William Horta – Jornalista

FHC NÃO FOI O IDEALIZADOR E NEM O RESPONSÁVEL PELA IMPLANTAÇÃO DO PLANO REAL EM JULHO DE 1.994, ALIÁS, O PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, QUE DE FATO IMPLANTOU O REAL, ANTES DE MORRER, CONCEDEU UMA ENTREVISTA FALANDO DESSE TEMA

Faço aqui uma publicação histórica, sobre quem criou o Plano Real que foi o presidente e saudoso mineiro Itamar Franco, do PL – Partido Liberal, que havia assumido o cargo em decorrência da renúncia de Collor de Mello, de quem ele era o vice-presidente.

Antes do Real, havia uma tal URV, um papel provisório, que funcionou a partir do dia 01 de julho de 1.994. Era ministro da Fazenda o diplomata Rubens Ricúpero.

O FHC tinha sido ministro, e havia renunciado seis meses antes das eleições daquele ano, pra ser o candidato, apoiado por Itamar Franco, para presidente, por sinal foi eleito, em 1.994, utilizando-se do sucesso do Plano Real instalado, aplicado ou instituído, como queira, há três meses, em 01 de julho, antes das eleições, uma vez que elas foram em outubro do mesmo ano.

Havia um compromisso de FHC, filiado ao PSDB, de apoiar Itamar, que sairia candidato a presidente, outra vez, nas eleições de 1.998, uma vez que tinha sido um presidente substituto e não eleito, já que era, como disse, o vice de Collor, mas antes disso ocorrer, FHC, do PSDB, deu um golpe político e “comprou”, isso mesmo comprou o Congresso Nacional com liberação de emendas aos parlamentares e aplicação, supostamente, até mesmo de algum “mensalão” para aprovar o instituto da reeleição.

FHC foi reeleito e conseguiu fazer um inimigo, Itamar Franco, que depois disso foi eleito governador de Minas, pelo PMDB, e passou quatro anos se desentendendo com FHC, e com razão, pois aquele não cumpriu o compromisso assumido de apoiá-lo e negou-lhe o apoio combinado, mas Minas Gerais perdeu muito com essa briguinha. Posso então afirmar que o FHC não tem palavra.

Por isso, não podemos desconhecer a História e essa é a história aqui contada e escrita.

Você não estava se lembrando disso? Que fique bem claro. FHC não teve nada a ver com o Plano Real. Pessoalmente, lembro-me que quando FHC assumiu a presidência, pela segunda vez, eu estava em Porto Seguro, onde passei o Réveillon, era o ano de 1.999, e na mesma semana, lembra que ele assumiu no dia 01 de janeiro, o dólar que valia um Real passou a valer dois Reais, uma cerveja que custava um Real passou a custar, numa mesma semana, Dois Reais.

E nesse segundo mandato dele, FHC privatizou muitas empresas todas as Teles, a Vale, a Usiminas, a Cosipa, a CSN etc e etc. Comentava-se à época que tinha gente levando grana por fora nessas privatizações, nunca ninguém foi denunciado, mas considerando a opinião de um advogado, que disse recentemente, que tudo no Brasil tem que ter propina, não sei se ele, o advogado, tem razão quanto a isso.

Mas na época comentava-se muito e a oposição, leia-se PT, PDT e PC do B, entre outros, denunciavam bastante as privatizações. Se elas, as privatizações, foram boas para o País, não vou discutir isso nesse meu comentário, deixa pra outra oportunidade, quando melhor aprouver, apenas me lembrei disso, porque houve suspeita de haver suborno naquelas oportunidades.

O FHC não era mais ministro, como eu já o disse, o ministro era o diplomata Rubens Ricúpero, que, inclusive, após uma entrevista na Globo, já tinha terminado, mas deixaram os microfones abertos e ele pronunciou uma frase, num bate papo informal com os jornalistas, que o levou à pedir demissão do cargo. Ele disse, entre outras frases: “Pra conseguir algo, eu não tenho escrúpulos”. Em consequência da sua desastrosa frase ele pediu demissão, não me lembro se foi em julho ou agosto e assumiu em seu lugar o então governador do Ceará, Ciro Gomes que renunciou ao cargo de governador e assumiu o comando do Ministério da Fazenda.

Pois é, insisto em afirmar que FHC não era ministro de Fazenda não, quando o plano Real foi implantado por Itamar Franco, então Presidente da República. Quanto aos economistas, as pessoas sempre acertam citando dois dos nomes que faziam parte de uma equipe, eles eram o PÉRSIO ÁRIDA e ANDRÉ LARA RESENDE. Isso mesmo!

Mas os outros nomes que formavam a equipe eram: GUSTAVO FRANCO,. PEDRO MALAN, EDMAR BACHA, WINSTON FRITSCH e CLÓVIS CARVALHO que era o então secretário executivo do Ministério da Fazenda. Esses caras, esses 07 economistas é que foram os responsáveis pelo Plano Real que permitiu o controle da inflação e das finanças do Brasil.

(Texto de autoria do jornalista William Horta)

Loading

By valeon

4 thoughts on “Verdades sobre o Plano Econômico Real”
  1. My family all the time say that I am killing my time here at web, except I know I am
    getting knowledge everyday by reading such fastidious articles.

  2. hello there and thank you for your info – I’ve certainly picked up something new from right here.
    I did however expertise several technical issues using this site, since I
    experienced to reload the website lots of times previous
    to I could get it to load correctly. I had been wondering if your
    web host is OK? Not that I’m complaining, but slow loading
    instances times will very frequently affect your placement
    in google and can damage your high quality score if ads and
    marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my email and can look
    out for a lot more of your respective fascinating content.
    Make sure you update this again soon.

  3. Hi there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok.

    I’m definitely enjoying your blog and look forward to new updates.

  4. Heya i’m for the first time here. I came across this board and
    I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back
    and help others like you helped me.

Comments are closed.