1. Economia 

Com receio de apagão, órgão exigia que termoelétrica ficasse em operação, mas estatal ignorou pedido, alegando que ela precisava de manutenção; diante da crise hídrica, ONS tem exigido que térmicas funcionem na capacidade máxima

André Borges, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA – O Operador Nacional do Sistema (ONS) pressionou a Petrobras a manter ligada uma termelétrica que precisava de manutenção. Alegando risco de “falha catastrófica” na estrutura da unidade, porém, a Petrobras desligou a usina, conforme mostram comunicados que foram trocados entre a estatal, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ONS obtidos pelo Estadão.

Diariamente, é o ONS que determina o que será gerado em cada uma das usinas em operação no País, como forma de distribuir essa geração entre as diferentes fontes e garantir o equilíbrio dessa divisão. Com o nível dos reservatórios das hidrelétricas muito baixo por causa da pior estiagem dos últimos 91 anos, o órgão tem exigido que usinas de geração térmica – a gás, diesel, biomassa e carvão – funcionem na capacidade máxima para tentar reter mais água nas barragens. Essas determinações, no entanto, têm testado os limites do sistema.

No primeiro fim de semana de setembro, entre os dias 3 e 5, a Petrobras havia comunicado ao Operador que precisaria paralisar as operações de sua usina térmica de Três Lagoas, uma planta de 386 megawatts de potência instalada em Mato Grosso do Sul, porque tinha de fazer uma manutenção importante na estrutura. PUBLICIDADE

Usina de Três Lagoas
Capacidade da Usina de Três Lagoas (MS) é de 368MW, energia para uma demanda de 1,2 milhão de habitantes. Foto: Agência Petrobrás

A empresa teve o cuidado de agendar o serviço para o fim de semana, quando o consumo elétrico no País diminui, e apresentou a programação com duas semanas de antecedência. Como é praxe no setor, se tratava de uma parada programada, ou seja, uma operação de rotina. Ocorre que o ONS decidiu rejeitar o pedido.

Três dias antes da paralisação agendada, no dia 31 de agosto, o Operador rejeitou o pedido da Petrobras e, sem dar espaço para justificativas, declarou que “em função do cenário energético, com cargas elevadas e alto despacho térmico”, tinha que manter a “máxima disponibilidade de unidades geradoras” e que a paralisação deveria ocorrer apenas no feriado, entre 5 e 7 de setembro.

No dia seguinte, a Petrobras ainda insistiu com o órgão regulador e pediu para que fosse mantida a programação original da intervenção, porque “já não havia tempo hábil para reprogramar a atividade e que essa postergação de data ia contra as recomendações dos especialistas e do fabricante”.

O ONS, porém, voltou a rejeitar as alegações da companhia e, por meio de um e-mail, manteve a ordem de adiar a parada, indicando mais uma vez o cenário de crise energética para adiar a intervenção na usina. Restou à Petrobras ignorar o pedido.

“Diante das recomendações do fabricante (dos equipamentos da usina) e da equipe de engenharia e, ainda, frente ao risco de falha catastrófica desta turbina, a Petrobras necessitou prosseguir com a parada emergencial”, informou a Petrobras, em comunicado ao qual a reportagem teve acesso.https://arte.estadao.com.br/uva/?id=2DYAAz

A parada ocorreu e a empresa fez a manutenção. Em laudo enviado para a Aneel e ONS sobre o assunto, a estatal fez questão de destacar que, ainda em fevereiro, em manutenção de rotina, já havia encontrado danos em partes da estrutura da usina. Os reparos foram feitos em manutenções programadas. 

“A Petrobras tenta, sempre que possível, coordenar as intervenções de maneira programada, inclusive enviando notas técnicas explicando a criticidade dos serviços a serem executados, quando necessário, mas existem situações emergenciais com risco para o equipamento ou instalações”, declarou a empresa ao ONS e à Aneel. Nesses casos, afirmou a companhia, é necessário parar de maneira emergencial, inclusive, para evitar situações de desligamento forçado, o que pode causar problemas mais graves a toda programação de geração do setor.

Estresse da estrutura

No início deste mês, a Petrobras se reuniu com representantes do setor elétrico, que cobraram detalhes sobre cada uma das plantas térmicas da companhia e o adiamento de suas manutenções. Há casos de usinas que tinham paradas programadas de até 27 dias, por exemplo, e que a companhia se comprometeu em realizar o trabalho em apenas três dias, de forma a manter a geração plena no maior tempo possível.

O coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro, alerta sobre os riscos desse estresse na estrutura, uma vez que muitas térmicas não foram concebidas para operarem o tempo todo.

“É uma situação delicada e de risco. O governo está forçando as estruturas, adiando datas ou encurtando paradas, justamente por causa da crise hídrica. Essa situação com a Petrobras é um reflexo dessa crise. A ordem é empurrar com a barriga até onde for possível para preservar água nos reservatórios”, diz Castro.

O risco de apagão fez com a Aneel criasse a bandeira de crise hídrica na conta de luz, que acumula aumentos desde o começo do ano. A energia produzida pela termoelétrica é mais cara do que a gerada pelas usinas hidrelétricas.

Era ‘urgente’ a necessidade de parar

Logo após a Petrobras rejeitar a determinação do ONS e seguir com o plano de paralisar a usina térmica de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, a Aneel questionou oficialmente a petroleira sobre as causas de ter ignorado a decisão do órgão responsável por gerenciar diariamente o abastecimento do País.

Em resposta encaminhada no dia 10 de setembro, a companhia respondeu à agência que, “mais do que seguir as regras e os procedimentos do Operador”, sempre se posiciona de forma proativa e em parceria com as equipes do órgão, “em postura colaborativa e transparente para evitar desalinhamentos” com o Operador. “Infelizmente, na presente situação, houve necessidade técnica e urgente de parar a unidade”, afirmou a Petrobras.

Procurada pela reportagem, a Petrobras afirmou que “solicitações de adiamento, postergação ou aprovação de paradas fazem parte da rotina operacional de relacionamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico”. A empresa só não destacou, porém, que a atitude de deixar de seguir essas determinações está longe de qualquer rotina. 

A reportagem questionou ainda se a estatal prevê mudanças de data ou reduções de prazo de manutenções já programadas no parque de ao menos dez usinas térmicas sob seu controle. “Todas as térmicas da Petrobras estarão efetivamente em operação até o fim de setembro. Sobre os cronogramas de paradas, a Petrobras seguirá atendendo, sempre que possível, às necessidades do sistema, garantindo a segurança operacional de suas unidades”, declarou.

O ONS informou, por meio de nota, que, “como uma das ações para o enfrentamento da escassez hídrica solicitou, em julho deste ano, a todas as usinas geradoras que adiassem suas manutenções a fim de aumentar a disponibilidade de geração”. Segundo o órgão, “cabe ao agente avaliar a viabilidade técnica e operacional de acatar a solicitação ou não”. O ONS, porém, não comentou o fato de ter rejeitado o pleito feito pela Petrobras, mesmo após a empresa ter argumentado sobre os riscos do adiamento.

Loading

By valeon

252 thoughts on “Petrobras alega risco de ‘falha catastrófica’ e ignora pressão do ONS para manter usina ligada”
  1. Hello! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to look it over.
    I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and
    will be tweeting this to my followers! Great blog and brilliant style
    and design.

  2. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to
    your webpage? My blog is in the very same area of
    interest as yours and my users would really benefit from
    a lot of the information you present here. Please let me know
    if this okay with you. Thanks a lot!

    My page … lucid dreams

  3. If some one needs to be updated with hottest technologies then he
    must be go to see this site and be up to date everyday.

  4. My brother suggested I might like this web site.
    He was entirely right. This post actually made my day. You cann’t imagine just how much time
    I had spent for this info! Thanks!

  5. Hi my loved one! I wish to say that this article
    is amazing, great written and include almost all vital infos.

    I would like to look more posts like this .

    Also visit my website Werner

  6. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have truly enjoyed surfing around
    your blog posts. After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

    my web page :: high carb

  7. Every weekend i used to visit this site, because i wish for enjoyment, as this this web
    site conations truly nice funny material too.

  8. I write a comment whenever I appreciate a post
    on a website or I have something to contribute to the conversation. It is
    triggered by the passion displayed in the article I read.
    And on this post Petrobras alega risco de ‘falha catastrófica’ e ignora pressão do ONS
    para manter usina ligada. I was actually moved enough to post a
    thought 😉 I actually do have a couple of
    questions for you if you usually do not mind.
    Is it just me or does it give the impression like a few of these
    comments look like left by brain dead folks? 😛 And, if you are posting
    on other social sites, I would like to keep up with anything
    fresh you have to post. Could you list every one of your social sites like your Facebook page, twitter feed,
    or linkedin profile?

    Feel free to visit my site; skin care experts

  9. Fantastic items from you, man. I’ve consider your stuff previous to and you
    are simply extremely excellent. I actually like what you have received here,
    really like what you’re stating and the best way in which you say it.

    You’re making it enjoyable and you continue to care
    for to keep it sensible. I cant wait to
    learn much more from you. This is really a tremendous site.

    my blog post; prevent aging

  10. Definitely believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the net the easiest thing to be aware of.
    I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they just don’t know about.
    You managed to hit the nail upon the top and also defined
    out the whole thing without having side effect , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

    Also visit my blog post … hemp crop

  11. I like the helpful information you provide on your articles.
    I’ll bookmark your blog and take a look at again right here regularly.
    I am somewhat sure I’ll learn lots of new stuff right right here!
    Good luck for the next!

    My web-site – low carb eating

  12. If you would like to increase your experience just
    keep visiting this web site and be updated with the newest news posted
    here.

    Take a look at my blog post :: eating plan

  13. I will immediately grab your rss feed as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service.
    Do you’ve any? Please permit me recognise so that
    I could subscribe. Thanks.

    Here is my web site seed sprouts

  14. I used to be recommended this web site by way of my cousin.
    I’m no longer certain whether or not this put up is
    written by him as no one else understand such detailed about my trouble.

    You’re incredible! Thanks!

    Feel free to visit my webpage: beautiful smooth skin

  15. Thanks for your personal skin care marvelous
    posting! I really enjoyed reading it, you are a great author.
    I will be sure to bookmark your blog and will eventually
    come back later in life. I want to encourage one to continue your great job, have a nice
    evening!

  16. Heya i am for the primary time here. I found this board and I to find It really helpful &
    it helped me out much. I hope to provide one thing back and help others like you helped
    me.

    My homepage – beautiful skin

  17. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a coworker who has been doing a little homework on this.
    And he in fact bought me breakfast because I discovered it
    for him… lol. So allow me to reword this….
    Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending
    the time to talk about this issue here on your site.

    Stop by my homepage personal skin care

  18. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and
    wished to say that I’ve really enjoyed surfing around
    your blog posts. After all I’ll be subscribing to
    your feed and I hope you write again very soon!

    my webpage :: marijuana seeds

  19. First of all I want to say terrific blog! I had a quick question that I’d like to ask if you do not mind.
    I was curious to know how you center yourself and clear your mind prior to writing.
    I’ve had difficulty clearing my thoughts in getting my ideas out.
    I do enjoy writing however it just seems like the first 10
    to 15 minutes are usually lost just trying to figure out how to begin. Any suggestions
    or tips? Cheers!

    Have a look at my web blog :: hair growth

  20. Hey this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use
    WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.

    I’m starting a blog soon but have no coding skills so I
    wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

    My page; calories eating

Comments are closed.