Flávio Antunes Bispo  – Jornalista, formado em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Tiradentes (UNIT). Pós-graduado em Marketing e Redes Sociais pela UNIBF.

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO MARKETING DIGITAL

Alguns conceitos são essenciais para entender o que é marketing digital, persona,

lead, funil de vendas, landing page, SEO, CTA, fluxo de nutrição.  Desta forma, iremos

explicar o que são cada um destes conceitos:

1.1 Persona

A persona vem a ser a criação fictícia de um cliente ideal, que possui um perfil

que se encaixa dentro de conceitos que criam um determinado padrão de consumo. Assim,

a empresa cria um conteúdo que trai este tipo de cliente específico, com o objetivo de

obter resultados positivos.

1.2 Lead

O lead consiste em uma troca entre o usuário e a empresa, a empresa libera um

produto qualquer gratuitamente em seu site, como um vídeo ou e-book, em troca de

informações pessoais do usuário. Esta troca é benéfica para empresa, pois com estas

informações pode oferecer outros produtos (pagos) ao usuário de acordo com seu perfil

viabilizado por seus dados cedidos.

1.3 Funil de Vendas

O funil de vendas é um modelo que representa a trajetória dos consumidores com

relação a uma marca. O início se dá quando o consumidor tem seu primeiro contato com

a marca, o desenrolar se dá a partir da manutenção do relacionamento da marca com o

cliente e por fim quando o cliente se torna um comprador da marca.

1.4 Landing Page

São páginas que não tem foco conteúdo e sim na atração dos dados pessoais do

cliente. Podem ser páginas com códigos promocionais, páginas de recuperação de

palavras-chave, validação de contas por exemplo.

1.5 Seo

O SEO (Search Engine Optimization), é um método que compreende uma série

de ações para aumentar a visibilidade e consequentemente os acessos a um determinado

site, a partir dos mecanismos de busca, principalmente o Google.

SEO é um conjunto de técnicas que utilizam marcadores e tags para que

determinada página na web tenha uma colocação melhor em sites de busca. A

importância da posição no ranking de sites de buscas é essencial para obter

relevância na internet que estamos hoje onde o principal navegador usado

(Google Chrome) tem embutido o sistema de busca do Google. O SEO se

tornou tão utilizado que logo em seguida surgiu o temo Search Engine

Marketing (SEM), que se referia as estratégias que envolviam o SEO.

(COSTA et al, 2009, p.9)

1.6 Cta

Os Calls-to-Action são links que incitam os visitantes de uma página a clicarem

para continuarem a navegação. Esta estratégia alimenta outras ações descritas

anteriormente, como o funil de vendas.

1.7 Fluxo de Nutrição

O fluxo de nutrição é um mecanismo que possibilita a manutenção do

relacionamento com o usuário a partir de informações relevantes com o cliente. Esta

manutenção acontece geralmente por meio de e-mails. O objetivo deste processo é

conseguir a fidelização do cliente.

2. AS MÍDIAS SOCIAIS

Dentro desta lógica de operação do marketing digital por meio das mídias

sociais, algo que que merece atenção vem a ser quais as funções de cada mídia social, e

como as estratégias de marketing digital podem ser utilizadas em cada um destes

ambientes virtuais.

2.1 Blog

Dentre estas mídias sociais, o blog é um recurso multimídia extremamente

flexível, econômico, direto e que pode ser extremamente rentável se utilizado combinado

com estratégias de marketing digital adequadas ao produto que se quer promover. Os

blogs são um canal direto de contato com o público que acompanha aquele conteúdo,

podem ser editados mais facilmente de que um site, o qual necessita de web designers ou

web developers.

Esses sistemas proporcionaram uma maior facilidade na publicação e

manutenção dos sites, que não mais exigiam o conhecimento da linguagem

HTML e, por isso, passaram a ser rapidamente adotados e apropriados para os

mais diversos usos. Além disso, a posterior agregação da ferramenta de

comentários aos blogs também foi fundamental para a popularização do

sistema. (AMARAL et al, 2008, p.2).

7

Uma informação de extrema relevância que muitas vezes pode passar

despercebida é que a utilização do um blog proporciona a não submissão das empresas e

plataformas que tem suas próprias regras de layout e distribuição do conteúdo, como

Facebook e o Instagram e o Twitter. Ao passo que estando fora destas plataformas, tem –

se um espaço próprio, no qual a definição das estratégias de layout (desenho gráfico e

diagramação), distribuição de conteúdo, de alcance de público e de público-alvo, só diz

respeitam ao blogueiro em questão. Além disso, a possibilidade de encontrar um blog

pela busca do Google é maior considerando que nem todos usuários de internet têm perfis

em Facebook e Instagram.

2.2 Site

O site é uma mídia social voltada para empresas, pela sua linguagem e formato

mais formal e institucional, diferente do blog que tende a transmitir conteúdos

informativos e opinativos. O site necessita de um programador de conteúdo, logo é menos

flexível que o blog. É um canal que apresenta os produtos e serviços de uma maneira mais

comercial, possuindo mecanismos de compra, venda, suporte ao cliente.

2.3 Redes Sociais

As redes sociais são canais que promovem maior interação entre os usuários.

Tanto no que se refere a promoção de diálogo como cria um espaço propenso a formação

e disputa de opinião. “Nesses grupos, os indivíduos vão elencando e filtrando informações

que consideram de seu interesse e o resultado é que coletivamente, de forma emergente,

as redes vão construindo, delimitando e influenciando as mensagens que ali são

propagadas.” (Recuero, 2012, p.205)

São canais extremamente flexíveis quanto a edição e administração de

conteúdos, se aproximando dos blogs, como também tem a possibilidade de atuar de uma

maneira diversificada do site, com publicações de vídeos, fotos, promoções, enquetes,

eventos, entre outros.

As Redes Sociais juntamente com a Internet, se tornou o meio mais prático de

comunicação num todo. Elas são plataformas na quais são compostas por pessoas ou

organizações, que são conectadas por algum tipo de relação, que possuem algum interesse

ou objetivos em comum.

Segundo Marteleto (2001), o marketing digital, juntamente com as redes sociais,

desenvolveu um novo mundo para trocar ideias. Hoje em dia, as pessoas que possuem

acesso à internet possuem voz para compartilhar e troca experiências, pensamentos e

opiniões. O novo conteúdo das redes sociais utiliza a mais atual tecnologia da internet

para alavancar as imagens complexas de suas ofertas. Se a empresa não estiver envolvida,

atualizada e informada das últimas tendências, podem acabar perdendo uma oportunidade

de atrair e fidelizar clientes conectados.

Para Marteleto (2001, p.72), as redes sociais simbolizam “um conjunto de

participantes autônomos, unificando ideias e recursos em torno dos valores e interesses

compartilhados”. A autora evidencia que nas últimas décadas o trabalho pessoal em redes

desconexões passou a ser compreendido como um instrumento organizacional, embora o

envolvimento das pessoas sem redes exista desde os primórdios da humanidade.

O Facebook é a maior rede social do mundo, foi lançada no ano de 2004, fundado

por Mark Zuckerberg juntamente com mais 3 colegas de quarto da faculdade. No início

era voltado apenas para os estudantes da Universidade, só então a partir de 2006 foi aberta

para o público em geral, para qualquer usuário maior de 13 anos, e assim em outubro de

2012 a rede já possuía mais de 1 bilhão de usuários. Pelo alto número de integrantes, o

Facebook automaticamente se tornou uma das principais ferramentas para o Marketing

Digital. Além de poder fazer propaganda gratuita, você pode fazer propagandas

patrocinadas na quais podem atrair ainda mais novos consumidores.

Com o surgimento da Internet houve diversas mudanças para a sociedade.

Entre essas mudanças, as fundamentais e a mais significativa para esta

pesquisa é a possibilidade de expressão e sociabilização através das

ferramentas de comunicação intermediada pelo computador. Atualmente as

redes sociais com presença na web os quais são fomentadas nesta pesquisa são

Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ porém o foco da pesquisa visa à

funcionalidade da rede social LinkedIn no processo de recrutamento e seleção

de pessoas na área offshore sendo usadas as demais redes sociais como filtro

no processo e compreender os perfis dos candidatos. (ALEIXO et al, 2014,

p.2)

Dentre as estratégias de utilização dos blogs, sites e redes sociais como forma de

captação de recursos, estão a venda de vídeo aulas, cursos, e-books e coletâneas. Outra

possibilidade é o uso da ferramenta Google Adsense que consiste em um mecanismo no

qual os anunciantes pagam para veiculação de anúncios de produtos que dialogam com o

conteúdo e com o público-alvo dos referidos blogs. Outro método de captar recursos

financeiros é o uso da plataforma colaborativa Crowndfunding que em linhas gerais é um

projeto ou produto que precisa do investimento de várias pessoas para ser realizado. Esta

plataforma possibilita a criação de uma campanha para financiamento do projeto, com

recompensas aos colaboradores. O blog ou site tem a função de divulgar esta campanha

fomentando assim os investimentos no projeto, ideia ou produto. Há ainda a possibilidade

da venda de assinaturas, como feito há décadas atrás nas mídias tradicionais a exemplo

dos jornais, em troca do acesso ao conteúdo exclusivo para assinantes. Estratégias estas

que são comprovadamente eficientes por diversas pesquisas e utilizadas por grandes

empresas para divulgar e comercializar seus produtos.

Segundo a TechTrends3, as táticas de Marketing Digital mais utilizadas no Brasil

são:

– Automação de Marketing – RD Station Marketing;

– Email Marketing – Mailchimp e RD Station Marketing;

– Landing Page – RD Station Marketing;

– Marketing de Conteúdo – Rock Content;

– SEO – Google Search Console;

– Análises – Google Analytics;

– Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) – WordPress;

– Monitoramento de Redes Sociais – RD Station Marketing.

A partir de uma série de informações extraídas sobre marketing digital podemos

obter algumas conclusões preliminares. A respeito das estratégias de marketing que

devem ser utilizadas pelas empresas, de acordo com suas especificidades. As

organizações têm diversas possibilidades ao investirem em marketing digital, desde

empresas tradicionais a empresas digitais. Vale lembrar que uma estratégia digital fornece

a direção e as etapas mensuráveis como usar os meios e técnicas para obter a visão e os

respectivos objetivos da empresa. Assim, existem muitas razões para usar este tipo de

estratégia:

• O uso de uma estratégia digital permite transformar os dados em inteligência de

mercado, tanto dos clientes como da concorrência.

• Estratégias digitais permitem empresa melhorar o relacionamento com os clientes e

verificar como eles interagem com a marca.

• Atualmente, o cliente é cada vez mais treinado e informado sobre o uso de mídia digital

e o mercado digital está em constante ascensão.

• Não é só ter um produto digital, é necessário aplicar estratégias de marketing para

efetivar a venda.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Marketing determina, avalia e quantifica todo o mercado que foi identificado e

o potencial de lucro. No decorrer dos anos, pode-se ver o quanto as estratégias de

marketing foram mudando e se atualizando. Grande parte desse processo ocorreu por

conta da globalização, onde facilitou cada vez mais o processo de comunicação entre todo

mundo, e também devido aos grandes avanços tecnológicos no quais não param de evoluir

cada vez mais. Devido a esses processos chegamos ao Marketing Digital, uma estratégia

na qual essencial para o desenvolvimento de para micro e pequenas empresas, pois os

custos são bem menores em relação a outras estratégias de marketing.

No contexto do marketing digital, as mídias sociais se tornaram estratégias

essenciais para conseguir atingir o público-alvo, sobretudo as redes sociais, as quais

milhões de pessoas tem perfis e utilizam a ferramenta diariamente. Assim, além do custo

que é menor do que o marketing tradicional, este tipo de estratégia tem um alcance maior.

A criação da internet, por sua vez propiciou a criação de uma série de ferramentas

de comunicação e interação em rede, as chamadas mídias sociais, como sites, blogs e

redes sociais

No contexto do marketing digital, as mídias sociais se tornaram estratégias

essenciais para conseguir atingir o público-alvo, sobretudo as redes sociais, as quais

milhões de pessoas tem perfis e utilizam a ferramenta diariamente.

As possibilidades, funcionalidades e táticas são diversas dentro do campo do

marketing digital. Como o SEO, o E-mail marketing, o Marketing de Conteúdo dentre

outros.

O uso das mídias sociais possibilita um controle do retorno financeiro e da

aceitação do público através de ferramentas diversas como Google Anlytics, Facebook

Ads dentre outros.

Neste sentido as formas tradicionais de mídia, que ainda são utilizadas para

divulgação e promoção de produtos, como jornais, rádio e televisão, têm uma inserção

limitada a determinados públicos, além de um valor muito alto em relação as novas

mídias. Considerando essa conjuntura, grande parte das empresas têm investido nas

estratégias publicitárias das Mídias Sociais.

12

REFERÊNCIAS

ALEIXO, Sávio Rocha et al. Marketing Digital e o Uso das Redes Sociais como

Ferramenta no Processo de Recrutamento e Seleção no Setor Offshore. XI Simpósio de

Excelência em Gestão e Tecnologia. 2014.

AMARAL, Adriana et al. Blogs: Mapeando um objeto. VI Congresso Nacional de

História da Mídia, no GT História da Mídia Digital. Universidade Federal Fluminense,

13 a 16 de maio de 2008.

COSTA, Lucas Mendes et al. A Evolução do marketing digital: uma estratégia de

mercado. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Perspectivas Globais para

a Engenharia de Produção. 2015.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. Trad. Bazán

Tecnologia e Linguística; Rev. Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KURUCZ. V. Perspectives of viral marketing among managers: na internet based

assessment. 2008.

MARTINS, Daniela. Marketing Digital: Criação de um e-book descomplicado para

grupos de voluntariado. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Engenharia.

Universidade do Porto. 2010.

MENEZES, H. Comércio eletrônico para pequenas empresas. Florianópolis: Visual

Books, 2003.

RECUERO, Raquel. A Rede é a mensagem: Efeitos da Difusão de Informações nos Sites

de Rede Social. In: Eduardo Vizer. (Org.). Lo que Mcluhan no previó. 1ed.Buenos Aires:

Editorial La Crujía, v. 1, p. 205-223. [versão rascunho/draf].2003

TOLEDO, Luciano Augusto et al. PLANEJAMENTO DE MARKETING E

CONFECÇÃO DO PLANO DE MARKETING: UMA ANÁLISE CRÍTICA. o&s – v.13

– n.37 – Abril/Junho – 2006.

13

ROCHA, Thelma Valéria et al. Estudo Exploratório sobre o uso das Redes Sociais na

Construção do Relacionamento com Clientes. R bras. Gest. Neg, São Paulo, v.15, n.47,

p. 262-282, Abr/jun. 2013.

VIDIGAL, M. TÂNIA. E-Marketing: o marketing na internet, com casos brasileiros. São

Paulo: Ed. Saraiva, 2003.

YESIL, MAGDALENA. Criando a Loja Virtual. Rio de Janeiro: IBPI Press, 1999.

A Startup Valeon reinventa o seu negócio

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por 86.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por 700.000 pessoas , valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.

Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

Loading

By valeon