Sabrina Bezerra – Vinicius Gusmão

Na corrida para marcar território na inovação do futuro (ou seria do agora?), companhias — dos mais variados segmentos — estão apostando na mistura entre o mundo online e o offline por meio de dispositivos digitais. Confira!

A esta altura, você sabe que o Facebook Inc. virou Meta. O rebranding da companhia foi pautado pelo metaverso — mistura entre o mundo online e o offline por meio de dispositivos digitais.

O objetivo da Meta é marcar território no que muitos acreditam ser o futuro da internet. Mas não pense você que o metaverso trata-se de uma inovação pronta. Para você ter uma ideia, é algo tão novo, que é difícil até defini-lo. Porém, o fato é que já está sendo construído — e engloba uma série de experiências que faz e fará parte de jogos, redes sociais, e-commerces, entre outros.

“A gente não vai ter um metaverso, a gente vai ter vários”, disse em entrevista ao MVP Vinicius Gusmão, CEO e cofundador da MedRoom.

Podemos fazer uma comparação com outras inovações tecnológicas, como o início da internet, as redes sociais, a internet das coisas (IoT), a nuvem — todas nasceram como conceitos sem muitos detalhes, mas logo estabeleceram grandes transformações em vários setores.

COMO SURGIU?

Os pioneiros que trouxeram a tendência metaversa foram jogos online, como Animal Crossing, Fortnite e Roblox, em que os jogadores podem construir seus próprios mundos online usando experiências imersivas como realidade virtual e aumentada (falaremos mais sobre isso no próximo tópico).

E, consequentemente, puxou o mundo da moda para esse ecossistema. Como assim? Os jogadores passaram a comprar acessórios, roupas e tênis digitais para vestir seus avatares. Os NFTs também estão se integrando no metaverso. A Gucci, por exemplo, lançou bolsas, chapéus e óculos em “token não fungível” no Roblox. E as pessoas estão comprando. Veja: em média, os jogadores gastam cerca de US$ 100 bilhões em acessórios e roupas virtuais.

No e-commerce, a Boson Protocol, startup do Reino Unido, integra o metaverso, blockchain, NFT, ERC-20, DeFi, Web3, eGames, DAO numa rede descentralizada. Na prática, o usuário vende seus produtos físicos em NFT. “Foi-se o tempo que os maiores problemas do varejo eram coisas como arrumar uma boa vitrine ou fazer funcionar o código de barras”, diz Cristiano Kruel, Chief Innovation Officer.

Agora, confira 6 empresas que estão apostando, de certa forma, no metaverso — e vão de games a futuro do trabalho:

1 – MICROSOFT

No início do ano, a empresa anunciou o Mesh, plataforma de colaboração de realidade mista em que transforma reuniões de home office em realidade virtual. A expectativa é ser lançado no início de 2022.

A lógica? Marcar território no futuro do trabalho. O que faz sentido, já que tudo indica que muitas empresas vão adotar o modelo de trabalho híbrido.

Obviamente que a estratégia da transformação digital não para por aí — e tem até parceria com a Meta. Vai funcionar assim: o Microsoft Teams e o Workplace serão integrados.

Na prática, os usuários do Teams ou Workplace poderão visualizar, comentar e reagir a reuniões em tempo real, sem ter que alternar entre os aplicativos. Muito provável que o Mesh faça parte desta jornada.

2 – ROBLOX

A Roblox, plataforma de games, que abriu capital na bolsa, está engajada em explorar ainda mais o metaverso. Para a empresa, a visão é a de “criar uma plataforma para experiências imersivas, onde as pessoas possam se reunir em experiências 3D para aprender, trabalhar, criar e socializar”, diz em comunicado. Ou seja, ir além dos jogos.

Para isso, está investindo em comunicação e tecnologia de expressões faciais dinâmicas e chat de voz espacial. A ideia é que os membros conversem e façam interações sociais na plataforma como fazem no mundo físico.

“Por exemplo, falamos mais alto quem está longe nos ouvir, sussurramos quando queremos ser discretos. Mudamos nossa forma de comunicação dependendo de estarmos com outras pessoas ou a sós”, conta a empresa.

“Com a voz espacial, os criadores começarão a testar o desenvolvimento de experiências onde as conversas podem ocorrer de forma realística, refletindo a maneira que ouvimos e respondemos ao mundo ao nosso redor todos os dias”, completa.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

Loading

By valeon

One thought on “De olho no metaverso: 6 empresas que já apostam na tendência”
  1. fantastic points altogether, you just received a logo new reader.
    What would you suggest in regards to your put up that you made a
    few days ago? Any certain?

Comments are closed.