UOL EdTech | EdCorp
Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em comunidade? No caso de empresas e produtos, a comunidade é todo o grupo de pessoas que está, de alguma forma, envolvida com o negócio. Sejam os colaboradores da empresa, os clientes, os prospects, os acionistas e até os concorrentes.
E se a sua empresa tem o desafio de inovar para continuar crescendo, compreender profundamente a comunidade que cerca o seu negócio e abrir espaço para que essa comunidade se nutra é um dos melhores caminhos.
É sobre isso que vamos falar hoje.
As comunidades digitais vão muito além de grupos e tags em redes sociais, apesar de a premissa ser a mesma – grupos de pessoas que se unem para discutir, ensinar, aprender e trocar informações sobre um determinado tema.
Nos últimos 10 anos muitas empresas ao redor do mundo começaram a investir mais em construir boas relações com suas comunidades – seja a de colaboradores, seja a de usuários ou clientes, seja a de concorrentes – como uma forma de desenvolver melhores soluções e inovar. Isso também ficou mais simples depois do surgimento de canais como o GitHub e o StackOverflow, em que profissionais de tecnologia se auxiliam na criação e melhoria de produtos digitais.
Não são só empresas que lidam diretamente com tecnologia que têm a ganhar ao desenvolver ações de comunidade: a Starbucks, por exemplo, criou a tampa de seus copos de café a partir de uma sugestão de um cliente. E recentemente a Renault criou sua própria versão do StackOverflow, onde os colaboradores votam e se comprometem em trabalhar nas ideias propostas por seus pares para estimular a inovação na organização.
Porém, antes de desenvolver uma estratégia de comunidade, é preciso levar em consideração os seguintes pontos:
Quais objetivos de negócio se pretende atingir: inovar não significa exclusivamente oferecer novos produtos ou serviços ao seu cliente final. Pode significar também melhorar a experiência de seus colaboradores, fomentar a cultura da organização, trocar conhecimentos, pesquisas e referências com outros players do mercado (como a Apple e a Samsung fazem nos processos de desenvolvimento de seus chips) e por aí vai.
Estabeleça um canal em que as pessoas possam interagir: há quem crie um grupo no Teams, no Slack ou no Workplace. A quem invista numa plataforma de comunidade. Há quem prefira um alias de e-mail um canal de Telegram. A ferramenta é a menor das questões, o importante é que o canal escolhido seja aquele que é mais comum para quem vai utilizá-lo.
Fomente a prototipagem: seja a sua comunidade formada por clientes que com quem a sua marca quer ter um relacionamento mais próximo ou colaboradores, é importante investir em prototipar as ideias apresentadas em testar o retorno que elas podem dar antes de lançar a grande público. Isso auxilia no espírito colaborativo dos participantes da comunidade, mas também evita que caminhões de dinheiro sejam investidos em projetos sem retorno, bem como facilita que projetos embrionários ganhem corpo com menos investimento financeiro e mais investimento intelectual e colaborativo.
Desenvolva bonificações: se a sua comunidade é voltada para clientes, entenda o que pode ser uma bonificação – é um desconto em algum de seus produtos ou serviços? É um brinde? É a possibilidade de testar em primeira mão e ter produtos ou serviços exclusivos da comunidade, como o Nubank faz?
Investir nas relações com a comunidade da sua marca é o melhor caminho para crescer e inovar constantemente. Outro caminho imprescindível é investir em capacitação para seus colaboradores. Afinal, capacitação muda tudo.
Conte com as soluções de marketing da Valeon para as empresas
PROPÓSITOS DA VALEON – “ValeOn É TOP”
ValeOn é uma Startup Marketplace que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa.
Encontre Produtos, Profissionais e Serviços em toda a região do Vale do Aço
Site: https://valedoacoonline.com.br/ ou App Android valeon
Moysés Peruhype Carlech
A ValeOn é uma startup daqui da região e foi acelerada pelo programa AGITA/SEBRAE/MG e pretendemos atuar no ramo de Publicidade e Propaganda online e pretendemos atender a todas as 27 cidades do Vale do Aço.
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.
Para acessar a plataforma da ValeOn poderá ser feita por:
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Aplicativo App: Digitar valeOn no Playstore do Google
Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.
Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: facebook, instagran, whatsApp, google, linkedin, rádios locais, jornais locais e onde for possível fazê-la.
Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como um forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/