Equipe EdCorp UOL EdTech

Apesar do grande impacto que a Covid-19 causou na economia global, os mercados já começam a dar sinais de retomada, principalmente nos Estados Unidos e Europa. De acordo com a Harvard Business Review, principalmente as empresas de médio porte são as que têm percebido melhor a retomada do crescimento econômico. A publicação destaca, porém, que não são todas as empresas que atendem ao chamado Middle Market, cujo faturamento anual gira entre US$ 10 milhões e US$ 1 bilhão, que estão identificando essa crescente, mas aquelas que investiram adequadamente em processos de transformação digital e inovação de rápida implementação e grande impacto para o cliente.

E é também o Middle Market que tem mais dificuldades para inovar, principalmente por receio de comprometer o fluxo de caixa. Para ampliar a capacidade de inovação dessas organizações, é preciso levar em conta alguns pontos:

A “grande ideia” pode ser uma bênção ou uma maldição, a depender de como ela é vendida: quando Steven Sasson desenvolveu a fotografia digital em 1974, seu empregador, a Kodak era líder de segmento de filmes fotográficos. A ideia de Sasson, de transformar luz em dados em uma tela, apesar de ser disruptiva para o mercado, colocava em risco o principal ativo da empresa. Já Jeff Bezos, criador da Amazon, seguiu em frente com seu plano de comercializar livros digitalmente, mesmo após ser desencorajado por todas as pessoas que ele consultou. Em ambos os casos, a avaliação de risco foi o ponto crucial. A Kodak entendeu que investir em fotografia digital colocaria seu negócio em risco, enquanto Bezos percebeu que não investir em sua ideia o deixaria arrependido no futuro.

Sua inovação deve se focar em resolver um problema do cliente, ao invés de focar em romper uma indústria: uma trava bastante comum que as organizações enfrentam ao desenvolver projetos de inovação é confudir o conceito com disrupção e ficar em busca da “próxima grande coisa”. O eBay passou anos tentando descobrir o que poderia aumentar o número de vendas na plataforma em diversos mercados, mas foi o time alemão que, graças à sua proximidade com o cliente e o entendimento de suas necessidades, implantou o botão “Comprar imediatamente”. Ao invés de decidir o que é melhor para o seu usuário com base na ideia do que ele deveria querer, perguntar segue sendo a melhor opção.

Testagem contínua: testar novas abordagens, funcionalidades e interesses a curto prazo é o melhor caminho para coletar dados e tomar decisões melhores nos planejamentos de longo prazo.

Investir nas ferramentas certas para as pessoas certas: um passo importante dos processos de transformação digital é contratar ferramentas que ampliem a capacidade e a produtividade do seu time. Mas é preciso oferecer as ferramentas a quem vai saber fazer bom uso delas. Um erro comum que muitas empresas enfrentam é contratar uma ferramenta robusta para todos os times ao invés de designar o uso dessa ferramenta para quem efetivamente vai ter resultados com ela. Entender o todo é importante, mas focar seus colaboradores naquilo que é a especialidade deles garante melhores resultados.

Acreditar que inovação e transformação digital são só sobre tecnologia também é um erro muito comum que as organizações cometem na ansiedade de acompanhar os desenvolvimentos de mercado. A parte mais importante da transformação digital é ter colaboradores capacitados a lidar com as transformações velozes e com as necessidades mutáveis do mercado.

CARACTERÍSTICAS DA VALEON

Perseverança

Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.

Comunicação

Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.

Autocuidado

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Autonomia

Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.

A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.

Inovação

Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.

Busca por Conhecimento Tecnológico

A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.

Capacidade de Análise

Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.

Resiliência

É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

WEBsite: https://valedoacoonline.com.br/

WEBApp: valeon

Loading

By valeon