Flávio Antunes Bispo  – Jornalista, formado em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Tiradentes (UNIT). Pós-graduado em Marketing e Redes Sociais pela UNIBF.

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo central fazer uma exposição acerca das principais

características, funcionalidades e lógicas do marketing digital. Neste contexto, as mídias

sociais, sobretudo as redes sociais ganham destaque nesta discussão. Neste sentido, foram

expostas as principais estratégias que vêm sendo utilizadas pelas maiores empresas do

mundo. A partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se dados que discutem o uso dessas

ferramentas, identificando que as Empresas estão utilizando cada vez mais essa técnica

de marketing, pois é uma forma de se comercializar e anunciar o seu produto de uma

forma mais fácil, rápida e acessível.

Palavras-chave: Marketing Digital. Estratégia. Empresas.

INTRODUÇÃO

No início do século XX, o advento das novas tecnologias de informação, a

chamada “sociedade em rede”, possibilitou um fluxo de informação e de articulação antes

impossíveis devido às condições estruturais da sociedade. A criação da internet, por sua

vez propiciou a criação de uma série de ferramentas de comunicação e interação em rede,

as chamadas mídias sociais, como sites, blogs e redes sociais.

Neste sentido as formas tradicionais de mídia, que ainda são utilizadas para

divulgação e promoção de produtos, como jornais, rádio e televisão, têm uma inserção

limitada a determinados públicos, além de um valor muito alto em relação as novas

mídias. Considerando essa conjuntura, grande parte das empresas têm investido nas

estratégias publicitárias das Mídias Sociais.

Assim, a web, nos dias de hoje, é o meio mais prático e com custos menores que

outras formas de propaganda e publicidade. Pesquisas afirmam que 90% das pessoas

hoje, pesquisam na internet antes de comprar produtos.

O ciberespaço prenuncia uma era em que o processo de compra e venda torna-se mais automatizado e conveniente. As empresas conectam-se entre si e com

os clientes em uma rede virtual homogênea. A informação na Internet flui pelo

planeta em um instante e sem custo. […] O tempo e a distância, que

representaram grandes custos e barreiras comerciais no passado, encolhem

imensamente, os comerciantes que continuarem a vender nas formas antigas

lentamente desaparecerão de cena. (KOTLER, 2000, p. 257).

Nas plataformas online as possibilidades de troca de informações com relação a

preferências, gostos bem como avaliações sobre produtos não estão restritos as fronteiras

territoriais ou culturais. Esta característica permite a ampliação da visibilidade da marca,

alcançando assim um público consumidor maior.

As redes sociais são espaços que possibilitam um intercâmbio e trânsito de

dados pessoais em consequência da estruturação da rede por perfis pessoais que detém

um complexo de informações a respeito do consumidor.

As mídias sociais possuem papel fundamental na mudança da natureza das

comunicações dentro e fora das organizações. A imersão da mídia social

baseada na Internet possibilita que uma pessoa comunique com centenas e

milhares de pessoas sobre produtos e empresas. (MANGOLD; FAULDS,

2009 Apud ROCHA, 2013, p.264).

As corporações precisam se inserir nestas redes para interagir com os

consumidores. Assim, as empresas buscam alternativas econômicas e eficazes a partir das

mídias sociais para expandir o escopo do seu eixo de comunicação.

Neste contexto, as mídias sociais são ambientes virtuais que propiciam a troca

de informações, bem como outros tipos de interações e relacionamentos entre pessoas,

grupos e empresas.

A ideia de “mídia social”, aqui, busca salientar o efeito do canal,

principalmente através de sua apropriação social emergente como eco, reforço

e amplificação de informações. A própria estrutura da internet dá potencial de

mídia de massa às informações geradas nos sites de rede social, amplificando

os efeitos do dito neste espaço. (RECUERO, 2014, p.2).

Segundo Kurucz (2009) o conceito de mídias sociais abrange uma série de

canais de comunicação virtual, sendo estes, blogs, sites, fóruns on line, podcasts, redes

sociais, entre outros. A partir do uso das mídias sociais como ferramenta de comunicação,

as empresas conseguem ampliar seu público, atraindo uma diversidade maior de clientes,

bem como analisar os perfis dos clientes, e consequentemente estarem constantemente

monitorando e avaliando suas ações. O acompanhamento das ações postas em prática e a

verificação do retorno por parte do consumidor dessas ações possibilita um

direcionamento das próximas estratégias a serem utilizadas. Desta forma, é possível

verificar o que dá retorno o que não dá, o que funciona o que não funciona, o que pode

melhorar, detectar falhas, solidificar a imagem para atingir um determinado público-alvo.

Nesse contexto, um primeiro papel ou tarefa do marketing é a identificação das

características, perfis, exigências e demandas dos clientes e a comunicação e

disseminação eficaz das informações para a organização como um todo.

O segundo papel do marketing é determinar o posicionamento competitivo,

de modo a ajustar os recursos, capacidades e objetivos da empresa às

necessidades diversificadas dos clientes. Essa tarefa implica reconhecer que

os mercados são heterogêneos; cabe, portanto, à empresa identificar os

segmentos que os compõem, avaliar o grau de atratividade de cada um deles

e, simultaneamente, analisar a condição competitiva para atendê-los. Essa

análise determinará a estratégia de segmentação que a empresa irá adotar, em

busca do atendimento de seus objetivos de crescimento e rentabilidade. O

terceiro papel revelador da importância do marketing no processo competitivo

prende-se à tarefa de implantação da estratégia, o que significa alinhar os

recursos da organização para planejar e executar a entrega de valor e

consequente a satisfação do cliente. O marketing contribui na coordenação dos                                                                                                                                                                 

esforços que visam a garantir a satisfação do cliente e a mantê-lo. (TOLEDO,

2006, p.56).

A partir dessas considerações, abre-se um espaço para falar sobre Marketing

Digital, que vem a ser um o uso de estratégias de marketing no ambiente digital, com o

objetivo principal de adquirir clientes ou expandir o número de consumidores de sua

marca ou produto.

Uma reflexão de que o marketing não é mais é o que foi, são os inumeráveis e

recentes conceitos, termos e ferramentas que foram introduzidos na língua de marketing

digital: posicionamento orgânico, Search Engine Optimization (SEO), palavras-chave,

Entrada, redes sociais, saída, SEM ou marketing de mecanismo de pesquisa, Google

AdWords, anúncios de visualização, anúncios do Facebook, entre outros. A lista é

interminável e estes são apenas alguns dos novos termos, mas o inventário cresce gerando

ansiedade e inquietação uma realidade recente que parece estar escapando ou isso é

entendido apenas pelos especialistas de marketing tradicional.

Por sua característica inovadora, o conceito de marketing digital confere um

novo lugar no campo da economia ao admitir que muitas corporações passaram a utilizá-

lo. Como ponto de partida baseado em ou o que a competitividade deve ser entendida

como a capacidade de entidade temática, pública ou privada, lucrativa não, alcançar e

preservar vantagens comparativas que facilitem o alcance, manutenção e melhoria de uma

posição expressa no contexto socioeconômico. Atualmente, estamos em um cenário que

denota um ambiente urbano com demanda gradual por eficiência, desenvolvimento

sustentável, qualidade de vida e gestão eficiente de recursos.

É preciso observar que as transformações no campo da tecnologia se estendem

para as mudanças de atitude e no comportamento dos consumidores, que são motivados

pelo uso de novos tecnologias. Da mesma forma, o universo digital se amplia na

sociedade e gera novos estilos de vida e hábitos de consumo modernos.

O marketing digital tem sido utilizado por maior parte das empresas com o uso

das mídias sociais, pois estas hoje são utilizadas pela maior parte da população que

consome quaisquer produtos e serviços.

Na última década, sobretudo com a grande evolução das redes sociais como

ferramentas de negócios, é cada vez mais visível a utilização do marketing

digital por parte das empresas, com o intuito de aumentar sua competitividade

e fazer parte do mercado de maneira mais voraz. Antes de definir o que seria

marketing digital, é importante dizer sobre o que é e como se comporta o dito

marketing tradicional. (COSTA ET AL, 2015, p.2).

Segundo Martins (2010) o marketing digital traz uma série de princípios que são

similares ao do marketing tradicional, como por exemplo:

Fornece direções para o futuro, nas atividades de marketing na Internet;

Implica a análise do ambiente interno e externo da organização;


Articula os objetivos do marketing digital com os objetivos gerais do marketing;
Implica a escolha de opções estratégicas para atingir os objetivos do marketing digital
na criação de vantagens sustentáveis e competitivas;
Engloba a formulação de uma estratégia que vá de encontro às opções típicas da
estratégia de marketing: público-alvo, posicionamento;
Decisões sobre que estratégias não seguir e que funcionalidades não são viáveis;
Especifica como os recursos vão ser utilizados e como a organização será estruturada
para atingir os objetivos.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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