“Pátria Armada”
PorGazeta do Povo
Bolsonaro citou trecho do evangelho de Lucas ao comentar declaração de Dom Orlando Brandes| Foto: Joédson Alves/EFE
O presidente Jair Bolsonaro comentou na noite desta terça-feira (12) o sermão do arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, que, durante a principal missa do dia, afirmou que “para ser pátria amada, não pode ser pátria armada”, numa crítica à política mais liberal do governo para compra e porte de armas de fogo.
“Olha só, pelo que eu me lembro, ele não falou lá dentro. Só se eu comi mosca, né. Mas eu quero citar uma passagem bíblica aqui, Lucas 22:36: ‘E quem não tem espada, venda a sua capa e compre uma’. Então, a Bíblia fala em arma. Essa passagem tem a ver com traições, tá? Foi quando Judas traiu Jesus”, disse o presidente em entrevista à rádio Jovem Pan.
Afirmou depois que respeita o arcebispo. “Mas o estado mais armado do Brasil, proporcionalmente, é Santa Catarina e é o menos violento.”
Denúncias Paradas
Governo contesta no STF pedido de prazo para Lira analisar impeachment
PorGazeta do Povo
Brasília
Jair Bolsonaro e Arthur Lira | Foto: Marcos Correa/PR
O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pareceres contrários a um pedido do PDT para obrigar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) a analisar pedidos de impeachment. Nos pareceres, a Advocacia-Geral da União e da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência disseram que a Constituição não estabeleceu prazo para essa decisão, o que não poderia ser feito por meio da Corte, citando diversos julgamentos em que os ministros recusaram-se a delimitar esse período.
“Ao mesmo tempo que a Constituição não estabeleceu prazo para o seu processamento, determinou o afastamento do presidente da República por no máximo 180 dias, caso não seja admitida a acusação em seu desfavor, o que demonstra um silêncio eloquente do Constituinte em não querer fixar prazo para o processamento do impeachment”, argumentou a AGU.
Após Veto De Bolsonaro
Damares promete novo programa para distribuir absorventes a mulheres pobres
PorGazeta do Povo
Brasília
Ministra Damares participa de evento online sobre justiça e religião no contexto da pandemia. | Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) postou no Instagram que nos próximos dias o governo vai anunciar um programa para distribuir absorventes para mulheres “em situação de vulnerabilidade”. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou parcialmente um projeto de lei pelo qual o governo bancaria a compra e distribuição do item de higiene para estudantes pobres da rede pública, moradoras de rua e presidiárias.
“Termino o dia de segunda-feira em reunião com o presidente da Frente Parlamentar em Defesas dos Direitos Humanos e da Justiça Social, o meu amigo deputado federal Roberto Lucena. Na pauta ações em conjunto, Parlamento e MMFDH, para garantia de direitos. Na oportunidade garanti ao parlamentar que nos próximos dias vamos anunciar o Programa do Governo Federal para distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. Programa que já estava sendo discutido há meses dentro do Governo”, escreveu.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/damares-promete-novo-programa-para-distribuir-absorventes-a-mulheres-pobres/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.