1. Economia 

Com receio de apagão, órgão exigia que termoelétrica ficasse em operação, mas estatal ignorou pedido, alegando que ela precisava de manutenção; diante da crise hídrica, ONS tem exigido que térmicas funcionem na capacidade máxima

André Borges, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA – O Operador Nacional do Sistema (ONS) pressionou a Petrobras a manter ligada uma termelétrica que precisava de manutenção. Alegando risco de “falha catastrófica” na estrutura da unidade, porém, a Petrobras desligou a usina, conforme mostram comunicados que foram trocados entre a estatal, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ONS obtidos pelo Estadão.

Diariamente, é o ONS que determina o que será gerado em cada uma das usinas em operação no País, como forma de distribuir essa geração entre as diferentes fontes e garantir o equilíbrio dessa divisão. Com o nível dos reservatórios das hidrelétricas muito baixo por causa da pior estiagem dos últimos 91 anos, o órgão tem exigido que usinas de geração térmica – a gás, diesel, biomassa e carvão – funcionem na capacidade máxima para tentar reter mais água nas barragens. Essas determinações, no entanto, têm testado os limites do sistema.

No primeiro fim de semana de setembro, entre os dias 3 e 5, a Petrobras havia comunicado ao Operador que precisaria paralisar as operações de sua usina térmica de Três Lagoas, uma planta de 386 megawatts de potência instalada em Mato Grosso do Sul, porque tinha de fazer uma manutenção importante na estrutura. PUBLICIDADE

Usina de Três Lagoas
Capacidade da Usina de Três Lagoas (MS) é de 368MW, energia para uma demanda de 1,2 milhão de habitantes. Foto: Agência Petrobrás

A empresa teve o cuidado de agendar o serviço para o fim de semana, quando o consumo elétrico no País diminui, e apresentou a programação com duas semanas de antecedência. Como é praxe no setor, se tratava de uma parada programada, ou seja, uma operação de rotina. Ocorre que o ONS decidiu rejeitar o pedido.

Três dias antes da paralisação agendada, no dia 31 de agosto, o Operador rejeitou o pedido da Petrobras e, sem dar espaço para justificativas, declarou que “em função do cenário energético, com cargas elevadas e alto despacho térmico”, tinha que manter a “máxima disponibilidade de unidades geradoras” e que a paralisação deveria ocorrer apenas no feriado, entre 5 e 7 de setembro.

No dia seguinte, a Petrobras ainda insistiu com o órgão regulador e pediu para que fosse mantida a programação original da intervenção, porque “já não havia tempo hábil para reprogramar a atividade e que essa postergação de data ia contra as recomendações dos especialistas e do fabricante”.

O ONS, porém, voltou a rejeitar as alegações da companhia e, por meio de um e-mail, manteve a ordem de adiar a parada, indicando mais uma vez o cenário de crise energética para adiar a intervenção na usina. Restou à Petrobras ignorar o pedido.

“Diante das recomendações do fabricante (dos equipamentos da usina) e da equipe de engenharia e, ainda, frente ao risco de falha catastrófica desta turbina, a Petrobras necessitou prosseguir com a parada emergencial”, informou a Petrobras, em comunicado ao qual a reportagem teve acesso.https://arte.estadao.com.br/uva/?id=2DYAAz

A parada ocorreu e a empresa fez a manutenção. Em laudo enviado para a Aneel e ONS sobre o assunto, a estatal fez questão de destacar que, ainda em fevereiro, em manutenção de rotina, já havia encontrado danos em partes da estrutura da usina. Os reparos foram feitos em manutenções programadas. 

“A Petrobras tenta, sempre que possível, coordenar as intervenções de maneira programada, inclusive enviando notas técnicas explicando a criticidade dos serviços a serem executados, quando necessário, mas existem situações emergenciais com risco para o equipamento ou instalações”, declarou a empresa ao ONS e à Aneel. Nesses casos, afirmou a companhia, é necessário parar de maneira emergencial, inclusive, para evitar situações de desligamento forçado, o que pode causar problemas mais graves a toda programação de geração do setor.

Estresse da estrutura

No início deste mês, a Petrobras se reuniu com representantes do setor elétrico, que cobraram detalhes sobre cada uma das plantas térmicas da companhia e o adiamento de suas manutenções. Há casos de usinas que tinham paradas programadas de até 27 dias, por exemplo, e que a companhia se comprometeu em realizar o trabalho em apenas três dias, de forma a manter a geração plena no maior tempo possível.

O coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro, alerta sobre os riscos desse estresse na estrutura, uma vez que muitas térmicas não foram concebidas para operarem o tempo todo.

“É uma situação delicada e de risco. O governo está forçando as estruturas, adiando datas ou encurtando paradas, justamente por causa da crise hídrica. Essa situação com a Petrobras é um reflexo dessa crise. A ordem é empurrar com a barriga até onde for possível para preservar água nos reservatórios”, diz Castro.

O risco de apagão fez com a Aneel criasse a bandeira de crise hídrica na conta de luz, que acumula aumentos desde o começo do ano. A energia produzida pela termoelétrica é mais cara do que a gerada pelas usinas hidrelétricas.

Era ‘urgente’ a necessidade de parar

Logo após a Petrobras rejeitar a determinação do ONS e seguir com o plano de paralisar a usina térmica de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, a Aneel questionou oficialmente a petroleira sobre as causas de ter ignorado a decisão do órgão responsável por gerenciar diariamente o abastecimento do País.

Em resposta encaminhada no dia 10 de setembro, a companhia respondeu à agência que, “mais do que seguir as regras e os procedimentos do Operador”, sempre se posiciona de forma proativa e em parceria com as equipes do órgão, “em postura colaborativa e transparente para evitar desalinhamentos” com o Operador. “Infelizmente, na presente situação, houve necessidade técnica e urgente de parar a unidade”, afirmou a Petrobras.

Procurada pela reportagem, a Petrobras afirmou que “solicitações de adiamento, postergação ou aprovação de paradas fazem parte da rotina operacional de relacionamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico”. A empresa só não destacou, porém, que a atitude de deixar de seguir essas determinações está longe de qualquer rotina. 

A reportagem questionou ainda se a estatal prevê mudanças de data ou reduções de prazo de manutenções já programadas no parque de ao menos dez usinas térmicas sob seu controle. “Todas as térmicas da Petrobras estarão efetivamente em operação até o fim de setembro. Sobre os cronogramas de paradas, a Petrobras seguirá atendendo, sempre que possível, às necessidades do sistema, garantindo a segurança operacional de suas unidades”, declarou.

O ONS informou, por meio de nota, que, “como uma das ações para o enfrentamento da escassez hídrica solicitou, em julho deste ano, a todas as usinas geradoras que adiassem suas manutenções a fim de aumentar a disponibilidade de geração”. Segundo o órgão, “cabe ao agente avaliar a viabilidade técnica e operacional de acatar a solicitação ou não”. O ONS, porém, não comentou o fato de ter rejeitado o pleito feito pela Petrobras, mesmo após a empresa ter argumentado sobre os riscos do adiamento.

Loading

By valeon

252 thoughts on “Petrobras alega risco de ‘falha catastrófica’ e ignora pressão do ONS para manter usina ligada”
  1. I was curious if you ever considered changing the layout of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so
    people could connect with it better. Youve got an awful lot of
    text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

    Also visit my blog; tips on healthy eating

  2. I am really impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog.
    Is this a paid theme or did you customize it yourself?

    Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice blog
    like this one these days.

    Also visit my blog natural skin care

  3. Its such as you read my thoughts! You appear to understand a lot approximately this,
    like you wrote the book in it or something.
    I feel that you simply can do with a few p.c. to pressure the message home a bit, but instead of
    that, that is fantastic blog. An excellent read. I will certainly be back.

    My website http://www.comegnolaw.com

  4. An interesting discussion is worth comment. I do believe that you need to write more on this topic, it may not be a taboo matter but typically people do not discuss these subjects.
    To the next! All the best!!

  5. I do not know whether it’s just me or if everybody else experiencing problems with
    your blog. It appears as though some of the text in your
    posts are running off the screen. Can someone else please comment and
    let me know if this is happening to them too? This may be a
    problem with my web browser because I’ve had
    this happen before. Appreciate it

    Also visit my website :: bbs.yunweishidai.com

  6. I want to express my thanks to this writer for bailing me out of this
    situation. As a result of researching throughout the the
    net and seeing notions that were not powerful, I assumed my entire life was gone.
    Being alive minus the solutions to the issues you have solved all through your
    entire article content is a crucial case, as well as the ones that would have adversely affected my entire career if I hadn’t encountered your web blog.

    The mastery and kindness in touching every part was very helpful.
    I am not sure what I would’ve done if I had not come upon such a thing like this.
    I’m able to at this moment look ahead to my future. Thank you very much for
    your impressive and amazing guide. I will not think twice to refer
    your blog post to any person who needs to have care about this subject.

    my web blog – videos ready incase

  7. whoah this weblog is excellent i really like reading your
    articles. Stay up the great work! You already know, a lot of people are looking around for
    this info, you can help them greatly.

  8. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get several e-mails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service?
    Cheers!

  9. Wonderful blog! I found it while surfing around
    on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thank you

    Look into my web site; men skin

  10. Thank you for sharing your thoughts. I truly appreciate your efforts and I am waiting for your
    further post thank you once again.

    Also visit my site Modesto

  11. For newest information you have to visit internet and on internet I found this website as a finest web page for newest updates.

  12. Howdy very nice site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I’ll bookmark your web site and
    take the feeds also? I’m satisfied to search out numerous useful information here in the publish, we want work
    out more strategies in this regard, thank you for sharing.

    . . . . .

    Also visit my web blog weight loss journey

  13. I must show my passion for your generosity in support of those individuals that should have
    help with that area. Your special commitment to getting the message throughout appears to be unbelievably invaluable and have in every case
    helped girls like me to reach their aims. Your own useful hints and tips
    signifies so much to me and somewhat more to my colleagues.
    Best wishes; from everyone of us.

    Also visit my web page eating healthy foods

  14. Having read this I thought it was very informative.

    I appreciate you spending some time and energy to put this content together.
    I once again find myself personally spending a
    lot of time both reading and leaving comments.

    But so what, it was still worthwhile!

  15. We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your website offered us with valuable info to work on. You have done a formidable job and our whole community will be grateful to you.

    my web blog … Natasha

  16. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your site,
    how can i subscribe for a blog website? The account aided me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

    Also visit my webpage: carb diet

  17. I am not sure where you are getting your information, but great topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for magnificent info I was looking for this information for my
    mission.

    Check out my web blog … Garfield

  18. Hey! I could have sworn I’ve been to this blog before but after checking through some of the post I realized it’s new to
    me. Anyhow, I’m definitely delighted I found it
    and I’ll be book-marking and checking back often!

    my website; bbs.yunweishidai.com

  19. This is the perfect blog for anyone who hopes how to give a man an orgasm find out about
    this topic. You understand so much its almost tough to argue with you (not
    that I actually will need to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a subject which has been discussed for
    many years. Great stuff, just wonderful!

  20. Howdy very cool website!! Man .. Excellent .. Wonderful ..
    I’ll bookmark your blog and take the feeds additionally…I’m happy to seek out a lot of
    useful info right here in the post, we want work out more
    strategies on this regard, thank you for sharing.

    Also visit my homepage :: Gabriella

  21. I’m honored to get a call from a friend as he identified the important recommendations shared in your site.
    Studying your blog article is a real brilliant experience.
    Thanks again for thinking of readers just like me, and I want for
    you the best of achievements like a professional in this field.

    Here is my web page: easiest skin care

Comments are closed.