intended to put you this very small note to
    be able to give many thanks as before for those amazing thoughts you have shared here.
    It is simply incredibly generous of people like you to convey without restraint what exactly
    a number of people could have made available as an e-book to help make some profit for themselves, most
    importantly considering that you might have done it if
    you wanted. The concepts additionally acted to become a easy way
    to fully grasp other individuals have similar dreams really like my very own to
    realize a little more when considering this problem. I
    think there are a lot more fun periods ahead for individuals that
    read your blog post.

    My web site; poor eating

Comments are closed.