Equipe EdCorp UOL EdTech
Quando essa newsletter foi concebida, nós tínhamos o interesse em ampliar a discussão sobre softskills, por ser um tema que fala na dor dos nossos clientes: as competências sociais no ambiente de trabalho. Afinal, quem nunca sofreu com um conflito interpessoal, ou não se nutriu de conversas de corredor e rádio-peão que atire a primeira pedra. O intuito era criativo e um pouco ousado: adaptar situações do dia a dia a jogadas de xadrez.
A nossa edição-piloto seguiu esse modelo. E o feedback de que nos acompanha indicou que talvez fosse preciso rever o formato – e, ao invés de adaptar situações do dia a dia a estratégias de xadrez, focar apenas na situação e nas competências necessárias para alcançar os melhores resultados.
Rota refeita e hoje, 26 edições depois, vamos voltar a falar de raciocínio estratégico. Afinal, pouco do trabalho é a tarefa, muito do trabalho é o jogo. E o seu pensar estratégico é a forma como você joga o jogo.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, letramento em dados, raciocínio estratégico e lógica de programação são algumas das competências mais necessárias para os profissionais do futuro. Com isso, houve um boom de cursos de criação de dashboards e programação back e front-end ou fullstack para suprir essa demanda.
Mas essas competências não são restritas aos profissionais de tecnologia. Outra habilidade cada vez mais necessária é a capacidade de contar uma boa história. Seja para atrair mais clientes ou para avançar na própria carreira, o bom storytelling é essencial. E sabe o que faz uma história ser boa? Cadência lógica e bom nível de informações de contexto. Em outras palavras: dados estruturados em códigos lógicos que disparem o gatilho certo no interlocutor.
Pode parecer algo novo, alinhados ao nosso viver contemporâneo, mas é mais velho que andar para frente. Os jogos, os esportes e as artes já trabalham esse conceito há milênios. E da mesma maneira que fazemos nas organizações: dividindo as camadas de atuação em diferentes níveis. Se nas empresas temos a camada estratégica, a tática e a operacional, nos esportes essas camadas são dividas entre comitês, treinadores e atletas. Num jogo são as peças, o plano de jogo e as regras. As artes inventaram as jornadas do herói, a origem do vilão e outros tantos conceitos.
Mas vamos voltar para a realidade corporativa. Na introdução do tema de hoje nós dissêmos que pouco do trabalho é a tarefa, muito do trabalho é o jogo. E isso é o que diferencia aqueles que passam a carreira toda fazendo sempre a mesma coisa daqueles que crescem e se desenvolvem: a capacidade de desenvolver diferentes competências mais sutis que as competências técnicas. E isso está diretamente ligado à forma como você percebe o seu entorno.
A maneira como você enxerga as situações que vive é o gatilho da sua reação. E esse conceito também é aplicado aos jogos, principalmente os RPGs e videogames e às histórias, principalmente na cultura pop. A Netflix testou o conceito nas suas produções interativas, quando dava opções de caminhos que a história seguiria a partir de uma decisão, o mundo da tecnologia chama de gamificação, o marketing chama de engajamento, o cinema pode chamar de jornada do herói ou origem do vilão. Mas todos eles estão falando sobre como a sua percepção de mundo influencia as escolhas que você faz a ponto de mudar o rumo da sua história.
Então, para alimentar suas ideias e reflexões para o restante da semana, a gente deixa a provocação: como você joga o jogo e como você gostaria de jogá-lo? Responder a essa questão vai mudar a maneira como você direciona a sua carreira e vai exigir que você desenvolva o lado mais sutil e subjetivo das competências do futuro.
E as empresas que já capacitam seus colaboradores dessa maneira saem na frente. Afinal, capacitação muda tudo.
Como você joga o jogo da vida – blogmetaeserfeliz
Há algum tempo fiquei refletindo em como vinha me comportando diante do que quero para minha vida, como usa muito Augusto Cury, se eu estava me comportando como vítima ou como autora da minha própria história. Com essas reflexões, me vi mergulhada a desculpas para não ter avançado dentro do que eu queria e, não encontrei o porquê de ter deixado por tanto tempo as circunstâncias ditarem o meu destino. Após estas reflexões, decidi dar um novo rumo a minha vida, tomar a frente e me responsabilizar por minhas escolhas, mesmo que elas não me deem o resultado que eu espero, com a consciência de que tudo que considero ruim, por mais difícil que seja, me traz grandes aprendizados.
E você? Como tem jogado o jogo da vida? Já parou para refletir no que quer para sua vida? Para onde está indo? Quais as suas escolhas?
Durante meus atendimentos como Coach tenho percebido muita gente sem saber para onde ir, perdidas. Algumas por que acreditam que não podem renunciar a nada, outras por que não vêm possibilidade de mudança, outras por que tomaram alguma decisão e por orgulho acreditam que não podem voltar atrás. E assim todas seguem renunciando ao que realmente gostariam de conquistar, estagnadas e envolvidas principalmente pelo medo.
O medo, conforme os dicionários, é o estado emocional resultante da consciência de perigo real ou hipotético, apesar de aparentemente ruim, na minha concepção ele é uma sensação valiosa, precisamos dele para que possamos avaliar os riscos de um empreendimento, ou seja lá qual for a ação/atitude que queremos tomar em nossas vidas, pois o mesmo nos permite mitigar possíveis erros e falhas, gerenciar riscos. Mas quando ele nos paralisa, ele deixa de ser bom e passa a ser um problema. Como você tem encarado os seus medos?
No meu caso, não me deixei paralisar pelo medo, estava avançando, porém muito covardemente, com um plano muito na defensiva, sem querer me expor. Em poucas palavras, eu estava em cima do muro, e será que eu posso conseguir resultados assim? Será que eu posso entender que eu sou a autora da minha história? Será que eu serei vencedora?
Tem muitas pessoas fazendo concurso, e muitas realmente se dedicam aos estudos e acreditam que podem passar, enquanto outros estão aventurando, vai que dá certo, não é? Ao mesmo tempo que tem medo de assumir se querem isso para sua vida realmente. Às vezes nem querem, mas acreditam que é a única opção, justificada por inúmeras desculpas.
Outro exemplo muito comum é o desejo de perder peso. Mas o que estão fazendo para que isso dê certo? Ah! Começaram uma dieta ontem e marcaram um encontro com os amigos na pizzaria? Será que não poderia ter escolhido outro programa? Ah…a culpa é dos amigos.
Nesse contexto, o que falta para todos nós? Por que não conseguimos avançar? Por que desistimos do que julgamos importante para nós?
Durante minhas leituras concluí que a resposta é simples: assumir a responsabilidade sobre a nossa vida e os resultados que temos obtido. Se você é líder e sua equipe não avança, será que o problema está apenas na sua equipe? Se você é funcionário público e não está satisfeito com o dia a dia, será que a culpa é apenas do serviço público? Se você tem sido maltratado por alguém próximo a você, será que a culpa é apenas do outro que o maltrata? Se o seu dia é uma droga, você está colocando a culpa no que e em quem?
Reflita, quebre esses ciclos, deixe de se vitimar, assuma a responsabilidade e trace um plano para que a mudança aconteça de forma efetiva. Costumo questionar meus coachees (clientes do processo de coaching): Até quando você vai deixar que o medo, a insegurança, as circunstâncias da vida tracem seu destino? Até quando você vai viver longe do que considera ideal para sua vida? Seu ideal é bom, não prejudica ninguém? Então vamos lá, acredite! Mude as regras do seu jogo. O que você precisa SER para fazer e ter o que você quer?
Parcerias e características do site Valeon
Sabemos que a parceria para integrar as lojas de sua empresa ao nosso Marketplace Valeon, tem beneficiado os seus lojistas, dada a tendência do consumo online, proporcionando: redução de gastos com publicidade e marketing, abertura de um novo ponto de vendas, desenvolvimento dos negócios para escalar as suas vendas pela internet, através do nosso apoio, expansão do seu ticket médio, aumento da visibilidade das suas marcas, aumento de seguidores, aumento das vendas e reforço das suas marcas.
Tudo isso, estamos realizando para as empresas em um bom tempo essas habilidades e como bom parceiro trazemos mais segurança e credibilidade aos seus negócios e muita troca de conhecimento para ambos os lados e só falta a oficialização desse negócio para que outros benefícios e possibilidades sejam atingidos.
Destacamos algumas características principais do site Valeon:
- Temos ótimo Tráfego de movimentação de usuários no site Valeon;
- Temos Boa interação com os leitores do site Valeon;
- Temos Bom público e número de seguidores:
- https://valedoacoonline.com.br/ = 64.245 seguidores
- https://valeonnoticias.com.br/ = 507.659 seguidores
- Garantia Amplificada – O site Valeon agradou o público do Vale do Aço;
- Medo de Alguma Coisa: Não temos medo do sucesso e também do fracasso;
- Nosso Diferencial:
- Eficiência: A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
- Acessibilidade: A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
- Abrangência: A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
- Comprometimento: A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro região do Vale do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
- Mídia Kit da Valeon:
- https://valedoacoonline.com.br/comunicado-da-valeon/
Por último, gostaríamos que os Srs., dessem um depoimento sobre o que acham do site da Valeon e teremos o maior prazer de receber os seus feedbacks, enquanto continuamos a desenvolver a experiência do usuário.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/