Empreendedorismo

Abandonar velhas certezas para criar e transformar negócios

Olhar atento para o futuro é vital na criação e

transformação dos negócios, avalia especialista

Especialista no tema, Beia Carvalho explica que é preciso abandonar velhas certezas e compreender que os “empreendimentos nasceram para crescer”; 

Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020 o Brasil perdeu cerca de 10 milhões de empreendedores, com mais de 3 anos de atividade no mercado, no último ano. A crise econômica, impulsionada pela pandemia, foi um dos principais fatores. Entretanto, essa mesma instabilidade impulsionou a abertura de novas empresas, passando de 32,2 milhões em 2019 para 32,6 milhões em 2020. A maior parte das pessoas que resolveu investir em um negócio próprio no período tenta contornar a falta de empregos. Nesse contexto, o que os novos empresários podem fazer para garantir a manutenção e saúde dos negócios? Como os que não conseguiram se manter na pandemia podem retomar?

As respostas não são tão simples, mas Beia Carvalho, publicitária, fundadora e presidente do think tank 5 Years From Now aponta que “compreender que empreendimentos nasceram para crescer e não existe lugar para a mentalidade de ‘eu quero ficar desse tamanhinho’” pode fazer a diferença. Além disso, destaca o exercício da autoconfiança, disposição para trocar ideias com outros empresários e o investimento em tecnologia.

Para empreender

Segundo Beia, algumas pessoas podem ser consideradas empreendedoras por natureza. “São aquelas que quando entrevistadas contam que vendiam limonada aos 4 anos de idade e nunca pararam de inventar e se entregar a novos negócios”. Segundo a palestrante também há os que compreendem a necessidade de desenvolver um conjunto de habilidades e/ou contratar profissionais para atuar em áreas-chaves que não dominam. Essa consciência contribui para a sobrevivência dos negócios aliada a um olhar atento para as tendências.

Por isso ela sugere “dedicar no mínimo um dia da semana para pensar em seu negócio dali a 5 anos e, de preferência, fazer isso, num encontro (networking) com outro empresário. Pode ser do mesmo ramo de atuação, pode ser um negócio maior ou menor, local ou internacional”. Explica ainda que é importante pensar no futuro, sem deixar a ansiedade tomar conta.

“Minha fórmula é muito fácil e tem a ver com 2 palavrinhas: “e se?”. Quando se aplica “e se …”, em referência ao passado, o resultado é o saudosismo, a sensação de derrota: “ah se eu tivesse feito isso e não aquilo, agora eu estaria …”. Em referência ao futuro, o resultado é o exercício da imaginação, da combinação de ideias, da inovação, não causa ansiedade. Abre caminhos possíveis, a sensação de estar livre para pensar e criar coisas que ainda não existem”, ensina.

Na opinião de Beia, será cada vez mais comum a automatização, robotização e terceirização de processos e serviços. “Parece simples e lógico, mas poucas empresas, estão dando o devido valor às tecnologias de aceleração. A pandemia não perdoou os que só sabiam operar no offline. Como eu sempre digo: a transformação digital não é um puxadinho”.

A palestrante também aponta outras transformações sociais que impactaram o mundo dos negócios e devem continuar sendo observadas no futuro. “Movimentos como “Vidas Pretas Importam”, “Me Too”, a aceleração das tendências de diversidade e inclusão dos grupos LGBTQIA+P, pessoas com deficiência, e a maior escolarização das mulheres têm trazido transformações inimagináveis há 5 anos”.

As mulheres

Cerca de 30 milhões de brasileiras empreendem no país, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor. “As mulheres estão se empoderando e o número de empresárias cresce em todo o mundo, em várias áreas do conhecimento e de atuação do mercado”, comenta Beia.

Segundo a palestrante, apesar dos impactos negativos da pandemia, que levaram muitas mulheres a abandonar o sonho do negócio próprio, a tendência é de uma participação feminina cada vez maior no empreendedorismo. “O empreendedorismo feminino, de todas as cores e gêneros, é ao mesmo tempo uma realidade e uma tendência”, adverte.

PROPÓSITOS DA VALEON – “ValeOn É TOP”

ValeOn é uma Startup Marketplace que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa.

Encontre Produtos, Profissionais e Serviços em toda a região do Vale do Aço

Site: https://valedoacoonline.com.br/ ou App Android valeon

Moysés Peruhype Carlech

A ValeOn é uma startup daqui da região e foi acelerada pelo programa AGITA/SEBRAE/MG e pretendemos atuar no ramo de Publicidade e Propaganda online e pretendemos atender a todas as 27 cidades do Vale do Aço.

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.

Para acessar a plataforma da ValeOn poderá ser feita por:

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Aplicativo App: Digitar valeOn no Playstore do Google

Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.

Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: facebook, instagran, whatsApp, google, linkedin, rádios locais, jornais locais e onde for possível fazê-la.

Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como um forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon