Ano novo, vida nova, certo?

UOL EdTech

Enquanto muitos aproveitam o começo de ano para tirar da gaveta projetos, metas e sonhos que estavam em standby esperando o momento de poder acontecer, outros focam exclusivamente em criticar e repreender.

Embora criticar faça a pessoa soar mais inteligente e ocupada do que ela realmente é, o criticismo mascara a baixa autoestima e a inveja.

E é sobre isso que vamos falar hoje.

O começo de ano é uma época bastante propícia para que nossas inseguranças e invejas se manifestem. Por conta do verão e do período de férias e festas – que se estende até o carnaval (quando ele pode ocorrer), as redes sociais ficam cheias de paisagens paradisíacas, pessoas bonitas e bronzeadas, #projetoverão e por aí vai.

Se na vida pessoal esses são alguns dos gatilhos da inveja, na vida corporativa isso não é diferente. É também no começo do ano em que acontecem muitas promoções de cargos, entradas e saídas de colaboradores e muitas histórias novas de férias e festas.

E a inveja é o principal motivo pelo qual muitas resoluções de ano novo morrem até meados de fevereiro – o excesso de comparação com outras pessoas e contextos alimenta a crença de que você não é capaz e, então, não existe porquê insistir.

Ao analisar o filme “A filha perdida” em sua coluna no UOL, Luciana Bugni fala sobre o que faz com que muitas mulheres se identifiquem tanto com o conteúdo da escritora italiana Elena Ferrante: “A gente gosta das personagens egoístas de Ferrante porque gostaríamos de ter coragem de ser um pouquinho assim. Mas a gente sabe que a consequência é muito cara.” E o argumento de Bugni está correto: a inveja está ligada a algo que queremos, mas cujas consequências não queremos bancar.

A notícia boa é que, a não ser que você sofra de algum distúrbio de personalidade como narcisismo (que precisa de diagnóstico e acompanhamento médico), é possível transformar essa inveja em cobiça (quando não há desejo de que a outra pessoa perca o que ela tem que você deseja) e a cobiça em ação – e dessa forma, ressignificar e cumprir suas promessas de ano novo. Quer sejam elas ter uma rotina mais saudável, estudar, guardar dinheiro ou conquistar aquele novo cargo e nada disso tem a ver com o novo ano, mas a energia de recomeço pode ajudar.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Harvard e da Califórnia, um período de férias, uma mudança de casa ou outro fato significativo são gatilhos suficientes para “o novo eu”. Existe, inclusive, uma aceleração nas segundas-feiras – e se você é frequentador assíduo de academias de ginástica já deve ter percebido isso também – para recomeçar.

Qualquer que seja o seu objetivo a ser cumprido, as dicas são: começar com metas realistas e bem definidas, não ter medo de errar (para aprender com seus erros e não desistir ao primeiro sinal de dificuldade) e entender que objetivos de aproximação como “vou ler por 15 minutos todos os dias” funcionam melhor que objetivos de evasão como “vou parar de tomar refrigerante” na manutenção de um novo hábito. Vale também a regra de motivação da Rihanna – fake it till you make it (ou “finja até conseguir fazer”, em tradução livre). Mas atenção: o fingir não é mentir sobre seus conhecimentos ou habilidades, é explorar a sua forma de conseguir fazer o que você quer fazer.

Que esse ano você conquiste aquilo que deseja. E se o seu time precisar de uma forcinha também, conte com as soluções da Valeon para empresas.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.
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  • E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
  • Site: https://valedoacoonline.com.br/
  • Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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