Por Amanda Di Nardo Fruehling – Diretora de Marketing e Experiência do Cliente, do Grupo Marista
As macro tendências – da integração do físico e do digital até o aumento da diversidade – estão revirando as funções do marketing. Neste início de ano, diante dos diversos desafios impostos, coletamos informações sobre as tendências de marketing para 2022 de relatórios lançados pela Forbes, Deloitte e Google.
Independente da fonte, foi possível perceber a conexão visceral entre marcas e experiências. Os consumidores esperam produtos e experiências mais personalizadas e possuem uma nova percepção sobre conveniência: itens e serviços precisam estar disponíveis no apertar de um botão. Simultaneamente, as pessoas estão ainda mais apreensivas em relação a como seus dados são capturados e utilizados.
Segundo estudos feitos pela Deloitte, marcas que cresceram consideravelmente no último ano estão indo muito além de soluções pontuais para estes dilemas. Estão focando em abordar toda a experiência do cliente, abrangendo tudo, desde a ativação de um propósito corporativo até reformulação de estratégias de dados de clientes. Esteja pronto para mudanças na maneira como o setor aborda campanhas de marketing inclusivas, conteúdo comprável, o uso de dados e muito mais.
A seguir, resumimos os principais pontos para que sirvam como um guia neste novo ciclo que se inicia e inspiração ao longo do ano.
COLOCANDO AS PESSOAS NO CENTRO
As tendências a seguir versam sobre uma temática que será alicerce para todas as outras tendências: as pessoas – elemento central para a existências das marcas.
a. Propósito: um farol para o crescimento
Marcas de alto crescimento e reconhecimento já não balizam mais a competição apenas a partir do preço e da qualidade. Marcas que crescem aceleradamente constroem vantagem competitiva comprometendo-se com o impacto que geram para a sociedade. Para se destacar em 2022, as marcas devem ser mais intencionais ao comunicar seu valor e propósito autêntico.
Recomendação: Você precisa criar mensagens e experiências que sejam fiéis à sua marca e relevantes para as pessoas. Nesse contexto, a relevância é tão importante quanto o alcance. Ao se apoiar no propósito da marca e expressar valor de maneira autêntica e consistente, as marcas podem se conectar significativamente com o público e gerar resultados de negócios
b. Ecologicamente correto (e sem esforço)
A grande maioria das pessoas diz que a sustentabilidade é mais importante agora do que antes da pandemia. E as pessoas esperam que as marcas liderem o caminho para tornar a sustentabilidade mais gerenciável em suas vidas diárias. As pessoas já têm tanto a considerar na hora de fazer compras que não querem outro nível de pesquisa relacionado à sustentabilidade.
As marcas podem facilitar esse processo incorporando benefícios de sustentabilidade nas escolhas que as pessoas já estão fazendo. Por exemplo, o Google está introduzindo opções ecológicas no Google Maps, o que torna as rotas de viagem sustentáveis , enquanto os populares sapatos Stan Smith da Adidas agora são feitos de poliéster reciclado.
Recomendações: Os profissionais de marketing podem mostrar às pessoas como seus negócios estão resolvendo os problemas diários de sustentabilidade, como a redução do desperdício gerado pelo aumento das entregas e devoluções de compras. Atualize suas mensagens e políticas para mostrar as ações que você está realizando.
c. O marketing autenticamente inclusivo
Profissionais de marketing – e suas propagandas – tornaram-se o reflexo de uma marca. Com uma população cada vez mais diversa e as expectativas das pessoas crescendo para que as marcas adotem uma abordagem melhor em relação à diversidade, equidade e inclusão, ter uma diversidade autêntica e adequada a marca é essencial, ou corre-se o risco de perder seus clientes de hoje – e do futuro. Para ser verdadeiramente representativo, você precisa entender as muitas identidades que importam para as pessoas em seu mercado e se tornar hiperlocal com seus esforços.
Recomendação: Para evoluir sua abordagem em 2022, comece pesquisando o que identidade significa em seu mercado. Em seguida, incorpore esses aprendizados em todas as etapas do processo criativo, incluindo a atualização da linguagem e dos designs que você usa. Garanta que o seu time e parceiros refletem o seu mercado. Crie campanhas representativas e acessíveis. Traga a diversidade para dentro da organização a partir da voz do cliente. Faça com que os seus compromissos com a diversidade sejam mensuráveis. E saiba que as pessoas mudam e evoluem à medida que surgem novas experiências, necessidades e interesses.
d. Construindo um mecanismo inteligente e criativo
Para acompanhar as transformações culturais, cada vez mais se exigirá das marcas a produção de conteúdo criativo conectado com o mundo de hoje. Isso inclui o uso de times ágeis, de talento criativo e analítico para resolver os problemas dos clientes e buscar novos tipos de conexão com o ambiente externo, como por exemplo, transformando influenciadores em porta-vozes ou agentes criativos dentro da organização. As campanhas de influenciadores fornecem contexto e relevância, pois o influenciador endossa o produto. As marcas B2B também continuam a adotar influenciadores – Adobe, SAP, GE e PWC aproveitaram essa tendência.
Recomendação: os profissionais de marketing devem procurar oportunidades de construção de conteúdo criativo pautado em dados e de parcerias com influenciadores em seu espaço. Enquanto você está trabalhando em suas campanhas de marketing para 2022, considere como você pode tornar seu conteúdo orientado a histórias para torná-lo mais comercializável. Certifique-se de permanecer fiel à sua marca e ao que você afirma. Você pode expressar a identidade da sua marca enquanto otimiza a eficácia de sua campanha criativa – você pode ser um ótimo contador de histórias e um ótimo vendedor.
e. Os empregos digitais continuam a crescer
De acordo com o LinkedIn, as habilidades digitais são as mais procuradas. No entanto, há uma grande lacuna de habilidades entre o número de empresas que procuram habilidades digitais e as habilidades no mercado. Inclusive para profissionais de marketing. O marketing já foi atrelado como um campo para criativos, mas o aumento de big data e a inteligência artificial mudou as exigências da profissão. Agora, os profissionais de marketing procuram descobrir os insights mais sutis sobre seus clientes e conectar mensagens de marca para os diversos momentos, além de trazer esses insights de volta à organização, para informar sobre tudo, desde o propósito até estratégias de dados do cliente.
Recomendação: os profissionais de marketing devem se aprimorar para permanecer relevantes e os líderes devem ter planos de aprimoramento digital para sua organização.
CONSTRUINDO INFRAESTRUTURA DE DADOS
A proliferação de canais culminou em uma quantidade inumerável de fontes de dados. Entretanto, nem sempre muito quer dizer melhor. As próximas tendências falam sobre como navegar neste ambiente complexo de dados.
a. Conhecendo os consumidores em um mundo sem cookies
Anúncios digitais modernos dependem muito de dados para serem otimizados automaticamente. Novos regulamentos de privacidade, como a atualização do iOS e a remoção pendente de cookies, vêm reduzindo os dados usados em inteligência artificial.
Hoje, os profissionais de marketing precisam se preparar para um ambiente onde menos informações estarão disponíveis, uma vez que os cookies continuam a desaparecer. Marcas de crescimento contínuo já estão à frente utilizando estratégias a partir de informações que coletam diretamente de seus clientes e construindo parcerias com empresas de tecnologia e media publishers que possuem grandes quantidade de informações primárias. Outra oportunidade é repensar a forma como você olha para seu publico no analytics, uma vez que ele ficará cada vez menos individualizado. Uma proposta é mudar o foco do indivíduo para grupos com interesses similares.
Recomendação: Os profissionais de marketing devem avaliar o impacto que isso terá em sua publicidade e ser proativos. Leva tempo para construir confiança. E os profissionais de marketing podem começar hoje sendo abertos e honestos sobre como e quando coletam informações pessoais, usando isso para exibir anúncios valiosos para os clientes e colocando os usuários no controle de seus dados. Também podem focar no desenvolvimento de iniciativas que entreguem dados primários como programas de fidelidade, assistentes web que usam inteligência artificial ou, até a gamificação.
b. Desenhando uma experiência human-first data
Não se trata apenas de construir estratégias a partir dos dados dos clientes, mas de desenhar experiências a partir da lente do consumidor para ter um melhor balanço entre o grupo de pessoas que acredita que o uso de seus dados é útil e aquele que acha assustador.
Recomendação: Em 2022, os profissionais de marketing precisam se concentrar na criação de uma estratégia de proteção de dados que priorize o cliente. Isso significa repensar os métodos para medir e alcançar o público, para que as pessoas se sintam no controle e sejam capazes de gerenciar os dados que compartilham. Para desenhar uma experiência human-first data você precisará: 1. Começar pelo relacionamento para que o consumidor confie em você. 2. Empoderar o consumidor, dando a opção do cliente customizar suas informações e experiências. 3. Envolver times de privacidade e segurança deste o primeiro dia. 4. Abusar da simplicidade: informações diretas do porquê dados pessoais são necessários e como serão usados, além de sempre dar a opção de descadastrar.
DESENHANDO EXPERIÊNCIAS DINÂMICAS
Seleção de tendências que falam sobre como as marcas podem garantir que suas experiências correspondem as suas aspirações de entregar soluções dinâmicas aos clientes
a. Potencializando a experiência híbrida
Em um mundo em que o cliente migra continuamente entre canais digitais e físicos, pensar em jornadas lineares ficou no passado. Como marcas podem construir experiências dinâmica e coesas em ambos os seus ambientes, a partir do uso dos princípios do design centrado no ser humano.
Recomendação: os profissionais de marketing devem se concentrar na criação de experiências em todas as etapas de suas interações com os clientes para ganhar o boca-a-boca nas mídias sociais. Entendendo os clientes e atendendo-os em seus canais de preferência ajuda a personalizar a experiência e, o mais importante, envolve o cliente onde ele prefere interagir com a marca. Adaptar os canais aos clientes também permite que a marca ofereça experiências mais inclusivas. Enquanto o investimento em híbridos começa com a oferta de liberdade de escolha, coletar feedback ajuda a refinar essas opções. Analisar dados comportamentais, além de obter insumos para customização de experiências também ajuda as marcas a entenderem diretamente dos usuários o que eles gostariam que existisse.
b. Meta está em todos os lugares
O Facebook está apostando alto no Metaverso, termo usado para experiências virtuais e aumentadas. Esta é uma grande aposta no futuro da web.
Recomendação: os profissionais de marketing devem começar a procurar oportunidades para seus negócios nesses espaços
c. Reimaginar as estratégias de Inteligência artificial para destravar uma verdadeira experiência fim-a-fim.
Esta tendência considera as perspectivas do cliente para mostrar que ofertas oportunas e um atendimento ao cliente conectado a dados ajudar o consumidor a tomar melhores decisões de compra. Esta tendência revela como a inteligência artificial pode ser integrada a inteligência humana.
Recomendação: Os profissionais de marketing precisam pensar estrategicamente para se concentrar no que realmente impulsiona o crescimento de seus negócios.
d. O LinkedIn está crescendo, crescendo, crescendo.
O LinkedIn continua a ser uma estrela em ascensão no espaço digital. A cada trimestre eles mostram ganhos consideráveis em usuários ativos mensais e engajamentos na plataforma. Eles também estão lançando continuamente novos recursos que geram melhores resultados para empresas e páginas.
Recomendação: os profissionais de marketing devem apostar mais no LinkedIn.
e. Tudo é orientado por algoritmos.
Cada parte do marketing digital – feeds de notícias de mídia social, anúncios gráficos, anúncios sociais, otimização de mecanismos de pesquisa e até e-mail – está se tornando orientado por algoritmos. Todos os algoritmos otimizam para a mesma coisa básica: experiência do usuário.
Recomendação: para permanecer relevante, os profissionais de marketing devem fornecer uma experiência de usuário que os clientes desejam ou seu conteúdo ficará menos visível.
Ao final desta leitora, esperamos que vocês não só fiquem ainda mais conectados aos desafios, mas que percebam que juntas, essas tendências, destacam que o marketing é uma força poderosa para o 0 crescimento na concepção de experiências do cliente, promover confiança e atender às necessidades humanas.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
- O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
- A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
- Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
- No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
- O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, até o momento, tivemos 83.000 visitantes.
- O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
- A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297
Heya! I just wanted to ask if you ever have any trouble with
hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard
work due to no data backup. Do you have any solutions to prevent hackers?