Por Raquel Pereira – Blog do Mestre
Apesar de ter começado como uma tendência, o Marketing de Conteúdo é hoje uma das ferramentas mais valorizadas e utilizadas pelas empresas que pretendem gerar mais leads e aumentar o engajamento do público com a sua marca.
De acordo com o relatório do Content Marketing Institute (CMI), MarketingProfs e ON24, 42% dos 800 profissionais de marketing entrevistados afirmaram que o conteúdo deve ser o centro de receita da empresa. Afinal, é por meio de materiais informativos que a empresa passa confiança para visitantes que, consequentemente, se transformam em leads e, posteriormente, concluem uma compra.
No entanto, para que a estratégia de marketing de conteúdo seja aproveitada em sua totalidade, ela precisa ajudar o potencial consumidor a avançar no funil de vendas de um negócio. Quer saber como criar um funil de conteúdo que gera resultados? Confira neste artigo:
o que é um funil de conteúdo;
etapas do Funil de Conteúdo;
vantagens de utilizar o funil de conteúdo;
como criar um funil de conteúdos;
O que é o funil de conteúdo?
Você já deve saber que o funil de vendas é um processo, ou melhor, uma trajetória pela qual um consumidor passa ao realizar uma compra em um determinado site. Em cada etapa do funil é utilizada uma estratégia diferente que auxilia o visitante a caminhar até o objetivo final: comprar.
Este funil está dividido em três etapas: topo, meio e fundo de funil. O principal objetivo do funil de conteúdo é identificar quais materiais devem ser utilizados em cada uma dessas etapas, com o intuito de levar os leads do topo ao fundo.
Basicamente, funciona da seguinte maneira: uma pessoa que está interessada em aprender a andar de skate pesquisa sobre o assunto no Google e encontra um de seus materiais intitulado: “Os primeiros passos para aprender a andar de skate”.
Essa pessoa está no topo do funil, muito provavelmente ela não vai comprar o seu skate neste momento, mas, a partir deste material, você conseguirá coletar os dados necessários para transformar esse visitante em lead e nutrí-lo com materiais que o façam avançar gradualmente para o fundo do funil.
Ou seja, o marketing de conteúdo auxiliará no caminho do usuário até a compra de um determinado produto, mas para que isso aconteça é importante fornecer as informações certas no momento ideal. Entenda como aplicar os conteúdos com base nas etapas do funil:
Etapas do Funil de Conteúdo
Etapas do funil de conteúdo
As etapas do funil de conteúdo
Os consumidores têm um pensamento diferente em cada etapa do funil, que estão relacionados aos estágios da jornada de compra. Um consumidor que está descobrindo sobre um produto ou serviço possui um comportamento diferente daquele que já está em um estágio mais avançado da jornada.
Existem diversas formas de produzir conteúdo online e, cada uma delas, possui afinidade maior com um ou outro estágio do funil, veja quais conteúdos são mais relevantes em cada fase:
Topo do Funil (ToFu)
Conteúdos de topo de funil são utilizados para atrair visitantes que estão descobrindo ou aprendendo sobre seu produto ou serviço. O primeiro contato, ou seja, a primeira impressão que alguém vai ter do seu negócio, é por meio das informações que você transmite a ele.
Para criar a relação usuário-marca, é necessário usar ferramentas básicas de atração, como artigos de blog, vídeos e redes sociais. Geralmente, esses conteúdos possuem temas mais abrangentes sobre o seu nicho, que respondam perguntas como: o que é, como utilizar, para que serve e outros termos que ajudem a educar a audiência.
Além disso, no topo do funil você deve despertar a dor — muitas vezes desconhecida — dentro do usuário, fazendo com que eles tenham interesse em saber mais sobre aquele assunto. Portanto, conteúdos interessantes como curiosidades gerais relacionadas à sua marca são necessários.
Meio do Funil (MoFu)
Após atrair a atenção dos usuários é preciso começar a nutrí-los com conteúdos mais avançados. É comum que os leads no meio do funil já tenham consciência de que existe um problema, mas não estão certos quanto à solução.
Neste estágio é importante realizar a nutrição com foco em conduzir o lead para o estágio final, mostrando porque você é a melhor solução para a dor dele. Os materiais aqui possuem informações mais detalhadas sobre o nicho, podendo ser e-books, infográficos e até cursos.
Mas, claro, o conteúdo só é entregue se o visitante reagir a algum tipo de interação, como responder a um formulário ou landing page e assistir a um webinar. O engajamento nos artigos continua e, dessa vez, os conteúdos são mais voltados para os serviços ou produtos da empresa.
Fundo do Funil (BoFu)
Se o lead começa a interagir com a marca, é porque o marketing de conteúdo está dando certo. Porém, ele precisa efetuar uma compra, não é mesmo? Ao chegar no estágio final do funil espera-se que o lead esteja totalmente consciente sobre a solução, mas precisa de um “empurrãozinho” para finalizar a compra.
Sendo assim, chegamos na etapa do fundo do funil, onde um fluxo de e-mail, ações no Google e Facebook Ads, entre outras estratégias deverão ser utilizadas para impactar o lead com a intenção de compra. Os artigos, por sua vez, são totalmente destinados àquilo que a empresa oferece, com foco total em uma ação.
Além dessas estratégias, alguns materiais utilizados nesta etapa são os catálogos de produto, teste da plataforma e cupons de desconto.
Depois do Funil
Muitos acreditam que o fluxo do funil de vendas termina com o fundo. Engana-se quem pensa assim. Depois de atingir o objetivo de vendas é imprescindível continuar nutrindo o atual cliente para ele se tornar fiel à marca. Faça o seu cliente sentir-se especial por ter escolhido você e não a concorrência! Não deixe ele te esquecer.
Conte com a ajuda das informações que você conseguiu coletar com os formulários e a trajetória do lead e envie materiais personalizados, como newsletters de ofertas exclusivas, descontos, novidades e cupons, dessa forma sua marca ficará sempre no radar desse cliente.
Vantagens de utilizar o Funil de Conteúdo
As vantagens em utilizar o funil de conteúdo
As vantagens em utilizar o funil de conteúdo
Já explicamos que o Funil de Conteúdo é importante para construir uma estratégia de marketing que auxilie seus leads a se tornarem clientes, e essa já é uma excelente vantagem para você começar a utilizar esta estratégia.
Além disso, o Funil de Conteúdo traz benefícios como:
maior assertividade durante a produção de conteúdo: sabendo o estágio que o lead está dentro do funil fica mais fácil saber quais materiais produzir para ajudá-lo a avançar;
é possível mapear quais leads tiveram contato com seus materiais e, dessa forma, mensurar os resultados que vieram a partir desta estratégia, além de conseguir maior previsibilidade de resultados com o tempo;
aumentar a quantidade de leads em sua ferramenta de gestão, utilizando materiais de topo e, consequentemente, aumentar as chances de conversão.
Como criar um funil de conteúdos
Se sua empresa ainda não utiliza uma estratégia de marketing de conteúdo, ou ainda não tem um funil trazendo resultados, temos algumas dicas que podem te ajudar a construir essa ferramenta.
Primeiramente, é preciso conhecer bem o produto ou serviço que deseja vender. Não apenas você, mas toda a equipe envolvida nesse processo de criação devem conhecer exatamente o que está sendo oferecido e todas as características, diferenciais e pontos de melhoria do produto, pois só assim será possível desenvolver materiais relevantes.
Outros dois pontos importantes que devem ser observados são: a definição da persona e a criação do manual de tom de voz. Essas duas ferramentas são essenciais, a partir delas você conseguirá entender para quem os seus conteúdos serão criados, quais as dores e necessidades desse público e como você deve se comunicar com ele.
Por fim, faça um levantamento de todos os materiais já produzidos pela empresa e segmente-os entre as fases do funil, dessa forma você saberá se o que a empresa já possui está sendo utilizado da forma correta. E lembre-se de utilizar esses conceitos nas produções futuras.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.